Usando o Windows 7 64bits há uma semana no desktop. É dureza…

Windows_7_logoComo alguns de vocês devem saber, desde que o Windows 7 foi lançado eu o uso apenas no notebook, que por sua vez eu só uso quando estou na rua. Em casa eu uso apenas desktop (não suporto trabalhar de verdade em um notebook) rodando o XP. Eu devo lembrá-los de que a maioria das minhas desventuras iniciais com o Seven foi cuidadosamente explicada no meu blog (Mais que) Sete Problemas e vou apenas resumir aqui por quê, quatro anos depois, eu ainda acho o Seven tão difícil de tolerar.

  • O gerenciamento de arquivos é um lixo. Ruim, ruim, muuuuuuuuito ruim! E ainda não achei um File Manager de terceiros gratuito que me deixasse inteiramente à vontade como me sinto no Explorer do XP. E boa parte do meu trabalho envolve gerenciar arquivos. Somente no meu HDD principal de 1.5TB eu tenho 2 milhões deles;
  • Só consigo trabalhar com o UAC desligado. Justamente uma das grandes “melhorias” do Seven é um total obstáculo ao meu trabalho por causa dos programas que uso e a forma como o Seven lida com a comunicação entre processos;
  • Só existe uma única coisa que me atrai no Seven: a versão 64 bits. O limite de 4GB de RAM do XP 32 bits vem me impondo limitações há algum tempo. Só que a versão 64 bits cria outros aborrecimentos, como me obrigar a usar virtualização para rodar um simples EXE de 16 bits.

Mas o que me levou mesmo a dar mais uma chance ao Seven, agora, foi a necessidade/oportunidade de começar a usar o Visual Studio CE, que exige no mínimo Windows 7 para instalação, apesar de poder criar programas para Windows XP também.

A primeira vantagem, que já era esperada, já ficou evidente: eu consigo usar o browser (hoje, Pale Moon) por muito tempo sem que congele ou feche de repente (na verdade, não aconteceu ainda). O Pale Moon já chegou a usar sozinho mais que 2.6GB de RAM dos 5.7GB utilizáveis. No XP acho que o Firefox não conseguia passar de 1.7 dos 3.6GB disponíveis antes de me deixar na mão.

13 comentários
  • VR5 - 397 Comentários

    E a tendência é praticamente o 64 bits dominar. Pelo menos aqui na empresa futuros Windows só serão comprados em 64 bits (eu mesmo na empresa tenho W 8.1 64b). E já uso há + – 2 anos o W7 64 bits em casa…

  • Denis - 2 Comentários

    Como gerenciador eu gosto do xplorer² “lite”
    tem a versão PRO também que é paga mas o ‘lite’ já me atende.
    site: http://zabkat.com/x2lite.htm

    abraço,
    Denis

    • Intruder_A6 - 194 Comentários

      O que este xploer2 tem de bom. Um a coisa que me chateia bastante no explorer é quando eu vou mover um certo volume de bytes e preciso enviar mais arquivos, se eu abrir outra transferência ao mesmo tempo o desempenho caia terrivelmente. Como é que o xplorer se comporta nessa situação ?

  • Denis - 2 Comentários

    Ele é mais rápido que o original na minha opinião,
    este teste que você menciona não me lembro de ter feito,
    porque geralmente copiar muitos arquivos vai demandar dos locais
    onde estão os dados.. se for HD depende do RPM, cabos, configuração..
    se for um SD vai ser bem mais rápido..
    Se por acaso vc testar conta pra gente, sobre o teste e as configurações e condições.
    abraço.

  • pedrosanto - 44 Comentários

    Meu problema com o W7 é com a restauração do sistema. Eu costumo criar ponto de restauração periodicamente e sempre antes de qualquer atualização ou instalação de novo software, mas quando mando restaurar para um ponto criado, depois do boot vem a mensagem:
    “A restauração do sistema não foi concluida com exito. os arquivos e configuraços de sistema do computador nao foram alterados. ”

    Já fiz várias tentativas achadas na net, menos formatar e reinstalar o W7.
    Alguma sugestão?

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Não tenho. Esse problema existe desde que a Restauração existe. Quando eu realmente preciso da Restauração do Sistema, raramente ela funciona.

      Eu costumava deixá-la desligada, mas depois que aprendi a “pescar” os arquivos de que precisava nos backups da Restauração, deixo ligada e restauro manualmente, quando o problema chega ao ponto de eu precisar disso.

      • VR5 - 397 Comentários

        Agora me veio uma dúvida interessante, Jefferson: será que existe algum programa de terceiros que poderia criar pontos de restauração e depois usá-los corretamente? Acho que não, né? Porque isso envolveria que esse programa teria que ter acesso a áreas delicadas/críticas do Windows, e isso com certeza a MS não permitiria…

        • Jefferson - 6.606 Comentários

          Em versões anteriores do Windows (não me lembro até qual), você podia usar um software chamado ERD Commander da Winternals para fazer isso. Para rodar ele requeria um CD do boot com o Windows PE. Mas o propósito dele era poder fazer a Recuperação quando o Windows sequer dava boot (algo que a MS só começou a tentar fazer a partir do Windows 8) e não tenho certeza de que ele era infalível.

          Mas desde que Mark Russinovich passou a trabalhar para a Microsoft o ERD Commander deixou de ser desenvolvido.

      • Saulo Benigno - 279 Comentários

        Que trabalho hein? Tudo isso para instalar algum programa? Que bronca viu.

        Eu nunca consegui fazer uma restauração funcionar, sempre que precisei de uma só ganhei foi erro, sempre tive raiva com isso.

        • VR5 - 397 Comentários

          Nesse caso fui sortudo: em 90% dos casos a restauração foi bem-sucedida (o que não quer dizer que SEMPRE resolveu meu problema… rsrsrs)…

  • Saulo Benigno - 279 Comentários

    Jefferson, perguntando, 3 meses depois, o que achas do Windows 7?

    Mudaria alguma coisa?
    Ainda falta algo?

    :)

    Tem novidades nesses 3 meses de uso?

  • Saulo Benigno - 279 Comentários

    Eita, já está no Windows 8. Muito bom.

    Eu ultimamente tenho utilizado o 8 no trabalho, tenho gostado. Tenho achado mais rápido e o task manager e os detalhes de cópia de arquivos são maravilhoso.

    O que você tem achado?

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »