hardware

A porta serial não funciona?

Não condene a placa-mãe ainda!

Texto revisado em fev/2006
Um problema antigo e pouco divulgado (se é que é divulgado) de falta de padronização nos cabos que acompanham as placas-mãe pode fazer muita gente (incluindo “técnicos”) concluir que sua placa está com defeito. Isso geralmente ocorre depois de uma desmontagem geral da máquina, ou quando você pega uma placa mãe usada de alguém, mas usa cabos que não tinham sido testados com ela. Até onde sei, esse problema só ocorre nos cabos de conexão da porta serial, mas poderiam acontecer também com os cabos de conexão paralela.

[06/02/2006] mesmo hoje isso continua sendo um possível problema, já que muitas placas mãe estão vindo com uma das portas seriais acessível apenas da forma apresentada nesta página.

A foto abaixo mostra o detalhe do conector serial de 9 pinos. Para abri-lo, remova os parafusos indicados “1” e puxe para trás a capa “2”;

Foto de soldagem dentro do padrão

A foto acima mostra o conector acima sem sua capa. Se você olhar com atenção, verá que os fios à partir da esquerda até o quinto são soldados em sequência na fileira superior de pinos. Embora isso não seja claramente visível os fios a partir do sexto também são soldados em sequência, mas na fileira inferior de pinos. Esta é a forma padrão de conexão, usada na esmagadora maioria das placas-mãe padrão AT e nas antigas placas Super IDE (multi I/O).

Foto de soldagem fora do padrão

Este conector está soldado de uma forma completamente diferente e incompatível com a primeira. O primeiro fio está ligado ao primeiro pino da fileira superior, o segundo fio está ligado ao primeiro pino da fileira inferior e assim por diante. Somente algumas placas-mãe vem com conectores soldados desta maneira. A última placa-mãe desse tipo de que tive notícia foi uma para Pentium II, mas esse problema existe desde o primeiro Pentium (talvez antes).

Nenhum mouse (ou qualquer outro tipo de dispositivo serial) vai funcionar na placa-mãe que vem com o segundo tipo de cabo, se você por engano usar nela o primeiro (e vice-versa). Não há como identificar a placa-mãe que só aceita o segundo tipo de cabo a não ser através de testes. Na próxima revisão deste texto eu incluirei um procedimento de teste simples e barato para identificar o problema. Mas se você for técnico, sugiro duas providências antecipadas:

  • Nunca separe a placa-mãe de seus cabos em uma desmontagem. Eu acabei de demonstrar que “não é tudo igual”; e pode existir por aí algum tipo de placa (fabricado em qualquer época) que fuja ao padrão de outro modo e/ou em outro cabo;
  • Mantenha os dois tipos de cabo na sua gaveta, para estar sempre preparado para resolver o problema que vier de fora. Se você é capaz de fazer uma soldagem é capaz de modificar um cabo padrão para que tenha as ligações iguais aos do não-padrão.

Na foto acima, detalhe de uma antiga Super IDE (eu usava esta no meu 386). O pequeno cabinho serial usa também o padrão de soldagem mostrado em “1”

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>