A idéia não é nova: eu é que nunca havia tentado. O danado do cabo CAT5 tem muito mais aplicações do que a maioria imagina.
Eu finalmente fiz o teste porque este adaptador à venda na BIC deixa a coisa ao alcance de qualquer preguiçoso:
Para substituir inteiramente o cabo do seu monitor, você precisa de dois machos como o da foto. Se você por alguma razão precisar emendar com o cabo original do monitor, vai precisar de um adaptador macho e um fêmea. Eu comprei dois adaptadores macho.
O resultado me surpreendeu. Primeiro eu testei com um cabo CAT5 de 6m, interligando a saída secundária do meu PC (1680×1050) no quarto à TV na sala. A imagem apareceu nítida, mas com “fantasmas” visíveis para quem prestasse atenção. Mas eu esperava fantasmas bem mais evidentes. Então eu testei com um cabo de 10m. A duplicação da imagem ficou bem mais evidente, porém ainda assim a imagem ficou perfeitamente aceitável para a maioria das aplicações. A única anomalia perceptível eram os fantasmas. Não havia problema de cor que eu pudesse notar no meu teste rápido e muito menos ondulações ou qualquer anomalia “móvel”.
Eu tirei uma foto do resultado. Clique na imagem para ver o original de 16mp. Perceba que mesmo com as anomalias acrescentadas pela câmera fotográfica e pela compressão JPG, a imagem ainda está boa:
Foto tirada com uma SONY DSC-W570
Curiosamente, apesar da reprodução acrescentar problemas que não existem no original, também remove os que existem: não adianta procurar na foto os fantasmas.
Decidi ir além e com o auxílio de uma emenda RJ45 juntei os cabos de 6 e 10m. Aí, com 16m, o resultado já foi ruinzinho. Além de aparecerem fantasmas múltiplos (a mesma borda de objeto se duplicava em mais duas posições com diferentes intensidades), a cor começou a falhar. O problema da cor pode ser um mau contato na emenda, que nunca foi 100% confiável, mas só os fantasmas múltiplos já tornariam o uso do monitor incômodo.
Tenho dois clientes que podem fazer uso disso:
- Uma médica otorrinolaringologista que faz a captura no PC dos exames de garganta de seus pacientes, mas tem se valido de gambiarras de baixa qualidade porque o PC fica bem longe da cadeira de exames. Com um teclado sem fio e um segundo monitor no modo clone, ela vai poder usar o PC de qualquer posição do consultório;
- Uma empresa que comprou um equipamento DVR para seu sistema CFTV e quer colocar o monitor do DVR na sala do diretor (apesar do DVR ter conexão com a rede) a vários metros de distância.
Sai muito mais barato que o cabo manga apropriado para VGA e com resultado até melhor. Já vi cabo de chaveador KVM grosso e caro dar mais fantasmas a 3m e 1024×768 do que esse arranjo com CAT5 deu a 6m e 1680×1050.
31/10/2012: Pinagem do adaptador
Para resolver um problema que tive com um aparelho cuja saída VGA estava invertendo o vermelho com o azul, usei esses adaptadores e um cabo CAT5 emendado para identificar que fios eram responsáveis por essas cores e inverter, assim acabei descobrindo o papel de todos os fios:
Considerando um cabo crimpado seguindo a norma, começando com o par BC-LR
BC-LR : GND analógico AZUL
LR : AZUL
BC-VD: GND analógico VERMELHO
VD: VERMELHO
BC-AZ : GND analógico VERDE
AZ : VERDE
BC-MR : sincronismo horizontal
MR: sincronismo vertical
Como as cores vermelha e azul usam os pares verde e laranja, bastou usar um cabo cruzado padrão para consertar o erro de cor do dispostivo.
Notar que cada sinal analógico vai em seu par, com seu próprio GND, para aproveitar os benefícios do entrelaçamento dos fios.
Cabo CAT6 não melhoraria os fantamas ?
Não sei. Acho que nunca vi um cabo CAT6 na minha frente
Eu teria que comprar alguns metros para testar.
Mas é bem possível que não faça diferença perceptível.
Eu também só vim ver CAT6 em 2015; você já fez o teste recentemente com um?
Se puder mostrar foto do seu cabo cruzado também seria interessante;
Há algum tempo tenho procurado esta solução, mas o que tem na DX custo os zóio da cara. Aqui eu tenho muitas situações onde isto se torna muito mais viável do que mandar fazer cabos VGA com medidas superiores, principalmente quando falamos em DataShows com resolução de 800×600
Na sua aplicação eu acho que vai ficar muito bom. Eu até levo os meus aí se você quiser testar, para você não ter que esperar quatro meses (tá demorando demais). Aproveito e te devolvo seu terminal multi-usuário. Eu encomendei um para mim no dia 05/05 e “um dia” ele chega
Depois de pegar emprestado um parzinho com o Jefferson, fiz meus testes aqui com uma aplicação com Datashow.





O resultado foi ótimo. Com um cabo de rede de 10m e resolução de 800×600 (padrão dos datashows), somente um pouquinho de sombra nas áreas mais brancas (para quem for realmente reparar, mas que não atrapalha). Com um cabo de 15m, a sombra fica mais evidente e começa a dar para ver oscilações verticais (não as horizontais da foto, que depois explico), provavelmente por causa da falta de aterramento do PC e situações que eu testei, mas ainda assim viável.
Notem que estou falando de uma resolução baixa, então não posso dizer como se portariam monitores com resoluções “no talo”.
O que eu chamo de sobra é um espelhamento de um vulto dos trechos escuros da imagem em partes claras da tela, cerca de 5 a 6 pixels de distância para a direita (sempre para a direita).
Infelizmente isso ficou ruim de visualizar nas fotos porque a captura do meu celular sofre com aquele efeito de frequência de atualização de tela, portanto, vejam apenas os desvios. Esta mudança de coloração horizontal é imperceptível a olho humano nos testes.
Amigão, comprei dois adaptadores macho deste, porém a minha tela ficou toda vermelha. oque fazer?
Você está com mau contato ou inversão em um dos pares do cabo de rede.
Positivo, não consegui esperar a resposta e fui fazer teste rsrsrs.
O Cabo que estava usando estava com mau contato e era um cat5
Testei com um cat5e e adivinha. ficou o ouro do Bandido rsrsrs.
Depois testei com o cabo que iria usar, um CAT5 de 15mts, e funfou legal, lógico que não 100%, ficou uns fantasminhas camaradas, mais pra visualização das cameras de segurança que é o que preciso ficou top.
Sucesso!
Grande Abraço!
ola jeferson estou com um problema aqui no meu DVR eu quero usar um adaptador VGA pra rj45, só que a imagem so aparece verde e ….. eu faço um cabo de 10 metros nao funciona fiz um pequeno de 150 funcionou oque devo fazer? estou usando o cabo de rede UTP 4 pares que vai dar 8 fios se poder me adiciona ai no zap ok?
Se não funciona com o cabo maior (estou supondo que onde você escreveu 150, quis dizer 1,50) então é porque monitor e DVR não aceitam mais que isso. Você pode tentar com outro monitor, mas se não funcionar também não há solução “simples”. Você teria que montar ou comprar um amplificador VGA.
Boa noite que sequencia cripar o cabo cat5 para este adaptador de vga
Na sequência comum de qualquer cabo de rede (ex: 568A).
http://www.blogti.microcampsp.com.br/wp-content/uploads/2013/02/568a.jpg
montei um com trinta metros, funcionou com uma sombra de uns 2 centimetros, quase imperceptivel, vou usar 800×600 em um projetor (pra textos com letras grandes não atrapalha nada). Creio que com um cat5e (blindado) essa sombra desapareça pois ele tem um fio de aterramento é o que falta. sei porque já montei VGA com cabo manga e quando solda a malha na carcaça some essas sombras.
comprei um par so que a tela fica preta
Olá, eu tinha um dvr intelbras conectado com um monitor usando um cabo de rede com adaptador vga. A imagem era aceitável. Agora troquei o dvr por um ppa e, na mesma instalação, dá uma sombra na imagem? Tentei mudar as configurações de vídeo e nada. Vejo que há como ajustar a saída rs232 nesse novo dvr. Alguma sugestão? Obrigado
RS232 não tem nada a ver com VGA. Seu problema possivelmente se deve a uma saída VGA de qualidade inferior no PPA.
Ok, obrigado!
Só dando um retorno. O problema foi solucionado trocando o cabo de rede comum por um blindado com um fio terra que liguei aos pinos 5 e 10 do adaptador rj45/vga. A imagem ficou perfeita, sem chuviscos ou sombras. Obrigado pela ajuda.
E eu agradeço o seu retorno. Sua dica pode ajudar outros.
Boa Noite
Estou com a necessidade de realizar este procedimento, a questão é saber qual padrão ethernet utilizar? Posso utilizar 568 A ou 568 B? ou será uma outra sequência? ou cross over?
desde já agradeço
Seja para usar como cabo de rede, seja para usar nesse adaptador, seja para qualquer outra coisa, o padrão de crimpagem é irrelevante desde que as duas pontas sigam o mesmo. Porém, como se pode ver no texto, houve um caso em que eu tive que usar um cabo cruzado. Errar isso não vai queimar nada, desde que você use os padrões.
Boa tarde efetuei um teste com cabo cat5 blindado, usando a blindagem soldada no metal do db15, ficou perfeito sumiu os fantasmas. Teste efetuado com cabo de 20m.
Bom dia
Estou usando um cabo cat6 no adaptador Rj45 para vga em uns 23 metros em uma TV mas a imagem fica piscando .
Qual seria o problema .
Bom dia, eu preciso de ajuda liguei um conversor VGA/RJ45 (VGA Extender) e a imagem fica escura e com oscilação na linha horizontal (chuviscos), troquei o cabo e já fiz de tudo, nada resolve.
Preciso de ajuda.
Você usou um conversor mesmo (um aparelho ativo, que é ligado na tomada) ou um adaptador? Você não disse de quantos metros é o cabo nem que aparelhos estão envolvidos. Testou com outros aparelhos? Testou com cabo menor? Alguns aparelhos não vão funcionar com adaptador porque o sinal é muito fraco e seria necessário usar um conversor.
Fiz um cabo de 15 metros e a imagem ficou avermelhada. Eu usei um tester e não deu erro na ligação. Como eu faço para saber qual ligação eu tenho que inverter?
Testei com cabo curto, 1m , e a imagem não ficou avermelhada.. será que é a distância?