DVD

Reautoração de DVDs : Tutorial VobBlanker

[Fórum]
Tutorial publicado em 31/12/2006 e atualizado em 01/01/2007

[VobBlanker]

O objetivo deste tutorial é ajudá-lo a tirar melhor proveito dos DVDs caseiros produzidos em gravadores de DVD de mesa. Embora os métodos aplicados aqui possam ser usados em discos comerciais, fica por sua conta fazer as adaptações necessárias.

Eu ainda estou iniciando em reautoração e é apenas a segunda vez que consigo fazer algo com o vobblanker, por isso corro o risco de dizer alguma bobagem ao longo do tutorial. Mas o procedimento comprovadamente funciona.

Este tutorial parece complicado porque eu estou sendo minuncioso e isso tornou o tutorial longo. Mas uma vez que você entenda, vai perceber que é bem mais simples do que parece.

Atenção:

  • Este tutorial espera que seu gravador produza discos DVD-Video (Venturer SVR2880) e não DVD+VR (DIGIX 3000) ou DVD-VR. Se o disco produzido pelo seu gravador dá erro ao ser aberto pelo DVD Shrink ou pelo VobBlanker, você precisa seguir este outro tutorial antes;
  • Neste processo nenhuma recompressão é envolvida, por isso não há nenhuma perda na qualidade do seu material. O resultado é um DVD-Video compatível com DVD Shrink e outros programas;
  • Se o seu disco tiver um erro de leitura, o VobBlanker irá saltar a célula inteira após o erro, sem nenhum aviso! Se houver alguma chance de que existam erros no disco (e isso aconteceu com três discos novos meus) é altamente recomendável que você copie o conteúdo do disco para o HD primeiro (para se certificar de que não existem erros) e use o VobBlanker na cópia no HD.

Como remover os comerciais

Abra o VobBlanker. Não vamos usar nem metade dos recursos do programa (até mesmo porque eu ainda não aprendi), por isso eu só vou apresentar o que é relevante.

Em “Input Video Manager” você coloca o caminho para o DVD “original”.

Em “Output Folder” você coloca onde quer que a cópia modificada seja gravada. Mas se você marcar “Use Input Folder” a modificação será feita nos arquivos originais.

Depois de indicar o caminho para o DVD original, o programa ficará mais ou menos assim. Lembre-se que o exemplo é de uma gravação feita com o Venturer, que é muito simples. Outros DVDs serão diferentes e possivelmente mais complexos.

VIDEO_TS.VOB contém os menus. Mas não vamos mexer em nenhum menu, por isso selecione como indicado.
Clique duas vezes na entrada correspondente na lista inferior.

Cada uma das linhas abaixo corresponde a uma célula (CELL). O Venturer cria uma célula por capítulo, assim cada uma dessas linhas corresponde a um capítulo gravado pelo Venturer. Em “duration” você vê que todos tem aproximadamente 15 minutos, que é o tempo que ajustei para a marcação automática de capítulos no meu aparelho. Clique duas vezes sobre a primeira linha

Isto nao é importante para o tutorial, mas você deve saber

O Venturer cria uma célula por capítulo, por isso se você deixar a marcação de capítulos em OFF apenas um capítulo será criado e consequentemente apenas uma célula. Você perceberá quando tiver digerido o tutorial que isso dificulta enormemente a edição. Por isso minha recomendação é nunca deixar a marcação de capítulos do Venturer em OFF.

Se o seu aparelho não é o Venturer, você deve checar como ele se comporta com a marcação desligada. O DIGIX 3000, por exemplo, cria uma célula a cada 2m31s, mesmo com a marcação em OFF, por isso não chega a ser um problema.

Você está no modo Preview/Cut da célula. É nesse ponto do processo que você precisa ser cuidadoso, porque se fizer besteira aqui o resultado vai ser diferente (ou até o oposto) do esperado.

Mova o slider e procure pelo comercial nesta célula. A imagem mostrada vai acompanhar. Se você não o encontrar, clique no botão CLOSE e abra a próxima célula.

Se você encontrar o comercial, posicione o slider no início dele e clique no botão 2 (isso insere uma marca de Inicio). Se o final do comercial estiver na mesma célula, mova o slider até ele e clique no botão 3 (isso insere uma marca de Fim). Se não estiver, basta mover o slider até o final e clicar em 3. Se é o início do comercial que não está na célula, simplesmente mova o slider todo para o início e clique em 2.

Se você errar ou mudar de idéia sobre uma posição, simplesmente mova o slider para a nova posição e clique no botão correspondente.

O padrão do vobblanker é “Keep movie”, mas para remover os comerciais você deve sempre lembrar de selecionar “Cut movie” (1) antes de apertar o botão OK (4). Se você perceber que fez algo errado depois de clicar o OK, não tem problema. Basta selecionar a célula de novo e fazer a correção.

É muito parecido com o modo RE-AUTHOR do DVD Shrink, com uma diferença: O DVD Shrink só faz o equivalente a “Keep movie”.

Cada vez que você clicar em um botão Mark, o seguinte aviso aparecerá:

Simplesmente clique em OK e prossiga. Não me pergunte o que significa, porque ainda não sei 🙂

Notas:

  • Pode não ser possível colocar as marcas de início e fim precisamente onde onde você deseja. Você pode ser obrigado a posicionar um segundo antes ou depois;
  • Se alguma célula tiver dois trechos de comerciais, marque um deles para o corte e o outro terá que ser removido em um segundo processamento com o vobblanker. Aparentemente não é possível marcar dois cortes em uma mesma célula. Isso tem mais chances de ocorrer com capítulos de 15 minutos do que em capítulos de 5.

Uma vez que você tenha terminado, vai estar mais ou menos assim:

Cada célula onde você encontrou um trecho de comercial, deverá estar assinalada “Cut”. As duas últimas células são de material que foi gravado depois do programa principal e que não quero na minha gravação. O modo correto de remover esse material não é por “Cut” mas por “blank” como mostro a seguir:

Selecione a célula (ou células) que você deseja “limpar”. E clique no botão Blank

Agora temos:

  • A primeira célula foi inteiramente mantida, porque nenhum comercial apareceu nela;
  • As células de 2 a 6 vão ser recortadas;
  • As células 7 e 8 vão ser “limpas”.

É importante salientar aqui que a função “blank” não deleta a célula. As células 7 e 8 vão continuar existindo no DVD final, mas não haverá nada nelas.

Agora que você acabou de fazer a edição existe algo muito importante a fazer: Clique em Apply para sair.

Se você esquecer disso e clicar em Close, vai perder toda a sua edição e vai ter que começar de novo.

Se você clicou no botão certo, na tela inicial você já verá o ganho proporcionado pelos cortes:

A redução acima não corresponde exatamente ao meu caso real. É apenas uma simulação. Se os valores estiverem iguais você clicou em Close por engano e vai ter que começar de novo.

Pronto! Clique em Process e vá tomar um cafézinho. Se você aumentar o volume dos alto-falantes, ouvirá um aviso sonoro quando o processo terminar.

Terminado o processo, certifique-se de que não existem avisos ou erros.

Encontrou erros no tutorial? Você pode apontá-los no forum ou aqui mesmo nos comentários.

Esta página foi visualizada vezes desde 31/12/2006.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>