Este problema está se tornando comum. O Avast é posto fora de ação porque por uma razão qualquer (eu desconfio de malware) a pasta dele tem as permissões corrompidas de forma que nem mesmo ele consegue acessá-la. Se voê tentar abrir C:\Arquivos de Programas\Avast e se deparar com a mensagem “Acesso Negado”, seu problema é esse.
- Reinstalar não resolve e às vezes cria novos problemas bizarros;
- Usar o desinstalador oficial não resolve. Pior: age como se tivesse funcionado. Nenhum erro é informado.
Para consertar, clique com o botão direito sobre a pasta, escolha “Compartilhamento e Segurança”, e na aba “Segurança” assuma a propriedade da pasta (não vou entrar em detalhes aqui). Depois que os arquivos reaparecerem, rode de novo o desinstalador oficial.
Se as opções de segurança não estiverem aparecendo, é preciso desligar o “compartilhamento simples de arquivos”.
Já vi muito disso. Boa solução
Felizmente em meus clientes estou saindo do Avast/Avira/AVG/Norton e mudando todos para o Microsoft Security Essentials. Em todos mesmo.
Aqui em casa uso o MSE, mas na empresa eu AINDA uso o AVG “pago” principalmente pala facilidade dele da Administração Remota. Bem que a MS poderia ter um esquema assim: instala-se o MSE nos servidores e se ter um “monitor central” no Windows Server…
Perdão: quis dizer instalar o MSE nas estações…