Com este software você pode habilitar e desabilitar conexões de rede usando a linha de comando. A necessidade de criar algo assim surgiu quando precisei de um meio fácil de desabilitar as conexões de rede criadas pelo vmware (elas criam variados problemas) mas poder habilitá-las facilmente com o mesmo arquivo batch que eu uso para chamar o programa.
Infelizmente não existe um meio simples de se fazer isso no Windows (não no XP). E os meios que se conhece são gambiarras que dependem do idioma do Windows que você está usando. Assim, existem programas na internet que se propõem a fazer isso, mas que não funcionam no Windows em português. Sem falar nos que requerem o maldito .NET.
Como funciona
- Para habilitar: SwitchNIC <Nome da Conexão> /e (ou /enable)
- Para desabilitar: SwitchNIC <Nome da Conexão> /d (ou /disable)
É obrigatório que nomes de conexão com espaços sejam rodeados por aspas duplas. Assim, se o nome da conexão que você deseja desabilitar se chama “Conexão Local”:
SwitchNIC “Conexão Local” /d
Para simplificar sua vida, se SwitchNIC for executado sem parâmetros vai abrir no modo de criação e teste, listando todas as conexões de rede encontradas no seu Windows. Basta clicar em uma e no botão “Criar arquivos batch”.
O propósito de “Verbos Disponíveis”
Como eu disse antes, é necessário fazer uma gambiarra para que o programa funcione. É preciso saber quais os comandos (verbos, na terminologia do método usado) de ativação e desativação que aparecem no menu de contexto da conexão. E estes comandos variam com o idioma do Windows. Eu preciso saber até mesmo qual o caractere de atalho (precedido por “&”). Esta versão está programada com os verbos do Windows XP em Português, Inglês, Alemão e Italiano. Se não funcionar na sua versão deixe um comentário com a lista de “verbos disponíveis” exibida quando você clica na conexão que quer controlar.
Windows 7
Você não precisa deste programa no Windows 7. É possível fazer o mesmo usando o comando netsh, do próprio Windows.
Leave a Reply