Texto publicado em 08/02/2005
Esta página mostra o resultado que se tem ao assistir um filme DivX widescreen no DVP642 ligado a uma TV widescreen (16:9).
A necessidade de criar esta página surgiu quando li informações de que o DVP642, ao enviar um filme widescreen para uma tv widescreen, formatava como fullscreen (4:3) de qualquer maneira, deixando sempre tarjas acima, abaixo e (o que me pareceu ridículo) dos lados da imagem.
Como eu estou precisando comprar uma TV nova, estou avaliando se comprar uma TV widescreen valeria a pena. Pedi ajuda a alguns visitantes de minha página que fossem proprietários de TVs widescreen e o resultado está aqui.
Eu estava esperando fazer algo mais completo, porém já faz quase duas semanas que ninguém me manda exemplos e estou sem tempo de qualquer forma, por isso decidi publicar do jeito que está.
Tenha em mente que ao fotografar uma TV é comum uma câmera digital captar anomalias como as que você verá nas imagens abaixo. Essas anomalias são semelhantes às que você vê num noticiário quando o cinegrafista aponta a câmera para uma TV ou para um monitor.
Fotos de Alex13 – Clique em qualquer uma delas para ver todas as originais em 640×480. Note que Alex13 fez um trabalho legal ao demonstrar a diferença obtida com cada modo de sua TV
(imagens do filme “Aliens x Predator”)
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Imagens de Leonardo Borges – Clique em qualquer uma delas para ver todas as originais em 640×480 (imagens do filme “A Fuga das Galinhas”)
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
As imagens levam a marca de meu site, como já foi explicado em minha página principal, para tentar minimizar a pirataria de páginas inteiras minhas, como já aconteceu antes. mas os créditos são de seus autores, indicados em cada foto.
Me chamo Marcio, sou de BH, tenho 27 anos e ha mais ou menos um mês acompanho sua página, desde quando adquiri meu DVP642.
Inicialmente quero parabeniza-lo pela página e pela qualidade das informações.
Bom, agora vamos ao que interessa….
Tenho um DVDP642 (dos EUA com firmware do Bruno em Pt BR) plugado num receiver da sony e numa TV philips widscreen 28′ , plugado na entrada videocomponente.
O DVD sempre se comportou de maneira magnifica na TV, quando feita as configurações corretas dependendo do filme a ser rodado.
Primeiramente, nas TV’s widescreen vc deve setar o dvp para 16:9 no tamanho de tela, e se ligado via entrada videocomponente, ativar a mesma no setup de vídeo, caso contrário a imagem ficará opaca e meio roxa. Cada vez que o firmware é atualizado, é necessário configurar o dvp novamente.
Feita as alterações de configuração, a imagem do DVD é fantástica, mas agora vc deve setar o formato de tela da TV de acordo com o filme assistido.
– Para assistir DVD’s comuns, coloque a TV no formato widescreen ou 4:3 dependendo do formato em que o DVD foi gravado. Aqui não há nenhum mistério, basta ler as informações no verso da caixinha do DVD a ser assistido, ou selecionar o formato caso vc ja saiba o q esta gravado (no caso dos DVD-R).
– Para assistir filmes Xvid/Divx com legendas utilize do formato ‘zoom legenda’. Este fará o filme alargar verticalmente na parte superior, deixando um espaço em preto na parte inferior da tela, onde ficarão passando as legendas. Nesta hipótese o fundo translúcido é totalmente dispensável. Voce ainda pode ajustar o tamanho da tela utilizando as teclas para cima e para baixo do controle da TV, com isso vc pode puxar as legendas mais para cima ou mais para baixo, aproveitando o máximo de tela, uma vez q cada filme ripado apresenta uma pequena diferença de tamanho no formato 16:9.
– Para xvid/divx com legendas embutidas, vc pode usar o formato ‘zoom legenda’ alargado ao máximo ou o formato ‘superwide’ (que dá um zoom geral na tela e faz desaparecer as partes pretas superiores e inferiores).
Espero que estas informações contribua para o desenvolvimento do site.
Quaisquer dúvidas é só entrar em contato.












Leave a Reply