Hoje de manhã eu liguei a TV e por acaso fui assistir ao Telecurso, da Globo.
Era uma aula de matemática. Eles queriam medir a altura de um obelisco em São Paulo. comparando sua sombra com a sombra de uma vareta. As medidas foram as seguintes:
Altura da vareta: 1M
Sombra da vareta: 1,25M
Altura do obelisco: ?
Sombra do obelisco: 90M
Fizeram uma regra de três e concluíram que o obelisco tinha 112.5M de altura.
????????????????
Peraí… Como é que a sombra da vareta é maior que sua altura, mas a sombra do obelisco é menor que a altura do obelisco? Eu não estava dando lá muita atenção às contas, mas o resultado era obviamente ilógico.
Se considerarmos que as medidas apresentadas estão corretas, a altura do obelisco deveria ser de 72M!
E no final da aula vê-se uma longa lista de créditos, com “equipe pedagógica”, “professores redatores”, etc. Que alguém cometa um erro desses numa aula ao vivo, é admissível. Mas como esse material é gravado e exibido com erro e tudo?
É, a educação no Brasil só tende a piorar.
#1 por TRON em 31 de dezembro de 2008 - 13:34
Ryan ,
Nesse caso vc está errado.
Olhe as medidas.
Vareta 1m , Sombra 1,25…
A sombra pode ser o dobro, o triplo do tamanho do objeto.
Tudo depende do angulo da fonte de luz.
Ou a sombra pode ser até praticamente ZERO. Fonte de Luz com ângulo de 90 graus exato sobre o objeto.
#2 por Jefferson em 31 de dezembro de 2008 - 14:14
TRON,
Não entendi.
Você não explicou como, numa medição feita numa mesma hora do dia e numa mesma posição geográfica, com o sol como fonte de luz, a sombra de um objeto pode ser maior que este, enquanto a sombra de outro objeto é menor.
Talvez eu esteja há muito tempo longe da escola, mas no meu entender, isso é impossível.
#3 por Jefferson em 31 de dezembro de 2008 - 18:22
E para completar…
… o tal obelisco tem mesmo 72 metros”, e não 112.5 metros, como afirmou o Telecurso.
#4 por Marcelo Ahe em 23 de fevereiro de 2009 - 12:51
Bom, como sempre acho, não dá para esperar nada de bom das organizações Globo. Mesmo quando as intenções deles “parecem” boas, rs…
#5 por Cesar em 27 de maio de 2009 - 23:42
A resposta é dada pela semelhança de triângulos (assumindo que a fonte de luz esteja no infinito, o que é razoável para o sol), então o Jefferson está certo, são 72m.
#6 por Simone Varoni em 11 de novembro de 2009 - 1:19
vc é muito inteligente!
#7 por Jefferson em 11 de novembro de 2009 - 1:54
Simone,
Vindo de uma professora de matemática, é um tremendo elogio.
E eu nunca fui bom em matemática.
#8 por SIMONE MARIA MOREIRA em 29 de janeiro de 2010 - 11:32
EU ACHO QUE AO INVEZ DE TV GLOBINHO COM ESSES DESENHOS INFLUENCIADORES DIVIAM COLOCAR O TELECURSO NESSE HORARIO PROGRAMAS EDUCATIVOS A HORA QUE AS CRIANÇAS ESTAO ACORDADOS,ALEM DISSO VCS NAO SE PREOCUPA COM A CRIANÇA QUE ESTA SENDO INFLUENCIADOS POR ESSES DESENHOS MONTRUOSOS