Como usuário, eu detesto .NET (Java e .NET só são vantajosos para os desenvolvedores, não para os usuários). Basicamente por você ter que ter baixar e manter uma gigantesca estrutura de software no seu computador para suportar um programinha de 100k. E se cada programinha precisar de uma versão diferente do .NET o aborrecimento se multiplica. Entretanto eu admito que com o gradual abandono do Windows XP isso vai inevitavelmente se tornando um problema menor, já que desde o Seven já há pelo menos um suporte básico a .NET quando você instala o SO. Isso não o poupa de ter que instalar novas versões do NET, infelizmente.
Prefiro Delphi. Mas eu sou suspeito porque é hoje a única linguagem em que sei (cof, cof, cof) programar. Entretanto a Embarcadero (ex-Borland, ex-Inprise, ex-não-sei-quantos-nomes) e suas licenças mesquinhas tem me mantido preso ao Delphi 7 por tempo demais (eu não ganho dinheiro com meus programas) e a combinação com o Windows 7 de 64 bits para desenvolvimento não funciona muito bem. O anúncio de que a Microsoft liberou o código fonte do .NET para que ele possa ser usado inclusive no Linux deixou o C# (.NET) ainda mais atraente. Parte do código fonte do .NET já estava disponível há anos, mas a licença não permitia que fosse portado para o Linux. Agora foi liberado o código fonte inteiro e a licença diz explicitamente que pode.
O golpe final na minha obstinação com o Delphi saiu com o anúncio em novembro de que eu podia usar o Visual Studio de graça. O VS já tinha uma versão gratuita antes, chamada de Express, mas que era muito limitada. Essa nova versão, batizada de “Community Edition” (CE) não tem essas limitações. Você só não pode usar legalmente se fizer parte de uma equipe grande de programadores. Você pode baixar o ISO, completamente legal diretamente neste link ou visitar a página de download.
Deixe um comentário