Cidade das Sombras” (Dark City – 1998) foi um dos melhores filmes de ficção científica que já assisti, comparável em muitos aspectos a Matrix, embora este último seja filosoficamente muito mais complexo (e, por isso, mais difícil de acompanhar).

Eu peguei esse filme depois que o encontrei na lista dos melhores filmes de ficção do IMBD. Acabou sendo bem melhor do que eu esperava; Eu literalmente levantei da cadeira quando a verdade sobre a cidade foi revelada.

Talvez se eu tivesse dado uma pausa no filme e parasse para pensar e ligar uma coisa com a outra, eu tivesse percebido o que estava acontecendo antes da verdade ser revelada na busca por “Shell Beach”. Mas não suspeitei nem por um instante e valorizo muito os filmes “imprevisíveis”. Neste ponto eu diria que o filme é semelhante a “13o Andar” e a “O Show de Truman”, mas se você pensar muito nessas minhas dicas pode acabar descobrindo como é o final e estragar o prazer de assistir ao filme. Nas críticas de adorocinema você vai ver gente que disse ter dormido ao assistir ao filme, mas provavelmente esses esperavam que o filme fosse de Terror e quebraram a cara :)