DivX Players

Tutorial AVISUB

[Home page do desenvolvedor] [download]
Texto atualizado em 07/06/2007

O objetivo deste tutorial é explicar como se adiciona legendas DMF a um AVI. Se você caiu nesta página de pára-quedas e não sabe do que se trata, é melhor ler esta outra página antes.

Se você é um dos pioneiros do uso do Fuse.exe, fique sabendo que agora vocâ não precisa mais dele, nem do srttobmp.exe, nem de qualquer outro programa. O AviSub é uma solução completa e não requer nenhum outro programa instalado no seu computador. Sem cálculos e sem passos intermediários.

Internamente (você não precisa ter os programas), AviSub usa o DivXMux (sucessor de fuse.exe) da DivX Networks e BMPtoXsub para gerar um arquivo *.divx que contém seu .AVI e as legendas de forma embutida (não permanente). As legendas DMF.

Atenção: AviSUB não é o único programa que faz isso. Existe também o sub2divx. Mas embora o sub2divx tenha mais recursos eu acho o Avisub mais fácil de operar e explicar. Comigo o sub2divx apresentou vários bugs para processar o mesmo filme que o Avisub processou normalmente. E ambos usam o DivXmux, por isso geram resultados essencialmente idênticos. No momento, eu só recomendo usar o sub2Divx se o Avisub não funcionar satisfatóriamente para você.

Este tutorial/manual é baseado na versão 1.8 de AviSuB, disponível em 05/08/2006.

Você pode definir até três legendas que serão embutidas no filme. Cada uma delas com suas próprias opções. Você pode ter até a mesma legenda com três cores diferentes e/ou diferentes posições na tela.
Carrega a legenda. Pode ser uma legenda externa texto ou Vobsub
Determina a cor da legenda
Determina a cor do contorno da legenda. Muito importante para destacar o texto quando a imagem tem a mesma cor da legenda.
A espessura do contorno
O tamanho da fonte usada. Não exagere, senão o texto será quebrado em linhas demais e acabará ocultando o próprio filme
Para o Brasil, deixe em DEFAULT
Se você configurar aqui qual é a língua da legenda que você está colocando, ao apertar o botão subtitle do controle remoto aparecerá na tela o nome ou sigla da língua corretamente. Em geral você vai colocar “pt PORTUGUES”
Estilo da fonte. Existem diversas opções de negrito , itálico e sublinhado. Geralmente você deixará em “Normal”
A fonte usada. Fica a seu gosto
Aqui você ajusta a distância da legenda para a borda inferior da imagem (barra horizontal) e a distância entre as linhas (barra vertical).

Atenção: no AviSub 1.8 isso não funciona! Use o Sub2DivX se precisar posicionar legendas verticalmente.

Atenção: Certifique-se de ter espaço em disco suficiente para acomodar a nova cópia do filme antes de começar. AViSub 1.8 não checa isso, nem o DivxMux. O seu espaço em disco será usado até chegar a zero e no final será exibida uma mensagem dizendo que o filme foi gerado sem problemas! O filme, óbviamente, estará incompleto e corrompido.

Comece com Load AVI e escolha o filme onde vai inserir as legendas. O programa usa o filme para determinar suas dimensões e se é NTSC ou PAL. Isso é importante no posicionamento das legendas.

Clique em Load srt, txt, idx e escolha a legenda;

O programa vai carregar a legenda inteira na caixa no canto superior direito do programa e verificar linha por linha se o texto caberá na tela com a fonte escolhida.

Se tudo estiver OK, apresentará a mensagem:

Se encontrar alguma linha grande demais, apresentará a mensagem:

No exemplo ao lado “para pôr de lado todas as broncas para o bem da humanidade” foi a primeira linha encontrada que não caberia na tela.

Caso dê o erro acima, vá mudando as opções de fonte e tamanho de letra até que não dê mais erro. Se a única opção sem erro resultar em uma legenda pequena demais, é porque existem linhas no arquivo de legenda que são compridas demais. Feche o AviSub, corrija o arquivo de legenda e depois volte ao AviSub. AviSub não quebra linhas automaticamente

O programa com as legendas carregadas se parecerá com isto:

A imagem exibida não tem nada a ver com o filme carregado, exceto que será uma versão de 720×480 se seu filme for NTSC e 720×525 se seu filme for PAL.

O fundo azul só aparece no programa. No filme o fundo será transparente.

Note que a legenda que aparece na tela é a que está selecionada na caixa no canto superior direito.

Quando estiver satisfeito, clique em Generate Subbed AVI e observe a barra de progresso logo acima do botão. O programa pode parecer ter travado em algum momento, mas é normal. Aguarde uns 5 minutos para um filme de 700MB. No meu computador, leva 2 minutos.

Reproduzindo o arquivo

AviSub gera um arquivo com extensão .divx, que é a extensão oficial DMF/DivX6. Para que o Windows reconheça o arquivo como válido e, sobretudo, para ver no PC as legendas embutidas, você precisa instalar o DivX player oficial da DivX Networks, que é o único software de PC que sabidamente reconhece as legendas embutidas.

Como alternativa, você pode tentar a minha versão “light” do DivX player, que não precisa ser instalada.

Lembre-se: O .divx não passa de um AVI hackeado e basta renomear o .divx para .avi para poder usar o arquivo em qualquer programa. Você só não verá as legendas embutidas.

Já parece que os DivX players certificados são mais espertos. No LG 8xxx e no DVP5100, mesmo que você renomeie o arquivo .divx para .avi, o aparelho encontrará as legendas embutidas.

Então, para assegurar a máxima compatibilidade, você pode renomear todos os .divx para .avi, porém eu recomendo que você dê uma dica disso no nome do arquivo, para saber que nele existem legendas embutidas. No Windows e nos players, você pode até fazer desse jeito:

NomeDoFilme.divx.avi

ou

NomeDoFilme.dmf.avi

Nota: AviSub muda o FourCC do arquivo destino para DX50, mesmo que o arquivo origem seja XVID. Portanto tenha em mente que identificar posteriormente que codec originalmente criou um arquivo que foi gerado pelo AviSub vai ser difícil ou impossível.

Problemas com alguns AVIs

Primeiro e mais importante: DivxMux.exe não suporta caracteres acentuados ou especiais nos nomes de arquivos e pastas. Se houver qualquer caractere não suportado, AviSub sequer começará o prcessamento e acusará uma mensagem de erro bem pouco esclarecedora. Use nomes simples para os arquivos. Este problema é discutido neste tópico do meu fórum.

Esta é a mensagem que é exibida para praticamente todos os erros:

Nem mesmo o autor de AviSub sabe exatamente por que alguns vídeos não podem ser processados. Basicamente, é culpa do DivxMux. Em geral, o mesmo filme que não pode ser processado com o AviSub não poderá ser processado pelos métodos alternativos de inserção de legendas também (incluindo o sub2divx).

Muitas vezes o AviSub dá essa mensagem genérica, mas a mensagem específica dada pelo DivXMux é mais esclarecedora. Para saber qual é a mensagem exata do DivXMux, basta seguir esse procedimento:

  • Feche o Avisub se este estiver aberto;
  • Apague a pasta c:\tmp99 (ou a pasta temporária definida por você);
  • Abra o Avisub e execute o procedimento normalmente até a mensagem de erro;
  • Sem fechar o Avisub, vá até a pasta c:\tmp99 e procure pelo arquivo divxmux.bat;
  • Clique com o botão direito, selecione Editar;
  • Acrescente uma linha no final com a palavra PAUSE;
  • Salve e feche;
  • Execute divxmux.bat. Deverá aparecer uma janela com a mensagem de erro do divxmux.

Se você não entende o que quer dizer a mensagem e precisar pedir ajuda a alguém, copie e cole no seu pedido de ajuda. Se estiver usando o XP, o procedimento para copiar o texto inteiro é:

  • Clique com o botão direito e escolha Selecionar Tudo
  • dê ENTER

Discussão Oficial

Possibilidades conhecidas (todos são problemas que afetam o DivXMux):

  • AVI corrompido – Um filme pode ser reproduzido aparentemente sem problemas no computador ou DivX player e mesmo assim sofrer de algum problema que irá aparecer no momento em que tiver que ser processado;
  • MPEG Quantization – Você pode checar isso com o MPEG4Modifier. Só pode ser resolvido com reprocessamento completo do AVI (virtualdub);
  • FourCC não suportado;
  • Filme origem está em um DVD ou CD. Mídias somente leitura não são suportadas porque Avisub só grava no mesmo diretório que o original;
  • DivX3 não é suportado – Só pode ser resolvido com reprocessamento completo do AVI (virtualdub);

Modos de contornar o problema, propostos no fórum AviSUB:

    1. Processar o AVI com VirtualDUBMod (usar DirectStreamCopy). Se fizer a famosa pergunta do áudio VBR, responda NÃO;
    2. Processar o AVI com o AVImuxGUI antes (3 minutos);
    3. Mudar o FourCC do AVI para “DIVX” antes.

Atenção: Se o processo terminar sem erros mas você estiver tendo qualquer tipo de problema com os filmes gerados, incluindo arquivos pequenos demais ou sem áudio, experimente a opção “1″ acima no original.

Você consegue criar o .divx mas as legendas não aparecem no aparelho?

1) Seu filme é PAL e aparece uma mensagem na tela mostrando que a legenda foi selecionada quando você aperta o botão subtitle?

Seu aparelho tem um bug e a legenda está sendo exibida, mas tão embaixo que não pode ser vista. Use o sub2divx para posicionar as legendas mais para cima. Eu não sei dizer exatamente o quanto para cima você deve ajustar, mas faça um teste colocando as legendas no meio da tela, só para se certificar de que vão aparecer e ter uma idéia do quanto vai ter que baixar depois.

Para saber que aparelhos sabidamente tem o problema, procure o item “Posiciona corretamente em filmes PAL” na Tabela Comparativa.

2)Nada acontece quando você aperta o botão subtitle do remoto?

Teste se o problema é com os arquivos que você cria ou no seu aparelho com estes dois filmes (basta um deles). São demos da DivX que eu uso nos meus testes. Tenha em mente que talvez você tenha que apertar o botão subtitle do remoto para que a legenda apareça

Se você rodar os exemplos acima e não aparecerem legendas, seu aparelho não é compatível com legendas DMF. Não há nada que AVISUB ou SUB2DIVX possam fazer por você.

Você centraliza as legendas, mas no aparelho estão deslocadas para a direita?

Aparentemente é um bug na implementação DMF no seu aparelho.

Eu investiguei o problema e encontrei o seguinte:

Legendas perfeitamente centralizadas

  • DVP5100 com firmware Umbanda 5.1
  • Lenoxx DV-406
  • LG 8XXX com firmware br0max
  • DivX Player 6.3

Legendas deslocadas para a direita

  • DVP5100 com firmware jmaraujo 1.03b
  • Philips DVP5965 (testado por um usuário)

Você pode contornar o problema usando o programa sub2divx. Com ele você pode definir a posição horizontal da legenda e o Avisub não tem essa facilidade. No meu teste, uma “horizontal pos” de -34 compensou o erro do firmware jmaraujo 1.03b.

O único problema é que seus .divx ficarão com as legendas deslocadas para a esquerda em todos os aparelhos “certos”, mas você pode contornar esse problema também embutindo duas legendas: Uma normal e outra deslocada para a esquerda. Sub2divx permite isso.

Você quer remover as legendas?

Se por qualquer motivo você quiser remover as legendas embutidas, basta abrir o arquivo no VirtualdubMod e mandar salvar com a opção Direct Stream Copy. Uma cópia será gerada, sem as legendas (nem qualquer outro recurso DMF).

Bugs que achei na versão 1.8 do AviSub
  • Se clicar em “Set Default Values” depois que uma legenda estiver carregada, terá que carregar a legenda novamente;

Esta página foi visualizada vezes desde desde 03/01/2007

9 comments to Tutorial AVISUB

Deixe uma resposta

  

   - O e-mail neste site serve apenas para que o blog possa lembrar que você já comentou antes. Não é usado como prova de identidade.)

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Siga as Regras de Participação, ou seu comentário será ignorado.