Review publicado em 21/12/2008 e ainda não finalizado.
Resumo: O QD-207 é um receptor de controle remoto infravermelho (IR) universal de função única: comandar um relé para acionar um aparelho elétrico qualquer. O grande diferencial deste produto está na função learning, que o torna capaz de ser configurado para responder especificamente a um botão à sua escolha de qualquer controle remoto doméstico, dispensando a necessidade de mais um remoto na sua mesa. Assim você pode usar um botão que você dificilmente usa no controle remoto da sua TV para ligar e desligar a luz do recinto.
Este dispositivo custa menos de US$6 com frete incluso na Dealextreme e o modelo que analiso aqui é o para 220V, mas existe uma versão de 110V. Neste review eu vou explicar como funciona e mostrar vários modos de expandir sua funcionalidade com pequenas modificações no circuito.
Dentro do quadrado azul, o círculo preto é o botão de operação. O círculo vermelho é uma janela IR. | Note que apesar da tomada frontal permitir o encaixe de plugs com pino terra, não há previsão para essa conexão no plug de entrada. Moldado na caixa está especificado 10A 250V, que seriam 2500W, mas a etiqueta plástica diz 220V e 500W. |
Além da tomada frontal “universal” o QD-207 tem duas tomadas chatas laterais. As três são comandadas pelo mesmo relé. A tomada frontal fica muito folgada justamente por tentar servir a diversos padrões ao mesmo tempo. Em uma das minha aplicações a tomada precisou ser amarrada ao QD-207 para não ficar caindo. |
Detalhes interessantes da especificação do relé:
Bobina de 12VDC, o que torna fácil encontrar um substituto. 20A 14VDC significa que se o relé estiver chaveando uma tensão contínua de 14V, pode conduzir uma corrente de 20A. Já se estiver chaveando uma tensão AC, esta deve ser de até 125V, para a mesma corrente É meio difícil de acreditar que esse relézinho seja capaz de conduzir 20A impunemente |
Operação
O botão preto tem duas funções: apertando rapidamente você liga/desliga a carga sem precisar do controle remoto. Se segurar o botão por alguns segundos, o LED começará a piscar indicando que a função de aprendizado (learning) foi ativada e está esperando por um comando de infravermelho. Você tem alguns segundos para apertar o botão de controle remoto que você deseja que o QD-207 aprenda, apontando para ele. Quando o QD-207 tiver entendido o comando, o LED vai parar de piscar.
O QD-207 lembra qual era o seu status antes de uma falta de energia. Assim quando a energia voltar a carga permanecerá desligada ou se ligará automaticamente.
OBS. Eu recebi um QD-207 que é diferente. Primeiro ele não lembra o estado em que estava e sempre volta desligado. Segundo, apertar o botão por alguns segundos não faz entrar no modo learning.
No segundo tipo, com o LED aceso, aperte e segure o botão. Ele vai apagar imediatamente e depois de alguns segundos irá acender de novo. Aí solte imediatamente que começará a piscar (modo learning);
10/03/2010: A DX agora está mandando de outro “fabricante”. É idêntico, mas está escrito “HENGMING HM-01K3”. O comportamento é o mesmo do QD-207 “segundo tipo”.
Alcance e ângulo de visão
Como o componente receptor fica encostado na janela de IR, o ângulo de recepção é muito bom. O Alcance também é ótimo e no meu quarto eu não preciso apontar em nenhuma direção específica para que funcione.
Como comandar a lâmpada do recinto
Isso é mais complicado do que parece. O primeiro e mais óbvio problema é que você vai precisar fazer algumas conexões por sua conta e o melhor modo de fazer isso é abrindo o aparelho e soldando alguns fios. O segundo problema é você querer poder comandar a lâmpada também pelo interruptor original.
Colocar o QD-207 simplesmente em série com o interruptor original só vai trazer aborrecimento.
Se o QD-207 estiver antes do original
- QD207 ligado : Você pode ligar e desligar pelo original
- QD207 desligado: original é inútil
- Original desligado: QD-207 é inútil
- Original ligado: Você pode ligar e desligar pelo QD 207
Se o QD-207 estiver depois do original os problemas são os mesmos, mas invertidos.
Para que a coisa funcione sem aborrecimento você tem três alternativas:
- Excluir completamente o interruptor original e usar o botão do QD-207 em seu lugar – Incômodo, porque o botãozinho do QD-207 não brilha no escuro e não é tão rápido de achar no tato;
- Trocar o interruptor original por um do tipo campainha e ligá-lo em paralelo com o botão do QD-207;
- Trocar o interruptor original por um do tipo paralelo e fazer a conexão adequada com o QD-207
Eu esperava ter tempo para fazer uma explicação melhor, mas se você souber como se faz uma ligação de dois interruptores paralelos (cuidado: em eletrotécnica “interruptor paralelo” tem significado e função específicos) para acender uma lâmpada, vai poder usar o QD-207 como um dos interruptores facilmente. Perceba pela foto ao lado que o silk-screen já diz quem são os contatos NA e NF e eu sinalizei quem é o comum. Você vai precisar fazer um corte em uma trilha e soldar três fios.
Se houver real interesse eu posso entrar nos detalhes, com fotos. |
Confiabilidade
Eu estou usando quatro desses na casa desde dezembro de 2008. Dois controlam ventiladores. Um controla lâmpada numa ligação paralela e o último controla um aparelho de ar-condicionado de 7500 BTUs. Tudo vem funcionando muito bem desde a instalação. Os dois que ficam no meu quarto nunca mudaram de estado à toa ou responderam ao comando errado, nem deixaram de responder ao comando certo. Quanto as dois que estão instalados no quarto de meus pais não sei, mas não me reclamaram nada ainda.
Discuta esta página neste post do blog ou, preferencialmente, aqui mesmo.
Esta página usa a biblioteca javascript freeware overlib.
Esta página foi visualizada vezes desde desde 21/12/2009
como faço para comprar um aparelho desse e quanto custa?
Isso está escrito no segundo parágrafo do texto. Não entendo qual é a sua dificuldade.
Artigo EXCELENTE, uma vez que alguns vendedores comercializam sem as instruções de uso, quando eu ia sonhar que isso é learning e como operar, nunca ! alias nem sabia que tinha no DX, comprei em outro lugar com controle remoto incluso (um controle horrivel mas funcional)
Tenho um desses porem 110v, não tem problema de liga-lo a um aparelho de ar condicionado 7500? digo isso em relação a corrent…
Em 110V, para uma mesma potência, a corrente requerida dobra. Então embora esteja funcionando até hoje comigo, pode não funcionar para você.
jefferson, eu tenho um ar de 110v de 7500. este aparelho funcionaria perfeitamente? basta que eu substitua a tomada dele pela tomada do ar?
a e pela especificação do meu ar,ele consome 15 amperes.
Teoricamente, funciona. Mas 15A é uma corrente alta. O serviço precisa ser feito com cuidado, por alguém que saiba o que está fazendo.
como assim, no caso nao deveria apenas ser feito a troca das tomadas dele e os fios internos? como vc fez o seu funcionar com o seu ar? quais as modificaçoes que devem ser feitas para que eu possa passar a alguem especializado?
Olá,
Também comprei esse aparelhinho para uso num ar condicionado. Só que a especificação é de 754W. Vc conseguiu pôr para funcionar com o seu?
Há mais de dois anos, controlando um condicionador de 7000 btus.
Jefferson,
Sou um antigo conhecido seu, da epoca do DVD Philips 5980… ^^
Me diga uma coisa, tenho o WDTV mas não sei se vc sabe ele nunca desliga.
Para isso preciso o tempo inteiro retira-lo da tomada.
Pensei agora em comprar este aparelinho e dai usar um botao qquer do controle que hoje não é usado (HOME por exemplo) para ligar e desligar ele usando este aparelho.
Voce acha que funcionaria??
Abs
Boa tarde Jefferson. Eu sei que faz bastante tempo da data de postagem, porém você comenta que usa esse sistema na sua casa para controle do ar condicionado, luzes, etc.
Gostaria de saber se seria possível você colocar os esquemas de ligação que você fez para acionamento das luzes.
Eu sou leigo em eletrônica, sou da área de Computação (sistemas). Venho tentando aprender algo para fazer um controle próprio, através de IR, mas vi que o buraco é mais embaixo e não é simples fazer esses sistemas (principalmente para leigos).
Um abraço!
Ah sim, uma gambiarra que pensei pra resolver esse problema:
“Excluir completamente o interruptor original e usar o botão do QD-207 em seu lugar – Incômodo, porque o botãozinho do QD-207 não brilha no escuro e não é tão rápido de achar no tato;”
Seria colocar o interruptor pra empurrar, fisicamente, o botão do QD-207. ahuahuau
Gambiarra Labs Mode On
(isso basicamente porque sou leigo em eletronica e não sei fazer o esquema paralelo)
:p
Jefferson, você lembra as dimensões aproximadas da embalagem?
Quero saber quantos dá pra comprar num único pedido sem “chamar a atenção” na alfândega…
Não há embalagem. Ele é simplesmente colocado dentro do envelope, num saquinho.
Jefferson, primeiramente parabens pelo artigo, comprei 2 aparelhos desse depois que li aqui. Um está no ventilador e outro parado, e quero usa-lo para ligar/desligar a luz da sala. Aqui, existe dois interruptores, ou seja, paralelo certo? Como posso usar o aparelinho nesse caso? Abraço.
Estou com a mesma duvida do Fernando, como instalo este aparelho em um interruptor paralelo? Comprei este aparelho logo que li este post, quero desligar a luz da sala. Oq exatamente preciso fazer neste aparelho?
ola amigo eo vou dar uma melhor opçao eu liguei ele na minha iluminaçao o meu problema tbm era esse ligar em paralelo fiquei um tempo usando so o controle remoto mais isso e ruim oq eu fiz foi ligar um rele no interruptor e soldei os fios no botao que liga e desliga assim que eu aciono o interruptor ele da um pulso no rele como se eu estivesse apertado o botao e acende a lampada quando aciono o interruptor de novo ele aciona outro pulso no rele e a lampada apaga assim eu consegui ligar a lampada estilo em paralelo fica ai a dica amigos
Qual o consumo dele? inferior a um tv ou radio em stand by?
Eu medi dois “modelos” diferentes, em 220V, sem carga. O consumo ficou entre 0.77 e 0.87W
Jefferson,
Gostaria de sua ajuda e opinião.
Comprei dois destes na Dealextreme e nenhum funcionou.
Um acende a luz e depois de pressionar novamente o botão pisca, mas quando aperta controle (vários) não configura e a luz acaba apagando sozinha.
O outro nem acende a luz, podendo pressionar a vontade o botão (testado em várias tomadas)????
Já abri os dois para ver, e aparentemente não existe problemas internos???
Fiz um pedido de RMA na dealextreme, mas é muito demorado.
Teria como consertar no Brasil??????
Obrigado.
Wellington.
Belo Horizonte – MG
Como você apagar o código aprendido?
Gravando outro por cima.
Desde que não exclua a chave antiga, agora eu trabalho em 5 chaves diferentes.
Não entendi nada.
Olá Jefferson, você por acaso já tentou ligá-lo em série com uma lâmpada? será que daria pra substituir um interruptor sem alterar a fiação? Acho que vou comprar um pra fazer uns testes.
Abrigado!
Você leu o texto? Que parte de “Como comandar a lâmpada do recinto” você não entendeu?
Eu li sim Jefferson, a minha pergunta é: Nos meus interruptores eu utilizo apenas um fio, a fase no caso. O neutro é conectado diretamente a lâmpada, então eu gostaria de saber se é possível alimentar o QIDUO e acender a lamapda sem alterar a fiação original, ou seja ligando o QIDUO em sério mesmo.
Ahhhh… agora entendi. Eu não creio que isso funcione. Na melhor das hipóteses que consigo imaginar, a lâmpada apenas daria uma piscada e desligaria de novo. Você precisa ter um neutro na mesma tomada.
Uma coisa que talvez funcione é usar a parede como neutro, enrolando o fio em um prego na mesma, enfiado dentro da caixa. Como o circuito precisa de muito pouca corrente, há uma boa chance de que funcione, mas se você tiver um DR na sua instalação pode provocar disparos falsos.
Atenção: se você não tiver familiaridade com eletricidade existem muitas oportunidades de levar um baita choque, mesmo mexendo “supostamente” no neutro.
Gostaria de receber por gentileza as fotos de como montar o esquema com o interruptor paralelo e no esquema com interruptor pulsante. Quero acionar a lâmpada do quarto juntamente com meus interruptores paralelos ou substituindo-os por interruptores pulsantes. Obrigado!
Hello Jefferson
Unfortunately I don’t speak Brazilian, so I try in English.
I bought the HM-01K3 and I can teach it to switch on an off with the remote control but unfortunately it reacts to (almost) all the buttons of my remote control.
For example I teach it with ‘1’ then it will switch on and off also with button ‘2’ and ‘3’ etc.
I tried to clear the memory but it didn’t help.
Is this behaviour normal?
Best regards
Laci
No, never happened with my units. And I have bought several.
Qual trilha eu preciso cortar para ligar o relé em paralelo com o interruptor?
É bem mais complicado que isso. Você precisa saber como se faz o que é tecnicamente chamado de “interruptor paralelo”.
Pelo que eu entendi para fazer a ligação do interruptor paralelo eu tenho que soldar a fase no C, o NC e o NO nos pinos 1 e 3 do interruptor e o neutro no pino do meio, seria isso? Só que nas instruções você fala que preciso cortar uma trilha do circuito para que funcione. Seria a trilha do C?
Obrigado pela atenção novamente, meu conhecimento técnico é limitado embora tenha buscado informações para realizar essa ligação e não as achei.
Quase! Você acaba de desenhar um belo curto-circuito.
O pino do meio vai para a lâmpada. Dela é que sai o fio para o neutro.
Exatamente.
Muito obrigado!! Eu esqueci de mencionar a lampada no circuito, mero detalhe hehehe. Depois de procurar muito finalmente consegui as informações que precisava, novamente fica aqui meu agradecimento!
Amigo, parabéns pela iniciativa, estava a algum tempo procurante algo a respeito, porém, estou com dificuldades em encontrar o qd-207, mesmo no Dx.. você poderia me ajudar? Obrigado
O link ainda é válido. Do que você está falando?
Desculpe… testei de outro ponto e funcionou, eu estava em um PC que fez o bloqueio do link via proxy…
Tenho interesse em ligar/desligar a luz de uma fita de led instalada numa prateleira, mesmo com a tv próxima eu consigo configurar a tecla do controle da tv sem conflitar com a tv?
Me perdoe se a pergunta for besta.
Obrigado
Somente se você usar uma tecla que a sua TV ignora, como é o caso de controles remotos que funcionam para vários modelos e acabam com teclas “sobrando”.
Pelo que entendi a matéria se propõe a informar e ensinar a fazer coisas que este produto pode executar.
O autor citou a possibilidade de ligação em paralelo com outro interruptor e vários leitores se interessaram.
Não entendo a resistência do mesmo em fornecer as instruções “detalhadas” para este fim. Lendo todos os posts parece uma brincadeira de “Tá quente” “Tá frio”. Talvez o intuito do site seja diferente do que imaginamos.
Do meu ponto de vista eu tenho dificuldade para entender sua dificuldade para entender.
Eu escrevi esse texto em dezembro de 2008.
A primeira questão que recebi sobre a ligação do interruptor paralelo ocorreu dois anos depois.
A troca de mensagens a que você se refere ocorreu quase cinco anos depois.
Quem sabe, talvez, essa freqüência não se encaixe na minha definição de “real interesse”?
Quem sabe, talvez, eu não tenha mais interesse no assunto e/ou não tenha mais tempo?
2008? OK. mas.. não merecem resposta a resposta?
Sim, foram questionamento feitos em épocas bem diferente mas mesmo assim nenhum dos dois conseguiram sua atenção. Você quer dizer que a resposta tem data de validade?
Você mesmo escreveu… “Neste review eu vou explicar como funciona e mostrar vários modos de expandir sua funcionalidade com pequenas modificações no circuito.” Deveria então mudar seu texto.
Infelizmente você não percebe que o interesse de um pode ser o de vários. O que você queria na época? Que centenas implorassem a mesma coisa? Acredito que o respeito aos leitores deve ser o mesmo independente da quantidade de questionamentos. Tendo em vista que não existem mais de meia dúzia no site.
Edir,
Muito pelo contrário. Sua afirmação não poderia estar maia equivocada. Toda a existência do meu site nega a sua observação.
Sim, claro. Por que não? A validade vai até onde meu interesse vai. Isso para mim é tão óbvio que sua pergunta me espanta.
Você está partindo de uma premissa absolutamente incorreta: que eu escrevo meus textos desejando agradar a todos e a qualquer um. Se você seguir o link no fundo do texto para o meu blog na época, verá que esse texto ficou um ano em rascunho porque eu não pude terminá-lo (isso está escrito lá) e que eu o publiquei para ajudar a esclarecer a dúvida de um leitor do meu fórum. Quando eu publiquei o texto já não tinha mais interesse por ele. Entretanto alguém tinha.
Mas estou desviando do assunto. Eu escrevo porque é melhor que o pouco que posso oferecer possa ser aproveitado por alguém (não “você”) do que ficar perdido em uma gaveta ou em uma arquivo de texto no meu computador. Todo o meu trabalho é oferecido “do jeito que está”, sem garantias explicitas ou implícitas. Se a grande quantidade de informação que ofereço não basta para você, ou qualquer outro, isso é esperado. Enquanto você fica reclamando que meu texto não tem a informação que você deseja, semanalmente eu publico novas informações em meus vários blogs e ajudo centenas de outros.
Esta é minha última concessão às suas queixas. Não publicarei mais nenhum comentário seu.