Aprendi coisas interessantes ao olhar um tablet xing-ling por dentro

Em novembro do ano passado, meu amigo José Carneiro me pediu para dar uma olhada em um tablet Android de 60 dólares que ele comprara na China e que perdia toda a configuração depois de reiniciado. Após alguns testes, concluí que deveria ser defeito na memória interna, que provavelmente havia se tornado “somente leitura”.

Esse tablet atende pelo modelo genérico de “M7206”.

Bem, como eu enxergava uma possibilidade de, ao menos em um tablet tão barato, essa coisa de “SD interno” não ser apenas uma metáfora e de qualquer forma tenho a habilidade necessária para trocar alguns tipos de chip, pedi permissão a ele para desmontar o bicho e ver o que dava para fazer. Eis o que encontrei:

Detalhe, depois de retirada a fita que evita que o cartão se solte:

Pois é. Não era apenas uma metáfora. Esses tablets realmente tem um cartão SD no lugar da memória interna. E para a sorte do meu amigo, eu estava certo. Um teste rápido no computador comprovou que tudo o que era escrito no cartão se perdia, apesar de não acusar qualquer tipo de erro (por isso o Android não enlouquecia). Providenciei outro cartão, clonei o conteúdo do antigo nele (importante, porque o “firmware” do tablet está nele, incluindo o bootloader) e voilá! Problema resolvido!

Mas essa não foi a única coisa interessante que eu descobri examinando esse tablet. Sabe o que é isto aqui?

Este é o adaptador Wi-Fi do tablet. E trata-se de um adaptador USB como qualquer outro, com uma única diferença: esse opera com 3.3V.

Ou seja: em teoria, para consertar o Wi-Fi de um tablet “modular” assim, basta achar um adaptador USB com o mesmo chipset (ou outro que a versão instalada do Android suporte) e torcer para que ele opere com 3.3V, nem que seja arrancando alguns componentes internos. E dá até para pensar em pendurar um hub e outros cacarecos USB nessa porta interna.

Eu documentei o processo de recuperação do firmware desse tablet e salvei imagens do cartão. Pretendo falar sobre isso em outro post um outro dia, mas se algum leitor tiver urgência dessa informação/arquivos para salvar um tablet morto, posso acelerar a postagem.

12 comentários
  • Gabriel Rios - 2 Comentários

    Olá, tenho esse mesmo tablet. Meu android ficou corrompido, com isso tive que reinstalar, porém, a imagem que encontrei não é das melhores, e tem alguns erros. Teria como me passar a imagem dessa firmware? Desde já agradeço.

  • Gabriel Rios - 2 Comentários

    Olá, tenho com problemas com esse tablet. Queria uma imagem desse cartão por favor.

  • Sony Santos - 58 Comentários

    O que me deixou mais impressionado foi saber que o “firmware” está num cartão SD, tão “fácil” de ser modificado. Assim fica mais fácil e seguro brincar de atualizá-lo ou de fazer firmwares alternativos, rs (desde que o usuário seja um power-user e/ou não se importe de ficar abrindo o tablet).

  • daniel placidolucas de almeida - 68 Comentários

    Eu tenho um tablet vagabs deste aqui também, ele um dia resolveu não ligar mais e assim ficou.
    Mas este não é um cartão microSD como este seu não, é chip de memória soldada mesmo..
    Só aproveitei a tela com touch dele para substituir em outro, se quiser para fazer alguma experiência posso te enviar ele, não vou fazer nada com ele mesmo  :-P

  • Wagner - 1 Comentário

    Camarada será que tem como aumentar essa memória para tentar deixar o aparelho melhor? Tipo colocando um cartão de 16Gb?

  • Sandro - 1 Comentário

    Tive que tirar a tampa do meu para desconectar a bateria por ter travado na inicialização. Só que no meu não vi SD. Será que nem todos são com micro SD?
    Mas está beleza, voltou a funcionar normalmente…

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Em teoria, tablets sem cartão SD interno podem ter um melhor desempenho.

      Memórias flash normalmente são dispositivos paralelos. Nos cartões e pendrives existem circuitos para transformar o paralelo em serial, o que (a meu ver) inevitavelmente deixa a leitura e gravação na memória mais lenta do que poderia ser. Se seu tablet não tem cartão SD, talvez a memória interna seja acessada de forma paralela, dando um melhor desempenho.

      Mas eles podem evitar o soquete apenas para evitar mau contato e a memória ser de acesso serial mesmo que você não veja um cartão.

      Mas só dá para saber mesmo identificando o chip de memória.

  • Dunks - 2 Comentários

    Ow Jefferson, vc poderia postar aqui pra download os arquivos (exceto os pessoais, claro) que foram recuperados do seu SD? É que tenho aqui um tablet que está com problemas pra iniciar, vou tentar substituir os arquivos do meu cartão por estes pra ver se ele funfa normalmente.

  • Cicero - 1 Comentário

    Jeferson
    Tem como aumentar a memória de armazenamento interna destes xinglings ?
    Não entendo nada, mas deve sera tal memória Rom…[e isso mesmo ?

  • Ismael Wensder - 1 Comentário

    Realmente muito interessante. Estou com um Tablet com problema de bootloader e touch quebrado, vou abrir pra ver se tb tem um MicroSD e vou fazer testes no mesmo.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »