“Guerra dos Mundos” (War of The Worlds – 2005) [spoiler] foi melhor do que eu esperava, principalmente pelo fato de que, talvez por ser um filme de Steven Spielberg, o espectador é poupado da maior parte das cenas de violência. Nada de braços ou cabeças sendo decepadas na tela. Isso me deixou muito mais à vontade para apreciar o filme.
Tenha em mente que o filme é um “drama” de ficção científica; A maior parte das cenas é focada no aspecto dramático de uma invasão alienígena e não no combate que, aliás, é quase inexistente dada a superioridade tecnológica do exército invasor e do elemento surpresa. Como o personagem de Tim Robbins diz: “Isto não é uma guerra… é um extermínio”.
Em muitos aspectos, o filme se parece com Sinais (Signs – 2002), incluindo a rapidez com que tudo acaba.
Se você seguir o link que dei lá em cima, verá muitos leitores de adorocinema reclamando que nada é explicado no filme. Eu é que não entendo isso, porque para mim tudo o que precisava de alguma explicação foi esclarecido na introdução, ao longo do filme ou em seu final.
É óbvio que a direção do filme poderia ter sido mais caprichada. Em muitas cenas, principalmente na chegada à barca, pode-se perceber a falta que um diretor severo faz. Faltou realismo ao comportamento da multidão.