Uma cliente minha comprou meses atrás um modelo Samsung que me pareceu até razoável, com TV digital e se não me engano 1.5GB de RAM (depois eu vejo com ela o modelo). Ontem ela me pediu para olhar por que estava acusando falta de espaço em disco. Numa rápida olhada não vi nada de anormal, sem jogos, sem fotos ou vídeo, sem músicas… mas realmente não tinha espaço nem para instalar a app DiskUsage. Quando finalmente consegui instalar a app esta me mostrou que dos 8GB apenas 3 ou 4GB estavam disponíveis para o usuário e estes estavam todos ocupados por apps!
O problema, além da já conhecida propaganda enganosa da Samsung, é que as apps pré-instaladas (Word, Excel, OneNote, Youtube, Google Play Music, Google Play Videos, etc) tem tamanhos absurdos e quando são atualizadas, como não é possível substituir a cópia pré instalada por estar numa partição somente leitura, elas passam a ocupar o mesmo espaço na memória “livre” do usuário. Assim só porque todas as apps estavam atualizadas o telefone ficou com um espaço livre realmente mínimo, que mal dava para o Whatsapp.
Como a cliente não usava várias dessas apps, desativei-as, o que me permitiu apagar as atualizações. Isso deu a ela espaço para instalar o UBER e sobrou alguma coisa ainda.
Que fique clara uma coisa: o tamanho dessas apps, inclusive no iOS, está ficando insano. Isso é coisa de desenvolvedor preguiçoso e/ou incompetente. O Word e o Excel no telefone dela acusavam estar ocupando 230MB cada! No meu telefone acusam 142MB cada, que eu já acho abusivos, até mesmo porque eu não uso Word e Excel em um telefone!
O meu atual telefone tem 16GB e um mês depois de comprar eu já fui obrigado a instalar um cartão MicroSD nele porque dos 11GB disponíveis nele 7GB foram tomados por apps e ficava inviável usar o programa de backup automático das apps.
Me parece que o Android mais “puro” (atenção: pelo que sei o Samsung “customizado” NÃO permite isso) tem uma opção de você formatar o cartão de memória para usar como uma extensão “real” da memória principal. Mas atenção: para se usar isso plenamente tem que se usar um cartão MUITO rápido senão o sistema acusa na hora de formatar que ele vai causar lentidão e mesmo que você ignorar ele realmente causa: minha esposa começou a reclamar que as fotografias levavam muito tempo para serem tiradas depois de clicar na tela e realmente notei isso: bastou migrar as fotos do cartão para o celular que o problema resolveu. Não sei ainda qual o cartão que resolveria isso, mas DEVE ser algum daquelas série “ouro” da Kingston/Sandisk, com preços absurdos e que só se consegue importando ou indo comprar lá fora… em tempo: eu e minha patroa trocamos nossos Lumias por Motorolas MotoZ Play de 3 Gb de RAM e 32 GB de memória, e temos em cada um mais um cartão de memória de 32 Gb…
Não precisa necessariamente ser um android mais “puro”. Existem várias apps que fazem isso, uma que usei e realmente funciona é o Link2SD. Porem… como sempre, precisa de ROOT, e precisa fazer uma partição no cartão.
Usei isso por muito tempo com um Android xing-ling que eu tinha, usei um cartão classe 10 e não vi problema de lentidão, ao menos com aquele telefone com android 4.
Da última vez que olhei o Link2SD não suportava minha versão do Android (ao menos, é essa minha lembrança), mas isso foi há anos. Dei uma olhada agora e essa restrição parece não existir mais. Gostei.
Mas requerer root é realmente um problema.
Bom, ainda sou um “iniciante” em sistemas Android (antes dos Nokia meu primeiro SO foi os Microsoft dos Lumia) mas realmente quando nossos Motorolas não tinham cartão de memória a gente clicava para tirar fotos e era automático. Depois que coloquei o cartão demorava quase 5 segundos para realmente “clicar” a imagem. Tentei tudo que é coisa. Somente depois que migrei para migrar os dados do cartão para o celular de novo foi que a lentidão passou e voltou ao que era antes. E nossos cartões são também Sandisk classe 10… estarei fazendo algo errado? Porque no meu antigo Lumia nunca dava lentidão, mesmo com as imagens sendo salvas no cartão… agora alguns apps estão no cartão mas imagens estão no celular. No mais realmente não notei lentidão. Não sei se é uma característica do software que tira fotografias, ou do hardware da Motorola, etc.
Existe algo do gênero viável? https://www.androidpit.com.br/como-desinstalar-apps-nativos-do-seu-android
Sei que a matéria é bem mentirosa, pois realmente não remove, mas não ajuda com os apps que não conseguimos desabilitar pelo Android?
Só existe um meio que realmente dá pra remover um bloatware de fabrica do Android… fazendo ROOT e usando um desinstalador. Não tem como sem ser como ROOT.
Eu fiz algo do tipo no meu Samsung J5. Mas como não dava pra ficar como ROOT por causa de um maldito jogo, fiz o ROOT, fiz a limpeza, e removi o ROOT.
Claro.. isso invalida a garantia do celular, mas… se ela já venceu, dane-se.