[BUZZ] Aqui em casa eu tenho um problema curioso com modems ADSL.

Aqui em casa eu tenho um problema curioso com modems ADSL. Depois de algumas semanas de uso ininterrupto, eu flagro o modem sem querer conectar de jeito nenhum. Aí basta trocar por outro modem que conecta imediatamente.

Eu já tenho dois modems speedstream, um do lado do outro, só para isso. Fico alternando entre eles toda vez que acontece. E aconteceu 10 minutos atrás.

18 comentários
  • Eu troquei o meu recentemente. Antes usava um dlink 500b I, mas estava apagando as luzes do nada e caindo a conexão. Pensei que era minha net, mas era o modem. Só descobri quando comprei outro, mas Geração II. Com a fonte antiga, o geração I acende as luzes normalmente e, quando coloco a fonte original do da geração II, que é zerado, nem liga direito. Tá encostado, pois acho que danificou algum componente.

  • José Carneiro - 198 Comentários

    Jefferson, lá em casa eu faço a mesma coisa, acho que você viu os modens que ficam de reserva na prateleira.

    Não sei se é o uso ininterrupto ou algum problema de configuração, mas isso realmente acontece.

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    José,

    É, quando eu fui lá eu cheguei a pensar que o Netgear fosse um roteador sem fio.

    Então é um problema no nosso bairro mesmo. Eu desconfio de uma doideira no concentrador da Telemar, porque se fosse no nosso modem, teoricamente, desligar e ligar 30 dias depois não deveria fazer diferença para ligar no mesmo dia.

  • Eu já tive um problema parecido mas bastava desligar a energia que depois entrava normal. Na época eu li que o modem travava devido a encher a pilha de pacotes UDP e tinha a ver com a falta de velocidade do processador. Talvez fosse bom ver se nao tem firmware atualizado para eles.

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Essas foram duas das primeiras coisas que verifiquei.

  • O D-Link 500B tem um sério problema de não funcionar depois de uns 10min de uso, pelo menos o aparelho que comprei em 2008. Na época que me deparei com esse problema somente a atualização do firmware resolveu e isso foi uma solução passada pelo técnico da BrasilTelecom pois o SAC (via email) da D-Link passou vários procedimentos que não surtiram efeito. Então, ano passado esquentou tanto no verão daqui que não funcionou mais. Agora uso um SpeedTouch que a GVT me deu de brinde quando assinei ADSL 10Mb deles.

  • José Carneiro - 198 Comentários

    Tive problema com o 500B no modo router, quando passei a utilizar um roteador pra gerenciar a conexão e deixei no modo bridge, acabou o problema.

  • Eu confirmo o esquema de deixar em bridge. Tenho dois modems aqui, um 500B e um 500B II. Encostei o 500B por causa dos constantes travamentos e por esquentar demais. Botei o 500B II e acabaram os problemas, apesar de esquentar bastante também.

  • Bom, eu tenho um Speedstream destes, e isso acontecia direto!

    Acionei a garantia, mas como teria que mandá-lo pra GO, acabei desistindo.

    Vi que ele esquentava muito, coloquei então um cooler de fonte de PC, o que o manteve geladinho, mas, o problema continuou.

    Momentos antes de jogá-lo pela janela, resolvi entrar no painel de configuração dele e "desconectar" e "reconectar" via software, a conexão ADSL, e nunca mais tive problema.

    Como sei que é difícil acreditar que esse fosse o problema, pode ser que seu provedor de serviços esteja mudando alguma configuração que trave o modem. Aqui no MS uso a GVT.

  • Vocês não estão sozinhos. Eu também tenho um SpeedStream guardado(acho que o modelo é o 5260), que ganhei já com defeito, ele fica reiniciando sozinho e seguidamente, alguns minutos depois de ligado, com o aquecimento natural do chip. E nesse meu não adianta abrir e botar cooler.

    Tenho, também guardado, um Dlink 500T, onde coloquei o tal do firmware russo. O problema dele é que está muito sensível à qualidade do sinal, com a conexão caindo facilmente.

    Hoje uso um 2640T, porém não estou satisfeito, pois com duas maquinas fazendo download em múltiplos programas, ele se perde e pára de transferir dados, mesmo estando conectado ainda.

    Já tive modem wireless da 3Com(antes do 2640T), porém também não havia me agradado.

    Outros modems que já utilizei foram Dlink 500G(duas versoes) e LG LAM300C(vendido).

  • O melhor modem que usei até hoje foi o Siemens Gigaset 201A :

    http://gigaset.com/br/pt/product/GIGASETSX553DSL.html

    Já tive a oportunidade de testar dezenas de modens de todos os tipos e marcas, e esse realmente me chamou a atenção. Na época que eu testei eu ainda jogava WOW e notei sensível melhora no meu ping, além disso os valores de atenuação da linha eram muito melhores neste modem, conseqüentemente a máxima velocidade suportada eram sempre mais altas que em qualquer outro.

    Além disso a conexão era rock solid, me lembro que uma vez entrei na pagina de configuração do modem pra fazer um redirecionamento de porta, e estava lá: tempo conectado, 26 dias!

    Infelizmente fiz a besteira de levar o modem na casa de um amigo que mora muito longe do armário da operadora, tendo conseqüentemente uma péssima conexão, pra testar como ficava a conexão dele neste modem, e ele nunca mais deixou o modem sair da casa dele. E apesar dos meus esforços, não mais encontrei este modem pra vender…

    Eu não consigo entender como certas empresas fazem certos produtos tão bons, pra depois sumir com eles do mercado.

  • Alguns fabricantes, parece que a qualidade é de "safra". Lembro de um Dlink 604T na empresa onde trabalho que ficava 24/7 ligado e toda a empresa pendurada nele, muito raramente caía a conexão ou precisava ser reiniciado. Mas um dia infelizmente queimou(devido a uma trovoada).

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    O problema aconteceu de novo ontem. O velox passou horas alternando alguns segundos online com vários minutos offline. Dar reboot no modem não adiantava nada. Quando finalmente desconfiei de que podia ser esse problema eu passei a linha para o outro modem. Conectou na hora e estou online até agora.

  • Cara, acontece isso aqui em Rio Branco/Acre também, acreditava que era por conta da péssima qualidade da energia de nossa prestadora aqui, mas depois de ler o seu post dei uma verificada com outros colegas e eles acham que o modem perde sincronia. So que esse modem que TRAVA depois de algum tempo vc consegue conectar novamente. Dai fiquei confuso. =)

  • Eu tenho um amigo para o qual presto suporte que tem um modem speedstream (não me recordo o modelo) com um problema parecido. Ele conseguiu amenizar o problema utilizando um ventoinha para resfriar o modem. No final das contas, ele está para voltar a usar o DLINK 500B que (como comigo quando eu tinha ADSL) nunca lhe deu problemas.

    P.S.: A estabilidade dos cable modens é incrível! Mas há um motorola que os técnicos da NET insistem em usar que é triste. Eu tenho um RCA que 1 semana, até 2 ligado e o sinal não cai.

  • Jefferson - 6.542 Comentários

    Todos os indícios levam a crer que meu problema ocorre por algo que muda do lado da operadora e não por "tempo de modem ligado". Desta vez, quando o problema ocorreu, esse modem estava há poucos dias ligado, porque eu tinha testado um modem d-link na minha linha não mais que uma semana antes.

  • Estive em Biguaçu SC recentemente nas minhas férias, lá acontecia algo sinistro, o modem não estabilizava na rede de maneira nenhuma, após um certo tempo a conexão ficava instável reinicializando a todo momento, após troca de cabos até o poste da central, o problema ficou em dois lugares, equipamento do armário que foi trocado pela tecnologia adsl2+ (era ADSL) resolveu parcialmente, mas o que definitivamente melhorou foi a desconexão de um telefone mais antigo da linha (provavelmente estava dando algum tipo de interferência na linha).

  • Tive um problema similar. Acabei solicitando para GVT (meu provedor ADSL linha telefônica) o serviço "Qualificação da linha" a pedido do fornecedor do modem, e nunca mais meu modem ADSL teve queda de linha. Mas vejam que curioso o histórico, o modem Thomson cedido pela GVT nunca caia a linha ADSL, e quando eu comprei um modem wireless D-Link caia. Bastava eu instalar o novo Thomson, e o problema não acontecia. Pensei que o problema era o novo modem D-Link, por sorte consegui a análise de um excelente técnico da GVT, que descobriu o problema, a placa (quadro de rua da GVT) em que minha linha estava conectada era de uma versão X, e não era compatível com o modelo do modem da D-Link, bastou o técnico mudar minha linha para um quadro com placa mais nova, e nunca mais tive o problema.

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