O extrato do Banco do Brasil emitido nos terminais é o mais confuso e inútil que já vi. Minha mãe pediu que eu verificasse o extrato dela e não consegui entender nada. E olha que deveria ser uma das coisas mais simples, porque essa conta só tem um depósito por mês (a aposentadoria dela) e no máximo dois saques mensais. Ela não usa a conta para mais nada.
Ainda assim o extrato é indecifrável. O extrato que imprimi hoje de manhã sequer bate com o saldo que imprimi ontem à noite. Parecem até de duas contas diferentes.
Minhas contas são Bradesco e Unibanco (agora Itaú).
Eu estou com uma conta universitária no Santander. Gostei muito das taxas e sou bastante controlado. Nunca pegaria no BB por causa do tamanho imenso das filas que sempre tem, e por que tem um crédito minúculo para universitários.
Vale a pena comentar que o Itaú foi o pioneiro em caixas eletrônicos e informatização em geral, seguido pelo Bradesco. O interessante é que até hoje, pra mim, o Itaú continua sendo bem superior nesse aspecto, seguido pelo Bradesco. Não gosto do atendimento eletronico do BB, Santander, Caixa, etc.
Deixei de gostar do bradesco depois de minha mãe ficar dois meses sem cartão por um erro deles e ainda ela teve que pagar uma multa pois o banco insistia em dizer que quem estava errada era ela. E ainda tem as maiores taxas que já vi.
Como abri minha conta no Santander a pouco tempo, não posso dizer sobre o InternetBanking. Gostei do atendimento pois não existe filas, mas achei meio estranho o jeito que o gerente atendeu, mas nada tão anormal assim.
Sou cliente Real/Santander e Banco do Brasil, hoje em dia, acho o sistema do Real mais seguro para usar o internet banking, pois além do computador ser cadastrado, existe senha de internet e tabela de senha. Coisa que foi modificada no Banco do Brasil, com uma simples mensagem pra o celular e liberando qualquer computador…….
No Real eu resolvo tudo diretamente com minha gerente pelo telefone, não preciso ir na agência, no BB isso só acontece porque já fui estagiário de lá e o pessoal da agência me conhece.
Também sou cliente Real/Santander e minha relação é totalmente diferente de como o José Carneiro tem com o banco. Eu resolvo tudo que preciso via internet, caixas eletrônicos e Disque Real (nessa ordem), não sei nem se minha conta tem gerente e o mais engraçado é que é dessa impessoalidade que gosto no banco Real. Minha conta é de 1995 e nessa época os extratos eram muitos confusos, eles fizeram algumas mudanças e melhorou muito, hoje em dia eu diria que com atenção é possível de ler satisfatoriamente o extrato do banco Real.
Se vcs reclamam do banco do brasil, então NÃO sejam clientes do Citibank! eu sou cliente do BB e do Citi e ao meu ponto de vista o BB da de 10 a 1 no Citi. A unica vantagem do Citi é que pelo fato de ter agencia em somente 10 cidades no pais consigo fazer tudo pelo telefone. Prova disto é que estou em São Leopoldo e minha conta é em Curitiba e pelo visto vou manter assim pois não vai me ajudar em nada mudar a conta para Porto Alegre (que é mais perto). Sobre o BB sempre utilizo os serviços deles via internet e não tenho problemas. Sobre mudar as informações no extrato, já notei que demora um ou dois dias para estabilizar a informação. Inclusive lançamentos mudarem a descrição ou os valores sumirem. Acho que é devido a algum batch noturno fazer os ajustes e depois o trabalho de algum ASM arrumar a zona toda.
Olha eu saindo em defesa do BB…
Em, sei lá, uns 5 anos usando internet banking do BB, nunca tive problema. E fui cliente do Bradesco, do (finado) unibanco, do Nossa Caixa, em SP, e ainda tenho uma poupança na caixa econômica.
Eu também gostava de usar o teclado virtual do BB, mesmo que isso fosse um saco por causa do firefox no linux. Mas funcionava bem. E poder usar o celular pra desbloquear o acesso era bom.
Agora mudaram, dizendo que a segurança está garantida. E um dia desses, pagando um boleto de quinhentos e poucos reais, logo em seguida um atendente do BB me ligou pra confirmar o pagamento, já que o sistema acusou a possibilidade de fraude. Faz sentido, já que eu quase nunca pago boletos pela web, porque acho muito chato digitar aquele monte de números…
Hoje moro em um estado diferente de onde abri conta e não tenho problema algum com isso.
Sobre extratos, já não sei dizer mais, porque só vejo pela internet. Mas lembro bem que quando eu era universitário, o extrato do BB era tão limpo e claro que não via dificuldade nenhuma em identificar coisas. Agora, já não sei.
Uso os caixas eletrônicos do BB e pra ser honesto, não vejo como alguém pode gostar (mas não tentem explicar, porque gosto é gosto) do sistema de caixas do Bradesco. Pelo menos na agência onde eu tinha conta, os caixas eram muito lentos. Mas muito lentos mesmo!
No BB, as letras de acesso sempre mudam de posição em todas as vezes que se precisa delas. Em todos os outros onde precisei usar, as letras ficam fixas.
Sobre as filas, isso não há o que dizer. Realmente sempre são longas. Por isso é que eu dificilmente pago alguma coisa na boca do caixa.
Quando é preciso, eu saco o dinheiro no caixa eletrônico e vou no Sicredi, que é um banco com menos correntistas, então tem sempre filas pequenas.
No meu comentário anterior eu elogiei o Itaú e em segundo lugar o Bradesco. Eu estava me referindo apenas aos caixas eletrônicos. Depois do último comentário do Antonio Marcos eu pensei melhor e resolvi excluir mesmo o Bradesco dessa lista dos melhores.
Não tenho pretensão de fazer uma análise e comparação abrangente dos bancos como um todo (nem tenho condições de fazer isso).
Agora, voltando exclusivamente ao caixas eletrônicos. Coloco o Itaú em primeiro lugar, com boa vantagem sobre os concorrentes (claro, gosto é gosto).
O que eu gosto nos terminais do Itaú:
-Interface bonita, com tela sensível ao toque (que na maioria das vezes funciona perfeitamente), bem planejada, intuitiva, clara, inteligente, etc. Tem até umas animaçõezinhas pra enfeitar…
-O scanner de código de barras funciona perfeita e rapidamente na grande maioria das vezes (coisa que pode falhar com certa frequencia nos concorrentes).
-Os recibos e comprovantes impressos são bastante claros e concisos.
-Presença de caixas para emissão de cheques avulsos em várias localidades (nesse quesito empata com o BB, e ganha de todos os outros que oferecem essa opção raramente).
-Tenho percebido que recentemente o BB está querendo de certa forma "alcançar" o desempenho do Itaú nos terminais: estão implantando tela sensível ao toque, mudaram o design da interface (antes era bem tosca e confusa, como na maioria dos concorrentes). Acho que está indo na direção certa. De qualquer forma o Itaú foi pioneiro em caixa eletrônico, e parece se esforçar pra estar sempre alguns passos a frente (com sucesso até agora…)
As novos terminais do BB agora são sistema operacional linux. Com isto veio telas sensíveis ao toque, uma interface mais agradável, etc. Antes era OS2 e por isto a interface era meio tosca. Note que não tenho nada contra o OS2 e na verdade gostaria muito de voltar a brincar com ele (se eu achasse), mas ele era muito limitado.
O OS2 era de tirar o chapeu mesmo rs. Eu nunca vi o bicho travar nos anos que fiz manutenção no BB. Pegava maquina com o cooler travado, dava pra fritar um ovo em cima do processador e o sistema operacional estava la bonito (mas limitado como disse o Claudio).
_"Pegava maquina com o cooler travado, dava pra fritar um ovo em cima do processador e o sistema operacional estava la bonito"_
Posso estar enganado, mas pelo pouco que sei isso é mérito do hardware e não do SO.
Hardware antigo não tinha este problema. Hoje vejo que devido a quantidade componentes por polegada quadrada qualquer aquecimento deve "derreter" tudo fazendo a coisa toda parar. Meu grande problema hoje em dia é o cooler sendo que parei já faz bastante tempo de economizar neste item sempre pegando um cooler que não me de trabalho.