DivX Players

DVD/DivX/Firmware – FAQ Geral do Site/Fórum/Blog

Atenção: Se não encontrar a resposta para sua dúvida aqui, consulte a Tabela Comparativa, mesmo que seu aparelho não esteja na lista. A Tabela foi construída para ser uma ferramenta educativa e diversos problemas são abordados lá.

Antes de fazer uma pergunta sobre desenvolvimento de firmware, leia também meu FAQ de desenvolvimento.

Problemas de som/imagem/legendas

Por que a imagem do filme é cortada nas laterais?
Por que a imagem do filme é cortada embaixo?
Por que as legendas (geralmente, anime) aparecem cortadas horizontalmente na TV?

Provavelmente, overscan.

Meu aparelho só carrega legendas com o mesmo nome do filme. É possível fazer com que carregue com nomes diferentes?

Se for Mediatek, possível, é. Mas muito complicado. Pode até aparecer um firmware alternativo com esse recurso, mas não conte com isso e nem cobre isso de quem desenvolve, porque se ele/ela soubesse fazer já teria feito.

Não consigo assistir mais que X segundos de um DVD sem que a imagem fique muito ruim e/ou desapareça. Mas então a imagem volta e o ciclo se repete!

Se isso só ocorre com filmes DVD-Video, estes estão gravados com Macrovision habilitado e algum aparelho no caminho até sua TV é sensível a isso.

Por que a imagem no meu aparelho parece *pior* que no PC?

1) Certifique-se de não usar opções personalizadas de vídeo nem no seu player, nem na sua TV. Personalizar brilho, contraste, sharpness, etc., é o motivo número um dos efeitos esquisitos na exibição. Carregue as opções padrão. Nas TVs SONY, desligue a opção “Clear Edge VM” para cada entrada onde estiver ligado um DivX player.

2) A saída de vídeo “normal” (vídeo composto) de qualquer DivX player pode produzir alguns efeitos esquisitos na tela, como legendas DivX e textos em menus que cintilam/tremem. Usando saídas de vídeo melhores como a S-Video ou a Video Componente, esses efeitos podem ser reduzidos ou eliminados. Quando eu uso a Video Componente a imagem fica perfeitamente livre dessas coisas na minha TV;

3) Antes de culpar o aparelho por alguma coisa, sempre teste outras opções de conexão e de exibição ou até mesmo outra TV. Por algum tempo o LG DK9923N foi alvo de críticas por exibir “manchas” na tela da parte de uns poucos usuários (dois ou três) que assustavam outras pessoas interessadas em comprar o aparelho. Mais tarde um deles finalmente descobriu que as manchas só apareciam quando ele usava a opção “Progressive Scan” de sua TV; e os outros então pararam de se queixar;

4) Seu AVI pode ter sido codificado usando Custom Quantization Matrices (CQM). A maioria dos aparelhos tem dificuldade, em níveis variados, para exibir filmes assim com qualidade;

O aparelho estava funcionando perfeitamente e agora a imagem está completamente embaralhada!

Alguém ativou a opção “progressive scan” do aparelho e a TV não tem suporte. Para corrigir, você tem quatro opções:

1) Verifique se o Progressive Scan de seu aparelho é ativado por chave externa. Isso é raro, mas existe (o Lenoxx DV-406 é um exemplo). As próximas opções são válidas para Progressive Scan ativado por menus;

2) Consulte o manual à procura do método de desativação emergencial do Progressive Scan ou de RESET. Nem todos os fabricantes divulgam o método (se houver), mas costuma constar dos manuais Philips e LG, por exemplo;

3) Leve o aparelho até uma TV que suporte Progressive Scan. Aí você terá uma imagem estável e poderá desligar a opção pelos menus;

4) Procure outro aparelho de DVD igual que você possa usar, e siga o procedimento de desativação do Progressive Scan (ou de RESET, se houver) pelos menus, anotando cuidadosamente a sequencia de comandos do remoto necessária (cuidado para não ativar o Progressive Scan no outro também!). Voltando ao seu, siga cuidadosamente a seqüencia às cegas. Se você fizer tudo direito, a imagem deverá voltar.

Por que meu filme tem som mas não tem imagem no aparelho “XYZ” (aparece apenas a tela de “background” do próprio aparelho)?

1) Seu filme provavelmente tem uma largura ou altura maior que a especificação “Home Theater” da DivX. Como regra geral, qualquer filme que ultrapasse os limites de 720×525 (qualquer um dos dois) não rodará. Note que qualquer coisa maior que isso tem uma resolução maior que a de um DVD! Filmes assim são geralmente chamados “HDRIP” porque foram extraídos de uma fonte de alta definição (“HD” vem de “High Definition” e não de “Hard Disk” como muitos podem imaginar). Fazer um HDRIP a partir de um DVD é uma tolice. Um DivX feito a partir de um DVD que seja maior que um “DVDRIP” (720×576, no máximo) está apenas desperdiçando bytes com informação “interpolada”.

2) Se não for esse o caso, você provavelmente tem um codec não suportado no stream de vídeo

3) É raro, mas isso pode acontecer se o FourCC do filme estiver errado.

Por que a imagem até aparece, mas como se fosse um slide show?

Provavelmente, GMC de 3 pontos. Você vai ter que recomprimir sem GMC.

E se eu tiver imagem mas não tiver som?

Verifique o codec do áudio. Como regra geral, apenas MP3 e AC3 são suportados. DTS também é suportado em alguns aparelhos, mas para ouvir o som você precisa usar uma das saídas digitais. Alguns raros aparelhos suportam audio AAC e OGG;

Se você está usando uma saída digital, mexa na configuração da saída no setup do seu aparelho. No LG, por exemplo, mudar de “bitstream” para “MPEG” pode resolver.

Não estou satisfeito com as legendas DivX do meu aparelho. Há algo que possa ser feito?

Suas opções costumam ser quatro:

  • Aproveite-se do fato de que todos os aparelhos certificados DivX são compatíveis com DMF e adote esse formato de legendas. Veja do que eu estou falando aqui e o tutorial aqui . Infelizmente isso não resolve o problema dos discos já gravados;
  • Verifique se existe uma atualização de firmware, oficial ou não, que corrija isso (não me pergunte. use o Google!). Para a maioria dos aparelhos, é perda de tempo;
  • Abra o aparelho, verifique se o chipset é de um modelo já hackeado (hoje, só Mediatek 1389 e ESS Vibratto II) e vá à luta para extrair o firmware e criar a sua própria modificação. Você precisa ser determinado, ter bastante tempo livre e vai ter que ler um bocado. E nem todos os tutoriais necessários estão em Português ainda;
  • Faça greve de fome na porta do fabricante até ele resolver o problema (só assim ele vai dar atenção).

Informações sobre aparelhos

Você conhece o aparelho “tal”?

Não, e se você não tem informações para me dar sobre ele, não me incomode com a existência dele. Não tenho tempo, nem dinheiro, para conhecer tudo que há no mercado. E se soubesse de algo digno de nota, já estaria publicado.

Quando você vai fazer o review/análise do aparelho “tal”?

Quando você me der um de presente, ou mandar emprestado por no mínimo 30 dias com todas as despesas de correio pagas e autorização para abri-lo, é claro! Eu fico especialmente incomodado com pessoas que tem o referido aparelho e perguntam a mim quando vai sair um review (sim, por mais absurdo que pareça, acontece com freqüência).

Você sabe como hackear/desbloquear/desmontar/estuprar o aparelho “tal”?

Não! Se não está no meu site (use a busca Google no topo desta página), não desperdiçe meu tempo com isso!

Qual o melhor aparelho compatível com DivX?
Qual a melhor opção do mercado, hoje?
O aparelho “A” é melhor que o aparelho “B”?
Que aparelho devo comprar?
Tenho R$xxx para gastar, o que me recomenda?

Devo comprar “A” ou “B” (ou “C” ou “D” ou “E”…)?

Atenção: A maioria das perguntas desta página é proibida inclusive em qualquer fórum ou blog que esteja sob minha responsabilidade. Estas principalmente, porque as considero simplistas demais e contrárias ao objetivo do trabalho que faço. Mesmo que as perguntas não seja dirigidas a mim, serão apagadas e você poderá ser banido.

Essas perguntas não tem resposta, a não ser que você pergunte a um ditador, a um vendedor ou ao dono de algum aparelho (como regra geral, ele dirá que o aparelho dele é o melhor). Leia isto aqui.

Se você insiste em querer que alguém escolha por você, fique de olho nas bancas de revistas. De vez em quando aparece uma revista “especializada” publicando uma matéria de duas ou três páginas onde “analisa” de dois a quatro aparelhos e escolhe “o melhor”. Se você acredita que eu posso dizer a você que aparelho você deve comprar, também acredita que dá para resumir a análise de quatro aparelhos em duas páginas (só para constar, um leitor me disse que minha análise do DVP642 dá umas 100 páginas impressas). E então, vai ficar satisfeitíssimo com a “escolha” da revista.

Que aparelho você compraria?

Algumas pessoas me fazem essa pergunta tentando contornar minha recusa em tomar partido por um determinado fabricante ou aparelho. Lamento, mas se não consegue decidir baseado nas informações que publico, deve procurar aconselhamento em outra parte (não vai faltar quem diga a você o que deve comprar). Eu tenho uma firme convicção de que as pessoas devem ter informação suficiente para fazer suas próprias escolhas, sem usar a opinião de outras como “muleta psicológica”. O objetivo do meu trabalho é dar a informação. A escolha fica exclusivamente por sua conta. Qualquer um que ache que o que é melhor para ele é melhor para todos os outros é candidato certo ao cargo de ditador (Hugo Chavez, por exemplo). Eu não tenho esse tipo de inclinação e sei perfeitamente que o melhor para mim não é necessáriamente o melhor para os outros.

Firmware

Você tem um firmware para o aparelho “tal”?

Não. Se você não pode encontrar um firmware usando o Google ou dando uma busca no meu site, não me pergunte por ele. Porém se for um link quebrado do meu site, informe que eu verei se tenho uma cópia local para disponibilizar.

O firmware do meu celular/receptor de TV digital/torradeira não é bom. Você pode fazer com ele o que faz com os DivX players?

Não. O conhecimento que se adquire em firmware é específico para um aparelho ou linha de aparelhos que use o mesmo chip e programa básico. Embora aprender a hackear firmwares Mediatek vai solidificando meu conhecimento em Assembly (a linguagem base de todos os hacks), não basta ter conhecimento da linguagem. Cada chip e aparelho tem segredos de projeto que precisam ser desvendados e isso requer centenas de horas de trabalho combinado. O desenvolvimento de hacks para o chip Mediatek MT13x9 começou em 2003, dezenas de pessoas competentes já contribuíram seu tempo ao projeto e ainda assim muita coisa do funcionamento dos players ainda é um mistério.

O aparelho de DVD “tal” pode se tornar compatível com DivX com uma atualização de firmware?

Isso é impossível, pois requer maior poder de processamento e consequentemente chipsets diferentes. Existem umas raras exceções conhecidas no mundo (menos de 0,01% dos modelos), como o Pioneer 578, que é exatamente isso: uma exceção, porque trata-se de um aparelho equipado com CPU DivX que foi vendido “capado” e em geral os fabricantes não tem motivos para fazer tolices desse tipo.

Isso tem o potencial de ser mais comum no caso dos gravadores de DVD de mesa. Alguns podem ter processadores compatíveis com DivX e o fabricante pode preferir vender sem essa opção ativada, porque ele deseja vender como gravador de dvd apenas e não deseja lidar com chamadas de suporte relacionadas com a função DivX. Se o fabricante não colocar “compatível com DivX” ou “compatível com Mpeg4” na propaganda, ele tem todo o direito de manter a função desabilitada e nunca liberar um firmware que a habilite.

O aparelho “tal” não suporta h.264, x.264, etc. Uma atualização do firmware poderia resolver isso?

De jeito nenhum.

O aparelho “tal” não suporta ogm, realmedia, 3ivx, quicktime, rmvb, etc. Uma atualização do firmware poderia resolver isso?

Se o chipset suporta, mas o fabricante não implementou, é possível. Esse é o caso de OGM/Ogg Vorbis, que é suportado pelo chipset Mediatek mas apenas a Pioneer implementou adequadamente.

Se o chipset não suporta, e a melhor maneira de saber isso é descobrir se existe algum aparelho com o mesmo chipset que suporte, então esqueça. Existem problemas técnicos e financeiros (royalties) envolvidos;

Eu tenho o aparelho “tal”. Onde posso conseguir um firmware melhor?

1) Se já não está no meu site, não sei! Você tem à sua disposição a mesma fantástica ferramenta que utilizo: o Google! É de graça, é seu amigo e não morde!

2) Para certos aparelhos, principalmente os que não são baseados em chipset Mediatek 1389, esperar por um firmware modificado pode ser absoluta perda de tempo pelos seguintes motivos:

  • Todos os firmwares modificados até hoje foram criados a partir de informações “hackeadas” e/ou obtidas por deslizes dos fabricantes de aparelhos, que deixaram vazar informações ou ferramentas (o MtkTool da Mediatek) sigilosas (por que é segredo, eu não entendo) para os usuários finais;
  • O Zoran Vaddis, que equipa os Samsung e o Gradiente, e o Sunplus, que equipa os mais vagabundos como o Gotec, nunca foram hackeados. Apenas ESS Vibratto (com resultados limitados) e Mediatek 13×9 (com resultados impressionantes) foram;
  • Hackear um firmware sem informações exige centenas de horas de um esforço combinado com muita Engenharia Reversa e tentativa-e-erro. Se hoje um hack de aparelho Mediatek se faz em horas ou dias isso se deve à pré-existência de ferramentas e informações prontas, especificas para o chip em questão, que foram criadas/descobertas pelos hackers anteriores e deixadas à disposição da comunidade. Não existe nada desse tipo para Zoran ou Sunplus e o que existe para ESS é muito limitado.

E quanto ao fabricante?

A história desses aparelhos mostra que os fabricantes não estão empenhados em consertá-los e muito menos aperfeiçoa-los. Já recebi diversos relatos de pessoas que contataram o serviço de suporte do fabricante e as Assistências Autorizadas para descobrir o seguinte;

  • O Suporte geralmente mal sabe o que é DivX. Qualquer pergunta mais complicada do que “como eu conecto o aparelho na minha TV” geralmente dispara uma resposta do tipo “o senhor precisará levar o aparelho para uma Autorizada analisar o problema”
  • Levando na Autorizada, você fica surpreso com o fato de que os “técnicos” não sabem o que é firmware e nem sabem consertar nada, porque qualquer coisa requer a troca de uma placa que vem lá “dos cafundós do Judas”;

Não, eu não estou falando de “fabricantes genéricos” como a Gotec. Essas coisas estão acontecendo com clientes LG e Philips!

Por exemplo:

“…Quanto a quem pensa em levar a uma autorizada Philips, esteja preparado para passar raiva, levei o meu e me pediram 10 dias só para me dar uma resposta. Quando falei da atualização do firmware os caras não sabiam nem o que era isso, ai fui na net e resolvi meu problema em apenas um dia.”

Fonte: um leitor em meu blog em 08/01/2006

“…estou em Sao Vicente, Baixada Santista, e aqui nem a autorizada sabe o que é firmware…”

Fonte: Um leitor, falando sobre o Philips DVP642, por e-mail em 28/10/2005

…Levei em uma autorizada daqui de sjcampos, mas acreditem, não sabem o que é firmware…nem tampouco vão arrumar.

Fonte: Um proprietário de Philips DVP5100, no forumpcs em 24/01/2006

A Philips é a empresa que mais libera atualizações de firmware que podem ser baixadas de seu próprio site e instaladas pelo consumidor, mas a história também mostrou que na maioria das vezes a Philips só corrige problemas que a maioria dos usuários nem sabia que existiam. Os problemas que realmente descabelam os usuários costumam ser resolvidos por firmwares modificados pelos usuários. Existem exceções.

A LG nunca disponibiliza atualizações de firmware no site, mas de vez em quando resolve um problema de seu firmware e novos lotes do aparelho são vendidos com o firmware corrigido. Existem relatos não confirmados de que na Assistência é possível atualizar o firmware do aparelho. No fim das contas, a maioria dos usuários LG se beneficia mesmo é da boa vontade de outros usuários, que ao saber que seus aparelhos tem um firmware melhor, instalam um cabo, e extraem o firmware (porque os aparelhos LG são geralmente Mediatek e essa possibilidade existe), disponibilizando para todos. Hackers como o br0max se mantém à frente da LG baseando suas modificações nas versões mais recentes que conseguem encontrar. E o hacker New Age está sempre fazendo Engenharia Reversa e publicando suas descobertas;

A única coisa que sabidamente a Samsung fez até hoje, foi liberar uma atualização de firmware que corrigia um grave problema nas legendas DivX. E mesmo assim só liberou a atualização quatro meses depois do produto estar nas lojas, e porque estava afetando as vendas do mesmo;

Quanto aos outros fabricantes, é melhor esquecer. Até hoje não fizeram nada digno de nota;

Posso voltar ao firmware original/anterior depois do upgrade?

Desde que você tenha uma cópia do firmware original/anterior guardada, a regra geral é SIM! Você sempre pode voltar para qualquer versão anterior do firmware que você tenha arquivada. Às vezes existe um procedimento especial a ser seguido, como acontece com certos upgrades de players da LG, mas sempre é possível.

Posso usar o firmware do aparelho A diretamente no aparelho B?

A regra geral é NÃO! E não me pergunte se sei algo sobre o seu caso específico.

Mesmo que dois aparelhos usem a mesma CPU, existem algumas características de cada aparelho que podem impedir o intercâmbio de firmwares:

  • O tipo de loader (bandeja, slot ou drive IDE);
  • A calibração do laser (exceto nos drives IDE) – É toda gravada no firmware e loaders diferentes costumam (mas nem sempre) ter calibrações diferentes. Por exemplo, Philips 3040K e 5100K tem loaders evidentementente diferentes (bandeja e slot) mas a calibração é a mesma. Porém mesmo assim não funciona porque você não consegue carregar/ejetar o disco;
  • O controle remoto – Toda a tabela de interpretação dos comandos fica no firmware. Se os controles não forem iguais, não vai funcionar. Só vale a pena tentar se você tiver os controles remotos de ambos os aparelhos;
  • O display – O circuito integrado que controla o display também costuma controlar a matriz que interpreta as teclas que ficam no aparelho. O firmware de um aparelho que tem um display diferente tanto pode deixar o display inoperante quanto interpretar de forma errada as teclas (ou não interpretá-las de jeito nenhum);

Colocar um firmware inapropriado no seu aparelho pode deixar a operação suficientemente prejudicada a ponto de você não conseguir reverter e acabar com um aparelho inutilizado nas mãos.

A maioria das pessoas que fazem MOD/Tuning de firmware extrai pedaços do outro firmware que são compatíveis ou, no caso dos mais avançados, compatibiliza os trechos incompatíveis. Geralmente o hacker tem o aparelho em questão, equipado com um meio qualquer de recuperá-lo caso algo dê errado, ou tem um amigo habilitado a fazer isso e é ele quem testa.

Além disso, usar o firmware (ou trechos dele) de outro aparelho no seu pode eventualmente ser considerado ilegal pelos fabricantes (ou pelos detentores de certas patentes), se houver suficiente “propriedade intelectual” envolvida. Até agora, nenhum se manifestou. Mas caso isso venha a acontecer, ainda não será possível deter hackers “top level” como New Age, porque ele não trabalha com trechos de outros aparelhos. Ele faz engenharia reversa no firmware e modifica-o de acordo com seus interesses e necessidades.

Caso raro: O Philips DVP3040K aceita o firmware do Philips DVP5140 com mínimos efeitos colaterais.

Diversos

Por que o player não reproduz (ou reproduz com enorme dificuldade) os filmes da minha câmera digital?

Se você precisa fazer essa pergunta, sequer sabe o que significa “DivX”. Procure se informar sobre “containers”, “codecs” e “resolução” (tudo isso é explicado em meu site). Quando tiver entendido os conceitos envolvidos, saberá porque não funciona.

Meu humor e outros

Eu posso ajudar? Como?

1) Não atrapalhando, claro.

2) Lendo com atenção tudo o que escrevo. Absorvendo o que publiquei você pode agir como “multiplicador” e passar adiante o que ensinei. Vai ser uma pessoa a menos fazendo perguntas simplórias e uma pessoa a mais com o conhecimento necessário para fazer descobertas interessantes e análises válidas. Hoje você está aprendendo comigo. Amanhã, eu aprenderei com você.

3) Fornecendo informações sobre o aparelho que você tem. Fotos, opiniões, e qualquer informação que não esteja na propaganda são importantes; Você não precisa nem deve fornecer nada para mim, mas apenas publicar na Internet em algum fórum ou no seu site. Se você me passar o link e eu acreditar que você fez um trabalho que vale a pena divulgar (não é preciso muito, mas eu não recomendo qualquer coisa a meus leitores) eu publicarei no meu site e você pode aproveitar um pouco da minha visibilidade. Você também pode trabalhar inteiramente por conta própria, pois não faz diferença para mim. O importante é que a informação seja passada adiante. Qualquer foto que você me passar será rotulada com seu nome ou nickname por mim, se você já não o tiver feito, antes da publicação

Eu mandei uma mensagem privada para você no fórum. Por que não respondeu?

Mensagem Privadas devem ser usadas para assuntos privados. Se não respondi, sua mensagem não tinha teor privado (se tinha, me desculpe). Discutir por MP o que pode ser discutido abertamente no próprio fórum se opõe à existência da comunidade e evidentemente não tem cabimento.

Tá… mas não seria educado pelo menos dar uma resposta qualquer?

Concordo. Mas você não está na minha pele. Eu prefiro ficar em silêncio, para evitar encarar reações desse tipo, de um completo estranho:

Considere meu silêncio uma “estratégia anti-stress”. É importante salientar que no mesmo fórum já existia um extenso tópico sobre o aparelho em questão.

Você é antipático ou é impressão minha?

Se você teve essa impressão, é porque eu quero que você acredite nisso. Se você leu um trigésimo do que eu tenho publicado neste site e ainda passa pela sua cabeça que sou burro o suficiente para não saber que minha franqueza pode despertar antipatia, então é para você me achar antipático, mesmo 😉

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>