Hoje eu desativei todos os módulos do Avast durante uma manutenção e enquanto eu rodava o JRT uma surpresa: o AVAST exibiu uma mensagem dizendo que o computador estava lento (“no shit, Sherlock!”) e blá, blá, bla… Eu estava disposto a ignorar essa intromissão, mas durante a desinstalação do Windows Live Messenger uma surpresa maior ainda: O Avast exibiu uma mensagem dizendo que o WLM não havia sido desinstalado completamente e que restavam alguns arquivos. E o desinstalador do WLM nem havia terminado ainda!
Ora, isso não me interessa nem um pouco. O que me interessa mesmo é saber o que danado o Avast está fazendo monitorando a atividade do computador quando eu determinei que todos os seus módulos fossem desativados até reiniciar o computador. Eu procurei na configuração do AVAST algo sobre essa novidade e não encontrei.
E não estou nem um pouco contente com isso.
Isso não é legal. Talvez seja o caso de renomeá-lo também.
Mas quem? Que processo do Avast faz isso? Se for o principal, vai exigir uma abordagem “GbPlugin”: dar um boot por LiveCD antes e renomear o diretório do Avast para poder trabalhar sem interferências.
A propósito, essas mensagens parecem coisa do GrimeFighter. Mas eu não vi o GrimeFighter instalado quando olhei as configurações e, de qualquer forma, eu acho que quando eu digo “desligue todos os módulos até reiniciar” eu quero que o programa paralise suas atividades. Ficar com outros processos rodando que requerem ser desativados por outra interface se não for burrice, é safadeza.