VMA2012 Class-D Audio Amplifier Evaluation Module (EVM) Board $8.00 (19.5g)
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.44127
Oito dólares não é exatamente "barato" mas, caramba, é um amplificador stereo completo. Basta alimentar e acrescentar os alto-falantes. Achei que podia ser útil para fazer consertos rápidos de caixas amplificadas.

Só tem um porém Jefferson, se o integrado queimar voce não encontrará substituto. Existem varios circuitos na NET que voce mesmo pode montar com componentes faceis de adquirir e com menor custo!
Roberto, a unica coisa que tem ali é o integrado (digo unica que o resto é tudo arroz com feijão.
Roberto, se eu tiver que fazer uma PCB, já não sai mais barato.
Jefferson, eu acompanho o forum, no DX, sobre estes módulos. Todos estão reclamando do datasheet ser muito basicão. Eu entrei em contato com o setor de vendas da fábrica e se prontificaram a tirar dúvidas. Já adianto que ele não pode funcionar em modo bridge e a saída não é filtrada do PWM. Uma dúvida minha: como você alimentaria este módulo? Fonte linear?
Marco, minha curiosidade era justamente saber se ele ia funcionar com fonte chaveada. É disso que você fala ao dizer "não é filtrada do PWM"?
Jefferson, o amplificador é digital, classe D, ele modula o áudio usando PWM, como uma fonte chaveada faz para regular a tensão de saída. Acontece que esta portadora fica presente na saída do amplificador e precisa ser filtrada para não gerar ruido no som. Quanto à fonte chaveada eu pensei em usar uma de notebook, xing-ling mesmo
O fabricante me informou que posso aproximar o consumo usando a fórmula I = sqrt(P/r), onde I é a corrente, P a potência total e r a impedância de saída.
Marco, depois do seu primeiro post fui ler sobre os amplificadores Classe D. Ainda não sabia nada sobre eles.
http://en.wikipedia.org/wiki/Switching_amplifier
Estamos falando de coisas diferentes. Minha preocupação é se o módulo filtra o barulho infernal do chaveamento da fonte, pois quero alimentar o módulo com 5V tirados da própria fonte do PC. Fontes lineares não geram esse ruído, mas são caras, pesadas e incômodas.
Mas se ele ainda acrescenta ruído de chaveamento…
De qualquer forma, vou fazer testes.
Eu fiz um teste básico e o resultado foi bom.
Alimentei o módulo com 5V tirados de um dos conectores para HDD do PC e usei duas caixas acústicas TRONI não amplificadas.
O som é bem alto. Bem mais alto que qualquer par dessas caixas "amplificadas" que são vendidas por aí nessa faixa de R$16. Porém a partir de 50% do volume máximo eu já comecei a notar distorção. Claro que as caixas que usei podem não ter aguentado o tranco, por isso preciso testar mais tarde com falantes que aguentem 3W com folga. Mas mesmo a 50% do volume, ainda é bem alto.
Quanto ao ruído do chaveamento da fonte, ele só é perceptível se eu encostar o ouvido no falante. Mesmo que eu coloque o volume no máximo ainda não consigo ouvir o ruído a uma distância normal de uso. Isso é bom.
Na minha lista de testes: Ver se uma porta USB aguenta o tranco (provavelmente não).
Minha observação sobre a distorção confere com o que é dito aqui:
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.44127
Jefferson, entendi seu problema. Como a fonte do PC não é projetada para áudio, a filtragem dela não é adequada. Minha sugestão é aumentar o capacitor de filtro, deixe o de 470u na placa e coloque um externo de 4700u para testes. Outra coisa é o ganho do amplificador, não sei se é adequado para a saída do PC, talvez reduzi-lo ajude na distorção. De qualquer forma, eu pedi o gráfico de potência X distorção na fábrica, vamos ver se me atendem.
Como não há controle de volume interno no módulo, o volume do sinal de entrada não faz diferença no nível de ruído introduzido pela fonte. Você pode zerar o volume do PC que o ruído, se houver, ficará inalterado.
Percebi isso claramente ao testar com outra fonte. No meu primeiro teste, como eu não queria desligar meu PC principal, eu liguei outro computador só para alimentar o amplificador. Hoje eu fui fazer o teste "correto" (áudio e alimentação vindos do meu PC) e o ruído se tornou claramente audível e incômodo em qualquer ajuste de volume.
Ainda não testei nenhuma filtragem de ruído.
Jefferson, bad news. A fábrica respondeu meu e-mail, me enviaram um gráfico recortado de um datasheet de outro fabricante: MAX9703. Ou seja, a empresa não é séria, na minha opinião, mais uma fábrica de fundo de quintal.