Ventilador Mondial Maxi Power 30: Primeiras impressões

Eu comprei esse ventilador com a intenção de substituir o Arno Silence Force VF40 ou meu Mallory Boreal dependendo do resultado dos testes.

Eu comprei por R$85 com frete incluso na Amazon. A primeira impressão que tive ao pegar a caixa foi: “cabe um ventilador de 30cm aí dentro?” Cabe, porque o ventilador vem na forma de um kit para montar, que não me incomoda muito, mas tenho certeza que ia aborrecer muita gente que não sabe nem trocar lâmpada e prefere algo mais “plug and play”. O ventilador vem separado em cinco peças (base, corpo, hélice, grade traseira e dianteira) e você tem que passar o cabo pela base, encaixar a base, remover a porca da hélice, encaixar a grade traseira, encaixar a hélice, recolocar a porca e encaixar a grade dianteira. Eu não precisei seguir as instruções para isso, mas tenho certeza de que vai ter gente ligando para o suporte porque não consegue retirar a porca e não quer ler as instruções.

A base tem um recorte destinado a prender o ventilador em um parafuso na parede.

Ligado, o ventilador parece mais silencioso que o Mallory (que tem dez anos de uso e não é mais o mesmo)  e certamente mais silencioso que o Arno, que já está com problema nos mancais de rolamento.

Consumo de energia

Entre parênteses, o consumo listado na tabela Procel. Fora dos parênteses o consumo medido por mim, usando dois medidores completamente diferentes: PMM2206/Powerbay-SSM.

  • Velocidade Máxima: 51W / 55W (59,40W)
  • Velocidade Média: 49W / 53W (49,50W)
  • Velocidade Mínima: 47W / 51W (40,20W)

Como se pode ver não vale a pena, do ponto de vista do consumo, usar esse ventilador em nenhuma velocidade que não seja a máxima.  A diferença de fluxo de ar é grande e a diferença no consumo máxima é de 4W. Pode parecer estranho, mas dependendo de como é feito o controle de velocidade de um motor elétrico isso é “normal”. Eu não sei explicar por que no teste da Procel a diferença é significativa. Note que a diferença entre meus medidores parece linear, fixa em 4W e que para ambos a diferença de consumo de uma velocidade para outra é de apenas 2W.

Eu ainda não estou certo de que o Mondial ventile mais que o Mallory. Se ventila, não é muito mais e não justifica o consumo maior (o Mallory consome 40W na máxima hoje, com o mesmo medidor). Se ainda existisse Malllory Boreal à venda, eu certamente teria comprado outro(s) e não esse Mondial.

Entretanto, acho importante comentar que esse Mondial me deu uma impressão muito melhor de robustez. Ele parece muito menos propenso a quebrar a grade à toa, que foi o que aconteceu com o Mallory vários anos atrás. Na ocasião do review do Mallory eu até comentei que não era um ventilador “para transportar na mala do carro” de tão frágil que parecia, mas não vejo esse problema no Mondial.

Minha utilização

Em qualquer situação eu sempre uso o ventilador fixo, nunca oscilando. E é sempre para o uso de apenas uma pessoa: eu.

  • Na mesa de trabalho estava usando o Arno. Nesse local eu prefiro algo tão silencioso quanto possível porque é onde eu também assisto a TV e filmes. Não é porque ele seja especialmente silencioso que o Arno estava nessa posição, mas porque eu estava sem opções. Eu o usava para dormir, mas aí o fusível interno dele queimou e para recolocá-lo para funcionar eu tive que fazer um “bypass” que o tornou perigoso. É menos perigoso usá-lo para uma finalidade onde eu estou sempre acordado quando o ventilador está ligado;
  • Para dormir estou usando o Mallory. Nessa aplicação eu prefiro, contraintutivamente, um ventilador barulhento. Mas que seja um barulho regular, do tipo provocado pelas hélices ao empurrar o ar. Esse tipo de barulho “abafa” os outros ruídos da noite, incluindo TV, conversas da família em outros cômodos, etc,  e me ajuda a dormir e continuar dormindo.

No momento eu decidi usar o Mondial para substituir o Arno. Parece fazer na máxima mais ou menos o mesmo nível de ruído que o Arno faz na média, ventila mais ou menos o mesmo e consome a metade (105W contra 55W).

6 comentários
  • Victor Soares - 1 Comentário

    Jefferson, você tem alguma experiência com climatizador de ar (daqueles que usa água)? Moro num lugar super quente no verão (imagino que Recife também seja bem quente), estive tentado a comprar em janeiro mas li algumas opiniões negativas sobre o assunto, dizendo que não funciona, é ruim, etc. mas são opiniões sem um devido contexto (por exemplo, qual era a dimensão do quarto onde o aparelho estava, se o telhado é muito baixo, entre outras variáveis).

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Não. Nunca sequer vi um pessoalmente.

    • Luciano - 492 Comentários

      Eu posso te dar algumas impressões já que tenho dois modelos. Um na verdade é um climatizador/nebulizador. É bastante útil para as épocas de baixíssima umidade relativa. Ele provê uma pequena sensação de temperatura menor, mas por causa da água que ele coloca no ar na forma de um finíssimo spray e tira o calor com a evaporação. Uso este quando está muito seco e causa desconforto nasal (nariz e secreção ressecada)

      O outro é um daqueles modelos que tem um ventilador e uma grade de papelão onde escorre água. Esse refresca um pouco, mas não te dá a mesma sessão de um ventilador na cara. A grande vantagem que eu vejo nele, aumenta a umidade relativa e é bastante silencioso, quase não se ouve ele funcionado.

      No caso o pé direito aqui é bastante alto, 3 metros. O quarto tem uns 10m².

      Se o que você quer é bastante vento, climatizadores não são o que você procura.

      • Jorge Mendonça - 60 Comentários

        Também tenho curiosidade com esses climatizadores. Inclusive alguns tem recipiente para se colocar gelo. Caso o seu tenha isso, funciona de fato pra resfriar o ambiente?

        • Luciano - 492 Comentários

          Não… não é pra por gelo. O reservatório é pequeno e é apenas para água. Eles funcionam com base na troca de calor que ocorre quando a água evapora. Eles tem uma pequena bomba que suga a água do reservatório e a goteja sobre uma colméia de papelão ou similar e o ventilador sopra sob essa colméia, que na passagem do ar provoca a evaporação da água. Como o ar precisa fornecer o calor pra água evaporar, a temperatura deste cai.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Eu não tenho um anemômetro para medir isso objetivamente, mas o Mondial parece ventilar mais na máxima que o Arno na média. Com o Mondial eu estou me surpreendendo sentindo frio, que eu não sentia com o Arno. Até recoloquei o Arno no lugar para conferir. Isso não confere com a tabela Procel, que diz o seguinte sobre o fluxo de ar:

    Arno na média: 1.130 m3/s
    Mondial na máxima: 0,830 m3/s

    Isso pode ser devido aos problemas que o Arno acumulou com o tempo ou ao fato de que o Mondial por ser menor concentra seu fluxo de ar numa região menor e assim sentado na cadeira eu o aproveito melhor.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »