Ember Media Manager
Para entender do que se trata, comece pelo meu post sobre Media Managers
http://www.google.com/buzz/117578158927571476541/C1jQ49ufTZz/
Versão mais recente (tem bugs estranhos)
http://forum.xbmc.org/showthread.php?t=90682
Última versão antes do desenvolvedor original desaparecer:
https://ryan.com.br/wp/ember-media-manager/
A "minha versão" contou com a ajuda do meu amigo Gelson "Geca" Lopes. A versão baixada diretamente do desenvolvedor, um dia antes do site "desligar", tinha um bug estranho que não baixava sinopse, gênero, diretor, etc., para nenhum dos filmes. Fazendo uma "mescla" da versão que ele tinha, de 64 bits, eu consegui criar essa versão que baixa tudo.
Uma das coisas interessantes no EMM é que você pode configurar para que ele pegue o título traduzido (o brasileiro) do filme. No arquivo NFO, ele salva ambos, assim:
<id>tt0277296</id>
<title>O Escorpião Rei</title>
<originaltitle>The Scorpion King</originaltitle>
Assim você fica livre para usar o título original, o traduzido, ou ambos. Dependendo do suporte na aplicação que vai "ler" isso, como o XBMC.
Edit -> Settings -> Movies -> Scrappers Data -> Miscelaneous -> Force Title Language
Colocar "50MB" aqui ajudará a evitar que o EMM confunda alguns subdiretórios auxiliares com diretórios de filmes:
Edit -> Settings -> Movies -> Files And Sources -> Skip files Smaller Than
Eu escolhi 50MB arbitrariamente, baseado no fato de que nenhum filme que eu tenha será menor que isso. Você pode colocar outros valores.
Se o EMM estiver travando ao iniciar, exibindo a splashscreen, experimente apagar installtasks.xml
Se ao adicionar um diretório de filmes (source), o botão OK não estiver habilitando, o banco de dados Media.EMM pode estar corrompido
Se os metadados dos filmes (codecs, dimensões, etc) não estiverem sendo coletados, mediainfo.dll está com a versão trocada. Você está rodando o EMM de 32 bits com Mediainfo.dll de 64 bits ou vice versa.
Para corrigir isso depois de ter feito o scrap, aparentemente você tem que fazer o rescrape total ou clicar em Refresh filme por filme. Eu tentei apagar o banco de dados para reconstruir mas não adiantou. Aparentemente o EMM só faz isso automaticamente na operação de scrap.
Talvez o re-scrap possa ser acelerado apagando todos os arquivos NFO (e apenas eles) porque a informação coletada por Mediainfo é gravada neles na tag "streamdetails", mas não testei isso.
O EMM pode ser feito quase "portable" pois o único problema é requerer o maldito .NET. Você pode inclusive ter mais de uma cópia no mesmo computador, cada uma para um conjunto de filmes diferente. Pois toda a configuração e o banco de dados são salvos dentro do diretório do EMM. Igualzinho ao XBMC no modo "portable".
Se você fizer uma modificação na pasta de um filme, manualmente ou por outro programa ou instância do EMM, ela poderá não ser percebida automaticamente. Para fazer com que o EMM leia novamente cada pasta, use Tools – Reload All Movies
Para o EMM perceber um filme acrescentado/removido, use Update Library.
Após incluir um trailer no diretório, mesmo que o nome esteja todo certinho, é preciso fazer um reload do filme no EMM para atualizar o NFO. O scrapper do XBMC não vai achar o trailer se não estiver no NFO.
Note que no EMM os gêneros são exibidos na forma de "ícones" do lado direito inferior da área de imagens. Se os ícones não forem claros para você (para mim são quase indecifráveis), marque Edit -> Settings -> Always display Genre Text
Certifique-se de que o EMM está colocando os gêneros de cada filme. Você não precisa olhar um por um, porque se o bug estiver presente ele não vai coletar de nenhum. Sem a informação de gênero, o filme ficará invisível para as listagens por gênero do XBMC, por isso é muito importante que essa informação exista.
No EMM você edita isso clicando com o botão direito sobre o filme (ou conjunto de filmes) e escolhendo a opção "Genre".
Bugs da versão 2395 que não existem na versão 2385
————————————————————————–
Enquanto o programa está fazendo o scrap de um filme único, você pode clicar em outros filmes da lista. NÃO FAÇA ISSO. A versão 2395 sai guardando as coisas que baixa no filme corrente e ao clicar você muda o filme corrente.
A versão 2385 bloqueia o acesso à lista durante o scrap individual, impedindo que isso aconteça.
————————————————————————–
Não consigo baixar posters ao fazer o scrap filme por filme. O programa só me mostra opções "multiple" e quando clico em uma delas acusa "Referência de objeto não definida para uma instância de objeto". O botão OK não é habilitado, nem aparecem as opções de escolha de resolução.
O problema pode ser contornado aqui:
Edit -> Settings -> Movies -> Scrapers – Image & Trailers -> Ember Native Movie Scrapers -> Get Image From
Por default, está selecionado apenas themoviedb.org. Daí todas as opções são "multiple". Selecione IMPAwards.com e MoviePosterDB.com e desabilite themoviedb.org
Você vai conseguir baixar os posters, mas infelizmente não de themoviedb.org, a não ser que use a versão 2385.
Edit: mexi em várias configurações e o problema sumiu. Não sei qual delas consertou o problema ainda.
—————————————————————————
Se sua conexão à internet é lenta a operação de scrap vai ser bem demorada (na minha de 600k dá impaciência). Então é altamente recomendado ativar a seguinte opção:
Edit -> Settings -> Movies -> Scrapers – Images & Trailers -> Use Image Cache
E as duas opções abaixo dela.
Isso fará com que todas as imagens baixadas sejam guardadas em um cache no diretório TEMP do EMM, tudo separado por filme, com cada diretório nomeado com o número IMDB do filme. Isso foi uma boa idéia porque assim qualquer programa pode localizar estas imagens no cache do EMM.
Se você precisar fazer um re-scrap do mesmo filme, seja porque tem duas versões dele ou porque queria corrigir algo, o EMM vai buscar TODAS as imagens primeiro nesse cache, tornando a escolha de poster e fanart quase instantânea a partir da segunda vez.
Para exibir a fanart para você, o EMM baixa tudo na resolução original e mostra uma janela de thumbnails para você escolher. Eu acho um enorme desperdício ter ocupado minha conexão baixando um monte de imagens de alta resolução para depois ter que escolher uma e jogar fora o resto. Se você também pensa assim, marque a seguinte opção:
Edit -> Settings -> Movies -> Scrapers – Images & Trailers -> Downloadd All Fanart…
Eu escolho o formato Large. Afinal, tudo já foi baixado mesmo.
Quando você entrar na tela de escolha de fanart verá que a maioria delas já estará pre-selecionada. Todas as selecionadas serão guardadas automaticamente no diretório extrathumbs do filme.
Esqueci de mencionar algo muito importante.
Para que o scrapper do EMM funcione a contento, o nome da pasta deve ser igual ao nome ORIGINAL do filme. Você pode acrescentar o nome brasileiro, mas só no final.
Eu coloco assim (sem os <>)
<Nome original> <ano> <(nome brasileiro)>
Jefferson, é bom mencionar também a opção de renomear os arquivos. Se ela estiver habilitada, todo esse trabalho que você já teve em nomear as pastas será perdido e uma nova pasta <nome original> <ano> será criada.
Tuscani publicou um fix para o problema dos posters:
http://forum.xbmc.org/showpost.php?p=699595&postcount=77
Jefferson, os ícones de gêneros (que eu também acho indecifráveis) podem ser mudados facilmente. É só salvar uma imagem mais adequada sobre a que esta na página "genres", respeitando o tamanho em pixels da original.
"Tuscani publicou um fix para o problema dos posters:"
"In the meantime turn on cache images to fix the problem temporarily."
Ahhh… então foi isso que eu fiz que corrigiu o problema
Jefferson, você instalou o rogue's scraper?
http://forum.xbmc.org/showpost.php?p=699214&postcount=64
Ele pode conseguir mais informações sobre o filme, mas também demanda mais tempo e pode ser apenas retrabalho.
"é bom mencionar também a opção de renomear os arquivos."
Sim, o renamer é perigoso. Eu não o havia mencionado ainda porque ele não vem habilitado por default.
Até vem, mas só o módulo. A "caca" só deve ocorrer se você habilitar o "automatic" na página do Renamer ou se você executar o danado manualmente.
De qualquer forma, fica o alerta. E cuidado ao usar o EMM baixado de terceiros. Verifique se o renamer está desligado antes de executá-lo em usa coleção.
"Jefferson, você instalou o rogue's scraper?"
Eu até agora estou satisfeito com o scraper default, por isso não testei nenhum outro.
Quanto ao renamer, ele pode ser útil até (e eu o uso). Você disse que a pasta tem que ter o nome do filme original. Não, não precisa. Você pode executar um re-scrape e entrar com o número do IMDB do filme, seja qual for o nome da pasta e do arquivo. O renamer vai alterar tudo, pasta, arquivo, nfo, fanart, etc. As vezes dá algum erro (provavelmente por quê sobrou algum arquivo na pasta original), mas aí é fácil remover a pasta antiga e dar um update no EMM.
Como a maioria dos arquivos baixados da net vem com nomes cheios de referência ao release, eu considero essa opção melhor do que ficar renomeando arquivo por arquivo na mão.
É claro, se você estiver cadastrando o filme pela primeira vez, sempre pode entrar diretamente com o número do IMDB.
Eu prefiro preservar os nomes originais de releases. NUNCA mexo nisso.
Mas nos nomes das pastas eu mexo à vontade.
"Você disse que a pasta tem que ter o nome do filme original. Não, não precisa. "
Eu estava me referindo ao scrap automático. Eu sei que no modo um-por-um você pode colocar o que quiser e já tive que usar muito isso em filmes que o scraper não conseguis distinguir, por haver mais de uma opção no IMDB.