Nota: Em 25/01/2000, o internauta Rommel Torres me explicou que existe um outro motivo para um HDD “colar” e a respectiva solução. Veja a mensagem do Rommel aqui. |
Sobre a superfície dos “pratos” de um HDD é depositada uma fina camada de material lubrificante. Quando um HDD permanece muito tempo parado (uma semana ou mais) é possível que as cabeças de leitura/gravação “grudem” no material lubrificante, impedindo o HDD de dar partida. Este problema é conhecido como “stiction”.
Este problema também occore quando o HDD permance trabalhando por um longo tempo a uma temperatura elevada e depois é desligado. Se a temperatura cair rápido o suficiente, o material lubrificante pode solidificar ao redor das cabeças, provocando o emperramento do motor em questão de horas.
O sintoma – O HDD não parte. Permanece como morto à exceção (talvez) de um som de “bip” vindo dele a intervalos regulares.
Os cuidados – Antes de tentar o procedimento a seguir, procure sinais de dano físico ao HDD. Examine a placa de circuito impresso à procura de componentes queimados, quebrados ou destruídos. “Buracos” na superfície de chips não são normais e indicam que o chip queimou e a placa agora está inutilizada. Verifique também se a conexão de força do HDD não partiu na solda com a placa. Isso é muito fácil de acontecer com certos modelos de HDD Western Digital. Se você encontrar qualquer um desses problemas. O HDD está parado por cause deles e não por “stiction”. Você provavelmente terá que substituir ou consertar a placa.
A solução – O procedimento normal, embora não seja o tipo de coisa que eu goste de fazer na frente de um novo cliente (os antigos geralmente confiam em mim o suficiente para aceitar o que eu fizer) é sacudir o HDD com certa violência no plano dos pratos. Eu uso as duas mãos, segurando o HDD com uma delas e fazendo-o se chocar com a outra espalmada. Um golpe pode ser o suficiente para vencer a força de adesão das cabeças, tirando-as da posição de repouso. Se o primeiro golpe não resolver, gire o HDD 90 graus para qualquer dos lados e bata de novo. Com isso, o HDD voltará a funcionar normalmente e possivelmente nunca mais será necessário fazer isso novamente. Se após um razovel número de golpes o HDD não voltar a funcionar, o problema não deve ser “stiction”.
Esse procedimento é razoavelmente seguro, embora pareça muito grosseiro. Já recuperei HDDs Maxtor de 850MB e Seagate de 4GB desta forma.
Leave a Reply