[BUZZ] TVs com “FM transmitter”.

Muitas TVs estão vindo com "FM transmitter". Até a semana passada eu não imaginava qual seria a utilidade disso (por quê eu iria querer transmitir o áudio por FM?) Mas enquanto eu discutia as características de uma TV com minha irmã a ficha caiu: fone de ouvido sem fio!

Como eu não vi isso logo?!

No caso, você transforma qualquer "walkman" em fone sem fio da TV. Isso é muito útil quando tem alguém dormindo e você quer assistir a seu programa favorito sem ter que deixar baixinho e ainda ouvir reclamações :)

20 comentários
  • E jogar videogame tambem.. com o som nas alturas :P

    Outra alternativa tb é o cara ter um Mini|Micro System proximo a TV e colocar o audio pra sair nele.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Eu não me considero um cara de "ouvido bom" mas eu costumo perceber claramente a baixa qualidade do áudio FM, por isso eu não usaria uma conexão por FM quando eu pudesse usar um cabo. Se o Micro System não tiver entrada AUX, aí é o jeito mesmo.

  • Ou a TV nao tiver saída. Infelizmente a minha nao tem nem audio out e nem fm transmitter :P Acho que a baixa qualidade tenha haver com a qualidade do transmissor e receptor, se forem de qualidade acho que fica tão bom (ou melhor) que o cabo RCA (a depender também da qualidade do cabo, distância, soldas)

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Eu não tenho dados ou links na cabeça para oferecer, mas pelo que eu me lembro não tem jeito de FM oferecer uma qualidade que se aproxime do CD. Mas posso estar enganado, pois a última vez que dei atenção a isso deve ter sido há uma década.

    Mas sempre que eu sintonizo o rádio no carro, torço o nariz. :)

  • Adoraria que essa coisa de FM transmitter pegasse pra valer mesmo.

    Gosto de assistir TV sem incomodar os outros. Principalmente quando se mora em apartamento pequeno. É um saco ouvir a TV quase no MUDO quando é tarde da noite, por exemplo.

  • Então se você considera nao ter um "ouvido bom" eu sou completamente surdo ehhehee.

    Em termos de FM acho que a inviabilidadade em fornecer uma qualidade que se aproxime do CD seja devido a largura de banda da transmissão. Obviamente para ser compatível com sintonizadores tradicionais a TV precisa trabalhar com a mesma largura de banda padrão. E acho que é aí que a qualidade pesa para aqueles que foram agraciados com ouvidos mais sensíveis.

    Se não houvesse essa necessidade de compatibilidade e a TV acompanhasse, por exemplo, receptores proprietários a qualidade poderia ser maior.

    Numa consulta rápida aqui no Google encontrei essa informação:

    Nos Estados Unidos, as estações de rádio FM ocupam uma largura de banda de 200 KHz. Na Europa, ela é de 100 KHz.

    No Brasil deve ser um dos dois. Ainda existe uma espécie de "banda de reserva" no início e no fim desse espaço afim de se evitar interferências dado a proximidade dos canais. Realmente nao lembro o nome disso.

    De qualquer forma, é uma função a mais que só vi nas tvs da Samsung.

    Eu, particularmente, gosto muito das LGs por conta da porta USB.

    Agora acredito que as outras também suportem mas há um ano, nas TVs compradas no Brasil, apenas a LG Time Machine Digital rodava Divx HD. É uma mão na roda.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    "Nos Estados Unidos, as estações de rádio FM ocupam uma largura de banda de 200 KHz. Na Europa, ela é de 100 KHz. "

    Você está se confundindo por causa da expressão "largura de banda" (distância entre as faixas). A faixa de reprodução do FM, que eu saiba, é algo em torno de 50Hz a 15KHz

    "Eu, particularmente, gosto muito das LGs por conta da porta USB. "

    O que ela tem de especial? Tenho relatos confiáveis de que as Samsung da série C530 estão dando show reproduzindo MKV de 1080p pela USB, com boas legendas.

  • Então você "matou". 100 KHz é a distância entre as faixas e com a banda de reserva antes e depois do "canal" deixa ela largura mencionada por você. Não lembro exatamente esses termos mas espero me fazer compreendido.

    Eu tenho uma Time Machine Analogica e uma Digital. As legendas da Analógica eram péssimas depois da mudança do firmware (acho que peguei até no teu fórum!) ficou um espetáculo.

    A Time Machine Digital tem as legendas excelentes, inclusive no firmware padrao você pode posicionar ela na tela mais acima ou mais abaixo, pode aumentar tamanho, colocar uma atraso ou adiantamento em relação ao áudio, como um qualquer player de computador.

    O motivo de eu elogiar as LGs é a questão do pioneirismo. Na época que comprei tanto a Time Machine Analógica quanto a Digital não havia nenhuma, no nosso mercado, com esse recurso.

    Então meu gosto pela LG é puramente porque quando comprei era apenas ela que me atendia. E agora que a possuo estou plenamente satisfeito.

    O unico defeito que a Digital tem era o que a Analogica tinha e foi corrigido com a atualização de firmware oficial ou de terceiros, alguns engasgos nos vídeos gravados por ela. Na reprodução pela porta USB, tudo ocorre perfeitamente.

    Assisti a sexta temporada de Lost em 720p nela.

    Em 1080p só assisti a pequenos vídeos. Nunca assisti a um filme completo porque geralmente tem mais de 4gb e ai tem a limitação do sistema de arquivos FAT32.

  • Vi o "fm transmitter" nas propagandas que recebo, como o celular está sempre à mão pensei logo em usar o rádio dele para captar. Pra mim essa função já se tornou imprescindível para a minha próxima TV porque tenho filhos pequenos e eles dormem no mesmo quarto que eu e minha esposa.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    "Em 1080p só assisti a pequenos vídeos. Nunca assisti a um filme completo porque geralmente tem mais de 4gb e ai tem a limitação do sistema de arquivos FAT32."

    Hummm… Vou ter que confirmar se as Samsung suportam NTFS. Realmente o suporte a 1080p na USB fica bastante complicado se você estiver preso a FAT32.

    Mas esse teste não vai demorar. Minha Samsung LN40C530 deve chegar na semana que vem.

  • Ah. Além disso ela tem o HD interno (e na porta usb posso ligar um HD externo tambem) e posso gravar a programação. Não grava de HDMI, por motivos óbvios de copyright. Mas grava de AV (Sky por exemplo, desde que não seja HDTV) e de RedeTV HD, Globo HD, SBT HD.

    É muito útil pra gravar programas quando não se está em casa. Pra mim é uma feature killer.

    Na analógica inclusive tem PIP. Posso gravar um programa da SKY enquanto assisto a Globo, ou vice versa.

    Existem rumores de que há possibilidade de retirar o hd (ou usar o externo) montar a partição num *NIX da vida e obter os vídeos. Nunca tive tempo/coragem de fazer esse teste, porque nao vou abrir a televisão e o hd externo precisaria ter no minimo 40gb (tenho um de 160 e outro de 250) mas precisa ser formatado num formato proprietário da TV. Nao posso utilizar o espaço livre de minha partição FAT32, por exemplo. HFS+ é pedir demais!

    Em relação ao teste com NTFS eu nao cheguei a fazer o teste por preguiça mesmo. Meus hds e pendrives utilizam FAT32 por ser algo interoperável, facilmente, entre Mac OS X, FreeBSD e Windows que são os sistemas que utilizo.

    NTFS existem até um remendos pra permitir gravar mas normalmente e oficialmente, é somente leitura em FreeBSD e Mac OS X.

  • Bruno, a tendência é que todas comecem a incorporar essa funcionalidade que, mesmo com essas limitações de qualidade e tal acaba sendo uma função a mais. E pra você parece realmente ser muito útil.

    Antigamente existia um melhor absoluto. Video cassete era Panasonic, Geladeira Brastemp.

    Atualmente, a cada dia me convenço que existe O melhor para CADA pessoa/necessidade.

  • Concordo Rafael, o problema é que as TVs começam a agregar tantas funções que acabam ficando muito caras e o telespectador comum se cansa de tantas funções. Falo isso porque penso logo na minha mãe; para ela basta ligar, desligar, trocar canal e pequenos ajustes de cor bastam, qualquer coisa além disso já atrapalha. : )

  • É mesmo Bruno.

    Mais ou menos como os telefones celulares.

    Principalmente os Android, voce compra e com menos de 1 ano ja "precisa" trocar.

    Por exemplo, tenho um Sony Ericsson X10, processador 1 GHz, 384mb RAM, rodando, graças a incompetência da Sony o Android 1.6, modificado por ela pra corrigir algumas coisas (alguns bugs, travamentos mas, sobretudo, melhorar o consumo da bateria) do 1.6.

    Agora no fim de novembro sairá a atualização pra 2.1. Já existe a 2.2, mas não tem em nenhum celular nacional oficialmente ainda. Há rumores que o 3.0 só funcionará com 512mb (alguns desmentem, outros afirmam que sim, mas de qualquer forma é uma possibilidade). Já não funcionaria no X10 que, pode não ser o melhor por conta do software, mas tem um hardware excelente. A própria Sony não confirma o update no futuro para Android 2.2 (Froyo) porque acha que poderia "engasgar".

    Bom, eu que não vou ficar nessa de troca de telefone de 3 em 3 meses. Passei 3 anos com um N95 e vou passar mais 3 com o X10.

  • Ygor. Que legal!!

    Vou testar na minha da LG então, pra tirar a dúvida.

  • Tem de levar em consideração que a Time Machine Digital foi lançada em Abril 2009.

    1 ano e meio muita coisa muda/melhora/piora :)

    Em relação ao X10, eu nunca tive nada multitouch então nao sinto a menor falta. A SE, Sony Ericsson, ja foi categórica em dizer que nao suporta por limitação de hardware mas as vezes parece que isso que ela fala é em relação ao X10 Mini (que fora criado para ser usado com apenas uma mão, segundo a SE). De modo que a gente fica naquela esperando uma surpresa. Não consigo conceber um modelo flagship ter uma limitação dessas se comparado a todos os seus concorrentes. É esperar pra ver (ou nao!).

    O que irrita hoje é a lentidão na transição de algumas telas, principalmente do Timescape que é o utilitario de mídias sociais do X10. E olhe que nem uso, só quando nao tenho o que fazer é que entro nele. Não gosto do Twitter porque não sou redator de título de matérias (pra escrevendo com espaço milimetrado), por isso uso o Buzz e fóruns em geral. O Milestone que tem um processador de 600, pulou de cerca de 2 MFLOPS, medidos pelo Linpack, para valores próximos a 50. O meu atualmente gira entre 3.7 e 4.5 MFLOPS.

    Quando atualizar pra o 2.1 acho que ele vai ficar super rapido, pois o comportamento deve ser semelhante ao do Milestone. Um verdadeiro BOOM!

  • Concordo! Eu também ainda não havia percebido a imensa utilidade disso! =D

  • @Ygor

    A propósito o MacOS X ( Snow Leopard ) pode ler e gravar em NTFS – se não me engano o suporte a gravar é desabilitado por padrão mas pode ser ativado com mudanças no fstab. E o Bootcamp faz o inverso tem drivers para o HFS+ do Mac no PC.

    Vou dar uma olhada, sei que tem vários utilitarios pra isso mas nao gosto de mexer em filesystem com coisas experimentais porque normalmente "tenho amor aos meus dados".

    Tive oportunidade de implementar criptografia no sistema de arquivos do minix, em um projeto de faculdade e pra perder os dados de minhas partições experimentais era "vou ali e já volto". Claro que os projetos estão mais avançados e maduros do que o que eu implementei.. mass pra que arriscar? :))

    Ja no FreeBSD até a versão 4, 5 e 6 havia um patch pra isso que foi descontinuado.

    Eu uso o 8.0-stable.

    De qualquer forma se essa opção do mac for direto no fstab significa ser algo nativo e plenamente utilizável.

    A proposito, tava procurando atualização de firmware pra Time Machine Digital e vi no HTFORUM vários relatos de que ela lê sim, NTFS. Legal!!

    Em relação ao que você falou sobre ja ter tentado ler o HD e tal, existem relatos no htforum (que nao vi dessa vez) de maneiras de recuperar os arquivos. Não todos, mas alguns. Vale dar uma pesquisada, de repente.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    "Eu tentei na antiga TimeMachine conectar o HD onboard e o formatado na USB em tudo o que você puder imaginar – inclusive no MAC – nunca consegui ler nada de lá."

    Eu não sei se entendi corretamente isso mas…

    Esses dispositivos usam um sistema de arquivos próprio, tanto para agradar aos estúdios e emissoras (dificultando a cópia) quanto para agilizar as operações. Em alguns o HDD inteiro é tratado como se fosse um único arquivo, com os segmentos gravados sendo acessados a partir de um offset com relação ao início do disco.

  • É dessa forma mesmo, Ryan. Mas um maluco afirmou no fórum ter conseguido montar a partição e puxar alguns arquivos. Ele explicava como. Se é verdade, teria de ser testado, coisa que nao fiz pra nao abrir a televisão.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »