hardware

Placa de TV Pro Terra Com captura de vídeo

OBS:

Este texto é antigo e, como todos os meus outros textos antigos, só é mantido no ar porque pode ser útil para quem está avaliando material usado.

A primeira placa de recepção de TV em que pus as mãos foi uma Video Highway. O primeiro modelo lançado nos EUA. Mas ela era uma porcaria comparada a essa da Pro Terra.

A imagem é muito boa e você pode deixar a janela do tamanho que você quiser para não interferir (demais) no seu trabalho. O recurso de captura de vídeo também é muito bem vindo.

A captura de vídeo, feita pelo software que acompanha a placa, é exclusivamente no formato AVI sem compressão. Isso exige um espaço considerável no HD do usuário. Porém o driver é compatível com o padrão de vídeo da Microsoft, por isso você pode usar outros programas para fazer a captura com compressão. Eu testei com o Ulead Media Studio Video Edition e consegui resultados bastante satisfatórios.

Você pode capturar da TV ou da entrada de vídeo. Nessa entrada você pode ligar qualquer fonte de vídeo composto, como um vídeo cassete, uma filmadora ou uma câmera de vigilância.

É importante salientar que essa é uma placa de baixo custo para aplicações domésticas. Para aplicações profissionais existem opções bem mais caras. Mas a qualidade das capturas me pareceu a mesma da maioria dos títulos multimídia que eu já vi.

Os três exemplos de imagens da rede Globo nesta página foram capturados usando essa placa.

Você não precisa ter uma placa de som na máquina para assistir TV ou vídeo, porque a placa tem uma saída de aúdio que pode ser ligada diretamente a um par de caixas acústicas. Mas se você quiser fazer capturas com áudio, a placa de som é indispensável. Eu recomendo que seja uma da Creative Labs, pois nos testes que fiz com uma placa de som genérica (da Genius) foi impossível conseguir áudio na intensidade adequada.

O grande ponto fraco dessa placa é o mesmo de outras placas baseadas no chipset BT848: embora seja teoricamente Plug and Play ela é muito temperamental quanto à atribuição de IRQs. O driver autoriza outros dispositivos a usarem a mesma IRQ que a placa, mas a placa então não dá mais imagem.

Tanto faz a placa nunca dar nenhum problema de instalação como dar uma tremenda dor de cabeça logo de cara. Ë aconselhável pedir a ajuda de um técnico competente, caso ela não funcione na primeira tentativa.

Não consegui colocar o controle remoto para funcionar, mas também eu não me esforcei muito 🙂

Abaixo está a aparência do programa de controle. Nele você controla todas as opções da placa, incluindo a captura. Note que apesar do programa possuir opção para FM, essa placa não tem tal capacidade.

Note o nome “PixelView” no canto superior esquerdo. Esse é o nome que o verdadeiro fabricante, a Prolink Computer Inc. dá à sua série de placas. A ProTerra apenas revende com seu nome no Brasil. Se não estou enganado, o modelo Pixelview correspondente é o PlayTV mais o controle remoto opcional.

Custando o equivalente a 100 dólares no mercado de Recife, considero essa placa uma boa aquisição.

Aplicações básicas:

  • Assistir TV e vídeo enquanto se trabalha;
  • Gravar filmes ou trechos de filmes no HD, em arquivo AVI;
  • Monitorar uma câmera de vigilância, com gravação em arquivo

Características

  • Compatível com os padrões de vídeo PAL-M, SECAM e NTSC;
  • Chipset Booktree 848/848A
  • Janela ajustável para o tamanho que se queira, incluindo tela cheia;
  • Painel de Controle por software, controla brilho, contraste, volume, balanço, matiz, tipo de áudio (mono, stereo ou SAP), teletexto, closed caption, etc
  • Limites de captura até 30 quadros por segundo e 640×480 com áudio
  • Inclui controle remoto sem fio (infra-vermelho)

FEEDBACK

Mensagem Recebida

gostaria de saber o preço da placa de tv e as configuracoes necessaria para usar a placa

Resposta

Olá…

Você entendeu completamente errado o propósito de meu site.

  • Não vendo equipamento.
  • Não represento produtos.
  • Não dou consultoria.

Atenção:

Eu não vendo ou represento esse produto; apenas dou minha opinião. Não desperdice o seu tempo e o meu me escrevendo para perguntar o preço ou onde posso encontrar isso ou aquilo (até mesmo porque eu muito provavelmente não moro na mesma cidade que você). Este é um aviso desagradável mas necessário em vista da quantidade de e-mails descabidos que recebo. Agradeço a sua compreensão.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>