A cliente relatou “erro de tela azul” mas ao receber o notebook o que eu constatei era que a máquina travava sempre que eu tentava rodar, por exemplo, o Office 2010. O ponteiro do mouse continuava funcionando, mas tudo ficava travado. Tentei mais de uma vez e não consegui ver o erro STOP.
Pelo modo de segurança, desinstalei o AVAST. Nada mudou.
No modo de segurança novamente, usei o Autoruns para desativar os serviços instalados pelo programa de segurança do banco (serviços típicos do gbplugin, mas só vi instalado o WARSAW). São serviços começando por “wsdd*” (não lembro se também apaguei os arquivos). Ao reiniciar, aí sim o problema indicado pela cliente surgiu e pude ver que se tratava do erro STOP 0x0000001E. Uma rápida busca no Google me levou a esta página do suporte da MS que sugeria que eu tinha que aplicar um patch no Windows. Mas me chamou a atenção o fato de que o problema era relacionado com o driver NTFS e eu já vi outras vezes tal driver levar a culpa por presepadas de “soluções de segurança”. Então eu fiquei ainda mais desconfiado de que a culpa era do gbplugin/warsaw.
Com um LiveCD, renomeeei os diretórios da diebold e gas informatica que achei em Arquivos de Programas e reiniciei. O problema desapareceu.
Depois foi só ir nas conexões de rede e desinstalar o filtro de rede da Diebold, porque a remoção manual que eu fiz dos serviços estava impedindo a máquina de entrar na rede.
Deixe um comentário