Na terça eu tive uma consulta com ortopedista de joelho no CTO do Hospital Português em Recife e saúde lá com uma guia para ressonância magnética normal, com carimbo e assinatura do médico. No dia seguinte, no mesmo local mas outra especialidade, saí com uma guia para outra ressonância apenas com o nome do médico, CPF e CRM preenchidos, sem assinatura ou carimbo.
Só notei em casa.
Presumindo ser normal, fui fazer hoje o agendamento dos exames no centro de diagnóstico conveniado, por whatsapp. O procedimento inclui enviar cópias digitalizadas das guias. Só no final, quando já estava agendado, a atendente incluiu o seguinte aviso:
*Validade da guia médica (Precisa está assinada e carimbada pelo médico – CRM OU CREMEPE) – 30 dias*
Respondi que a segunda guia estava “assinada eletronicamente” (e eu nem estava certo disso) e perguntei se não era válida. Ela disse: “se tem assinatura digital aceitamos”.
Agradeci e finalizei.
Mas fiquei mais de meia hora com uma pulga atrás da orelha. Ela disse “se”. E “assinatura eletrônica” e “assinatura digital” podem não ser necessariamente a mesma coisa. Aí fui examinar de novo a guia e finalmente me dei conta de que o pequeno Qr Code que eu vira antes no canto da guia não era um substituto da Unimed para o número de série da mesma (um autenticador do formulário), como eu imaginara. Ele tinha indícios claros de que o documento havia sido de fato assinado digitalmente.
Apontei a câmera do celular para o QrCode e fui direcionado para validadoramigo.com.br com a confirmação da assinatura digital, dados do médico que fez a assinatura e data. E fornecendo os quatro últimos dígitos do celular do paciente (eu) pode-se baixar um PDF assinado digitalmente da guia para submeter, caso necessário, ao validador do governo em validador.iti.gov.br.
Agora estou tranqüilo de que não vou me estressar no dia de fazer os exames.
Eu sempre achei o requerimento de assinatura e carimbo do médico ridículos. Como se não fosse possível e até fácil falsificar ambos com um editor de imagens.

Está muito comum médicos usarem este tipo de sistema. Receitas, pedidos de exame e até receita controlada são aceitas em laboratórios e farmácias. Exatamente pelo fato de poder comprovar a veracidade/validade da assinatura do médico.