hardware

Modems Motorola

[Edit 03/05/2003]:

Em Julho de 2001, a Motorola abondonou o desenvolvimento de chips para softmodem. Em outras palavras, você não vai mais encontrar modems “motorola” à venda.

Muita gente está citando um novo chipset que apareceu no mercado chamado NetoDragon, como sendo o antigo Motorola. Isso, até onde pude verificar, não é verdade. O NetoDragon é fabricado por uma companhia de Taiwan que não tem nenhuma ligação comprovada com a Motorola. Pode muito bem ser um golpe para vender um chipset ainda pior.

Entretanto, o chipset Netodragon V92 é o chipset usado pelo novo modem PCI da LG (A LG esconde isto com um selo sobre o chip). um amigo comprou um modem desses para instalar em um K6/2 de 550MHz. Se funcionar na máquina dele, deve funcionar em qualquer máquina atual. Vamos ver

Texto publicado em 2000:

Houve um tempo em que encontrar um modem Motorola em anúncios de jornal era muito improvável. Ou você se deparava com o inevitável US Robotics (USR) ou com o anúncio de um “genérico” qualquer.

Hoje é muito comum encontrar anúncio de modem Motorola e é até mais fácil do que um anúncio de USR, já que este custa o dobro.

O que a maioria não sabe é que esses modems não são fabricados pela Motorola.

No início de 1998, a Motorola anunciou uma tecnologia de fabricação de modems que chamou de “modem de software SM56”

A maioria desses tais modems Motorola anunciados por menos de R$ 100,00 são apenas modems que foram construídos usando um chip de processamento da Motorola. Chamar um modem de “Modem Motorola” porque ele é baseado em um chip deste fabricante é quase a mesma coisa que dizer que o seu computador é um “Computador Intel” só porque o processador é fabricado pelo gigante americano.

Para um modem ser um genuíno Motorola, deve satisfazer a maioria desses requisitos:

  • Deve estar escrito na caixa o modelo do modem.
  • O manual e o CD devem ter o nome da Motorola
  • O manual deve ter uma inscrição do tipo Copyright 1999 – Motorola
  • Espera-se que em algum lugar: caixa, manual ou CD, esteja o endereço da fábrica Motorola.

Quanto menos desses itens você tiver, menos provável é que o seu modem seja mesmo um modem Motorola. Aliás, o mesmo é verdade para o produto de qualquer fabricante de prestígio. Se você não encontrar o nome em toda parte, provavelmente está levando gato por lebre.

O que se vê nesses pretensos modems Motorola é:

  • Ausência de nome do verdadeiro fabricante.
  • Ausência de modelo;
  • Logotipo Motorola em destaque, mas numa inscrição do tipo “Powered By Motorola”, que significa apenas que o modem usa componentes Motorola;
  • Ausência de qualquer endereço, telefone ou web site de suporte no manual.

Alguns pretensos ‘Motorola’ tem fabricante definido, que aparece em destaque na caixa. Mas o usuário fica hipnotizado pelo logotipo Motorola e o resto para ele são “palavras em inglês”.

Abaixo, a caixa de um desses modems:

Os comerciantes claro, (salvo raras e dignas exceções) não estão muito preocupados em alertar o consumidor para esse “detalhe”.

E, cá entre nós, (embora os resultados variem) esses pretensos ‘Motorola’ são uma porcaria. Um modelo que testei era extremamente encrenqueiro para instalar. Outro, derrubava a ligação a todo instante (mesmo a 33600), enquanto meu US Robotics segura firme, na mesma linha e computador.

Baseado no que observei e em comentários de amigos eu recomendo o seguinte:

  • Se você tem um Pentium II ou máquina mais poderosa, talvez um desses pretensos modems Motorola sirva para você;
  • Se você tem um Pentium 233MMX (minha máquina mais poderosa) ou inferior, é melhor esquecer esses modems.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>