Eu já achava os conectores SATA extremamente vagabundos. Agora eu tive a confirmação:
http://www.wdc.com/en/products/resources/DriveCompatibilityguide.asp
"eSATA cables and connectors are designed for 5000 insertion and removal cycles while internal SATA cables and connectors are designed for only 50 insertion and removal cycles. "
Apenas 50???
É por isso que os cabos dão tanto problema nas máquinas de bancada. E preciso tomar cuidado para evitar desconectar o cabo na placa-mãe, para não prejudicar o conector dela.
São decisões de projeto que absolutamente nao entendo. Fazer o conector mais resistente, em larga escala de produção, representaria uma variação desprezível no valor final do produto.
Bahh! Só na tentativa de fazer funcionar uma saída e-sata (que eu ainda não consegui), já pluguei e retirei o conector SATA umas 10 vezes.
Edit: eu tinha feito uns comentários sobre instalação de e-SATA mas achei um novo post sobre o assunto e movi para lá
http://www.google.com/buzz/117578158927571476541/Db46A1W6fXn/O-pre%C3%A7o-dos-HDDs-est%C3%A1-cada-vez-mais