Esse era um recurso esperado há muito tempo e pelo pouco que vi a Whatsapp resolveu o problema de autenticação de forma perfeita. Mas você precisa de um smartphone com câmera. O processo é semelhante ao usado pelo Airdroid.
De qualquer computador (veja limitações adiante), acesse http:\\web.whatsapp.com.
Um código QR vai aparecer na tela, que o seu smartphone precisará “ver”.

O código acima foi propositalmente corrompido.
Esse código muda a cada n segundos, mas se você demorar muito ele apaga e pede para você carregar outro manualmente.
O recurso está na versão mais recente do Whatsapp. No menu da app, escolha a opção “Whatsapp Web”.
Enquadre o código QR na câmera que vai se abrir (requer que o smartphone tenha acesso à internet a partir deste momento).
Pronto! Suas conversas do WhatsApp irão aparecer no browser. E o que é melhor: sem instalar nada no computador e quando você fizer o logout tudo será apagado. Perfeito para usar na rua!
O envio de imagens é fácil demais. Basta arrastar e soltar ou usar o menu. Também há suporte a usar a câmera do computador, mas isso eu não testei.
Se esquecer de fazer o logout em algum computador, não tem problema. A app oferece a opção de fazer logout de todos os lugares.
O Whatsapp está se tornando o que o Live Messenger poderia ter sido, se a Microsoft não tivesse achado que o Skype era uma opção melhor para os usuários (HA!).
Os inconvenientes que encontrei até agora foram pequenos:
- Não funciona em nenhuma versão do IE;
- Não funciona com versões do Chrome abaixo da 36 (a atual é 41 mas eu uso bastante a 28);
- Não funciona com o Pale Moon;
- Aparentemente não saiu ainda versão para iPhone (não que isso me afete);
- Você precisa manter o whatsapp no telefone conectado à internet. Não dá para desligar o telefone. O repositório de mensagens é no seu smartphone e o browser só mantém uma cópia temporária;
- Essa nova facilidade do Whatsapp é uma faca de dois gumes. Agora a velocidade com que você vai receber bobagens tende a aumentar! E seria interessante que o Whatsapp colocasse um ícone mostrando quem está em um computador. Eu acho educado ao menos perguntar isso antes de começar uma longa conversa, porque detesto ter que ficar digitando em teclado virtual.
Acho que é mais rápido abrir o Bluestacks e clicar no ícone do Whatsapp. E de qualquer maneira, não tenho smartphone. Se não existisse esse programa, eu nem saberia o que é usar Whatsapp.
Eu tentei usar o bluestacks em janeiro de 2014, justamente por causa do Whatsapp. Mas algo deu errado (não lembro o quê).
Como você fez para receber o SMS de confirmação? Usou um modem?
O whatsapp envia o SMS pro celular. Ele mesmo diz, mais ou menos assim: “Aguarde o recebimento do SMS e digite o código informado”.
Se não funcionar, ele telefona pro número e uma gravação informa a sequência numérica pra digitarmos.
Ahhhh… mas então o whatsapp não tem a segurança que eu pensei que tivesse. Eu pensei que a app se esforçasse para que você estivesse realmente de posse (permanente) do número indicado.
Então se você pode digitar o número de telefone que quiser na app, receber a confirmação em outro aparelho (o que realmente está com o chip) e depois a app fica funcionando indefinidamente, isso não só facilita o uso em emuladores (o que é bom), quanto permite o roubo (ao menos temporário) de identidade (o que é muito ruim).
Ou entendi errado?
É isso. Não tem segurança. É só comprar um chip, receber o SMS e nem precisa mais ter acesso àquele número.
Opa, opa! Acho que vocês podem me tirar uma dúvida que tem me atormentado ultimamente. Eu não tenho whatsapp por um simples motivo: Ter que agüentar qualquer pessoa que tenha meu número me pentelhando.
Bloquear seria uma saída, mas eu acho deselegante.
Eu pensei em comprar um chip qualquer, colocar no celular e ativar o whatsapp com esse numero, e simplesmente voltar depois o meu chip.
A pergunta é… uma vez registrado, me falaram que ele fica atrelado ao simcard. Isso é verdade ou tem como passar por cima disso? Rodar o whattsapp registrado com um numero em cima de um simcard com um numero diferente?
O motivo disso é que eu compraria então um chip de uma operadora qualquer, ativaria o whatsapp, passaria esse numero somente para quem me interessa e guardaria esse chip na gaveta, continuando a usar meu numero antigo.
Dá certo ou tem alguma forma de mascarar pra todos que eu tenho o whatsapp instalado e usar com somente as pessoas que me interessam?
Não vejo por quê não funcionaria. O cenário descrito por Paulo é ainda mais estranho e funciona. Você sequer precisa estar com o chip no telefone no momento do registro. Você só precisa que o chip esteja em um telefone qualquer ligado, para poder receber o SMS de confirmação.
Aparentemente, enquanto o Whatsapp permitir que você declare o número que você quiser no registro, isso vai funcionar.
Exato, não só funciona, como hoje a tarde eu comprovei. Comprei um simcard de uma operadora qualquer aqui na cidade, coloquei no celular ativei o simcarad e ativei a conta do whatsapp com ele. Uma vez ativado simplesmente removi o simcard novo e coloquei o meu de uso.
Está funcionando perfeitamente. Logo isso me fez ver uma brecha de segurança grotesca. Se eu colocar o simcard de outra pessoa em um celular meu, atirar o whatsapp e devolver o o simcard, se eu não fizer o logoff e a pessoa não forçar o logoff de todos os lugares, penso que eu receberei as mensagens dessa pessoa.
Uma curiosidade, pelo menos aqui eu nem recebi o SMS, a ativação do whatsapp foi totalmente automática. Ele só pediu pra aguardar enquanto registrava. Penso que ele interceptou a mensagem automaticamente e pegou o código de ativação.
Você não precisa tirar o Simcard. Basta ter acesso por alguns minutos ao celular da pessoa. Você pode fazer isso na frente dela e ela não vai perceber. É só baixar o volume to telefone para ela sequer ouvir que chegou um SMS. Anotar o código e apagar o SMS.
Sim, a app intercepta o SMS.
só se for com Android, no WP não, ele envia o SMS que eu tenho que ler e digitar nele, então pode sim usar o numero de qualquer celular não tem nenhum vinculo com o chip, pode comprar um chip só pra ativar e jogar fora, pelo menos no WP que ele não tem essa característica de ler os SMS
Fazendo um flood… nisso eu pensei em uma coisa pra lá de estranha! Como Paulo disse, se ele tentar enviar o SMS e não funcionar, o whatsapp faz uma ligação de voz pra informar o código, logo se ele não verificar a mascara do número informado, tecnicamente seria possível ativar uma conta usando um número de um telefone fixo!
No meu Windows Phone 7.5 (na verdade 7.8) não existe a opção “Whatsapp Web” no menu do app…
algo que acho bem chato é que as notificações chegam no telefone e no navegador, ai fica os dois apitando quando chega uma mensagem
e também que os vídeos na versão web vão sendo carregador por straming na hora que está sendo visto, enquanto no telefone eles já baixam pra ver offline, o que seria muito bom pra poder assistir vários vídeos de uma vez pela web na tela do PC fica chato pois se quiser avançar o vídeo demora
Eu gosto disso.
Nos clientes: eu ativo a interface web no notebook, coloco o telefone no bolso e sou avisado da mensagem mesmo quando estou longe do notebook, andando pela empresa.
Em casa: deixo o telefone carregando na sala e sou avisado também no desktop no quarto.
Eu prefiro que seja assim e poder baixar o volume em um dos dois à opção contrária: não pode escolher.
Porque o local de armazenamento é o telefone e o Whataspp trabalha em um esquema de “empurra primeiro, pede permissão depois” e tem que decidir para que local vai empurrar. Para evitar isso ele teria que fazer o upload para as duas interfaces, ocupando duas vezes a banda do remetente.
Diferente do que acontecia com o Live Messenger, onde a mídia ficava no remetente até o destinatário aceitar recebê-la. O que certamente tinha seus problemas de sincronização se você acessasse o WLM em mais de um computador, mas pelo menos você podia escolher onde e quando baixar.
Já faz algum tempo que, pelo menos no programa para Windows, a notificação chega primeiro no Windows e se você não for ver a mensagem após um certo tempo notifica também no celular. Não ocorrem ao mesmo tempo.
O Whatsapp está funcionando há dias no meu notebook sem precisar fazer nova autenticação. Entro e saio da hibernação sem problemas. Gostei disso, mas é algo para se ter em mente: se não fizer o logoff sua sessão pode durar muito mais do que você espera e alguém pode estar acompanhando em tempo real suas conversas no Whatsapp.
A app no telefone deveria dar uma indicação bem clara de que há uma sessão aberta em outro dispositivo. A menos que o Whatsapp web só funcione se os dois dispositivos estiverem na mesma sub-rede. Aí eu fico tranquilo.
Isso é fácil de testar. Conecte o celular pela rede da operadora de celular, entre o whatsapp e faça o pareamento com o PC conectado pela internet. Não vejo o porque não funcionar.
Mas ele tem não? Ele mostra quando foi o ultimo acesso via web e tem opção para desconectar de todos os computadores ligados.
Não seria isso?
Uma dúvida, seria então possível habilitar o whatsapp simultaneamente em dois dispositivos (no celular e no computador através do Bluestacks? Possibilitando que as conversas sejam interceptadas por terceiro?
Eu imagino que não. Pelo menos na versão atual do Whatsapp, se você ativar um número em um aparelho a instalação no anterior reclama disso e não funciona.
Você pode “seqüestrar” um número com certeza, mas cloná-lo, aparentemente não.
oi
uma duvida …
usando o whatsapp web , as conversas ficam salvas no pc ?
obrigada
Ola, o BlueStacks pediu para verificar o Whatsapp por SMS, e não chegou mensagem,
tem a opção de “Ligar” tbm não deu certo, pediu um prazo de 48h, tem alguma outra forma?
O Whatsapp agora tem versão para Windows. Não é preciso instalar. Mas funciona exatamente como o Whatsapp no browser.
Está disponível para download.
Instalei no meu W10 e funciona perfeitamente!
Me enganei sobre o “não é preciso instalar”. A Whatsapp parece ter se inspirado em mais um mau hábito da Google e o programa se instala silenciosamente em %localappdata%, sem perguntar absolutamente nada. Dá a impressão que é “portable” por causa disso.
Olá.. e não dá pra saber quando outra pessoa esta acessando o meu watts pelo computador ,né ??
pq de casa alguem pode ler td que eu escrevo.. e eu nem estou sabendo ..é isso mesmo?
No item do menu “Whatsapp Web” aparece uma lista dos computadores cadastrados para acompanhar a conversa, com cidade e sistema operacional. Se tocar neles você vê até a localização desses computadores em um mapa. E se você não autorizou pode derrubar todos eles com um toque.