A solução do problema do editor Arduino me criou outro problema: eventualmente eu vou precisar das portas bluetooth que desativei. E se você já tentou desabilitar ou habiltar mais de um dispositivo de uma vez sabe que é um saco, porque além de demorado, o Gerenciador de Dispositivos fica dando refresh e mudando o foco do mouse. Então eu parti para procurar uma solução automatizada.
Depois de ler este texto , dar uma olhada nos identificadores das portas e consultar este outro, cheguei à conclusão de que precisava de dois comandos:
devcon enable @ROOT\PORTS\*
e
devcon disable @ROOT\PORTS\*
Na minha máquina estes comandos mexem apenas nas portas blueotooth sem tocar nas outras duas portas seriais.
Nota: devcon.exe não faz parte de uma instalação default do XP. Talvez seja preciso baixá-lo no site da Microsoft.
Situação inicial:

Desabilitando:

Habilitando novamente:

Habilitar essas oito portas no meu computador leva cerca de 1 minuto e 45 segundos, mesmo automaticamente. Imagine ter que esperar para fazer manualmente. Já desabilitar é quase instantâneo.
Se devcon acusar que não conseguiu desabilitar uma porta, é possível que ela esteja em uso pelo stack bluetooth. No bluesoleil basta clicar com o botão direito sobre o dispositivo que usa a porta e pedir para desconectar.
Nota: conforme explica o primeiro texto, se você estiver no Vista ou Seven com o UAC ativo vai ter que dar permissão ao devcon para cada porta habilitada ou desabilitada! A não ser que siga o procedimento sugerido para contornar isso.
Deixe um comentário