Eu tenho esse problema com três das minhas câmeras ONVIF, de um total de oito em operação. Todas do mesmo modelo rodando duas versões do firmware. As três apagam ao mesmo tempo e voltam sozinhas ao mesmo tempo. O intervalo é variável mas se eu não fizer absolutamente nada a imagem volta sozinha em 15 minutos. A primeira vez que notei o problema foi ao desligar o disjuntor #4 no quadro geral da casa. Depois notei que sempre acontecia também quando desligava o disjuntor do meu quarto (que no quadro geral está no circuito do disjuntor #7). Nenhum desses disjuntores alimentava essas câmeras. Até esse ponto eu estava pensando em um estranhíssimo problema de indução magnética. Não fazia sentido, mas era a única explicação que eu tinha.
Até que eu fui fazer manutenção na rede ethernet nos fundos da casa (as três câmeras problemáticas ficam no quintal da frente) e descobri por acaso que desconectar da rede o roteador do quintal também fazia as câmeras apagarem. E as câmeras não tinha nenhuma dependência desse roteador. Mas o roteador estava no circuito do disjuntor #4. As peças começavam a se encaixar.
Então eu fui ao meu quarto e descobri que não era desligar o disjuntor que apagava as câmeras: bastava desligar o switch do meu quarto, que também nada tinha a ver com as câmeras.
Percebeu o tamanho do abacaxi?
A única coisa que eu encontrava em comum entre o roteador no quintal dos fundos e o switch no meu quarto é que ambos eram ligados ao switch principal da casa passando por um longo eletroduto de dezenas de metros. E isso não oferecia explicação alguma já que as câmeras problemáticas são ligadas a um outro switch seguindo na direção oposta sendo que nesse switch são ligadas quatro câmeras e uma delas, de outro modelo, não apresenta problema algum.
Depois de 24h pensando ocasionalmente sobre essa bizarrice, finalmente a ficha caiu e descobri o que mais havia em comum entre o roteador do quintal e o switch do meu quarto: cada um deles era o ponto de acesso à rede de um NVR secundário (eu tenho três na casa no momento).
A explicação até agora: por um motivo que só o fabricante dessas câmeras sabe explicar, se qualquer NVR visualizando as câmeras for desligado estas apagam esperando que o NVR volte a ficar online. Se o NVR voltar a imagem volta imediatamente. Se não voltar, em 15 minutos elas voltam a responder. Não adianta tentar visualizar as câmeras por outros meios nesse intervalo. Elas aparecem na rede, mas não dão imagem. Isso cria uma preocupante vulnerabilidade porque qualquer segmento da minha rede levando a um NVR que for desligado faz com que a gravação de todas essas câmeras pare. Ainda não encontrei uma solução que não seja reduzir as possibilidades de ataque a esses segmentos e/ou distribuir as câmeras por pontos pouco importantes. Não que eu acredite que alguém vá fazer isso, mas eu sempre trato o que faço em casa como um laboratório.
Eu ainda não sei qual o hardware usado pelas câmeras. Quando eu precisar fazer manutenção em alguma delas eu aproveitarei para desmontar e analisar que possibilidade de troca do firmware eu tenho.
Deixe um comentário