Novo capítulo da minha busca de um sistema de anotações para o Firefox, que começou aqui:
http://www.google.com/buzz/117578158927571476541/VPugZwbwtxf/
Hoje eu fiz uma nova busca e esbarrei no Diigo
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/2792/
A principio parece muito bom. Eu posso selecionar se a anotação é pública ou privada (e o default é privada) e sempre que eu abro uma pagina que tem anotações um ícone é exibido mostrando que anotações existem. Passar o mouse sobre o ícone mostra a lista de anotações.
Usar o serviço requer abrir uma conta no Diigo. Mas para quem tem conta no Google, Facebook, etc, a criação de conta pode ser automática e você faz login no serviço automaticamente usando suas outras credenciais. Eu usei minhas credenciais do Google e ao fazer a integração o Diigo só pediu para saber meu e-mail (não pediu meu nome). Assim ele criou para mim um username "aleatório". Até aí, tudo OK.
Mas existem problemas:
Bugs aparentes
Apesar do default ser "private", todas as minhas anotações estão aparecendo como "public".
Problemas de privacidade
Como se trata de um serviço online que você pode acessar de qualquer computador, o Diigo consulta o servidor do serviço para cada página que você visitar, verificando se você tem algo gravado para ela. Segundo a declaração de privacidade:
http://www.diigo.com/help/privacy
Todos os URLs que não tiverem um "match" são descartados. Mas ainda assim eu não gosto da idéia de mais uma empresa sabendo de tudo o que eu visito.
É claro que não é só o Diigo que é capaz de fazer isso. Qualquer extensão que você instala no Firefox tem esse poder. Porém anexar minha conta Diigo á minha conta principal Google não foi a melhor coisa que eu poderia fazer para preservar minha privacidade. O ideal é usar uma conta descartável em serviços como o hotmail para isso. Infelizmente você perde em conveniência.
Deixe um comentário