O leitor Pedro Paulo Lopes me chamou a atenção, em um post anterior, para um produto à venda na Dealextreme que eu nem sabia que já existia, mas cuja "invenção" era muito aguardada. A parte do meu "público" que acompanhou o meu trabalho com DivX players deverá entender logo a utilidade disto aqui.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.36387
A idéia é fazer com que o dispositivo host (um DivX player/TV com USB, ou qualquer outra coisa que aceite ler arquivos dessa forma) "enxergue" arquivos em um computador da sua rede como se estivessem em um pendrive.
E sem fio!
A descrição diz que o máximo tamanho de arquivo é 4GB. Era de se esperar, já que o dispositivo deve emular FAT32. E a maioria dos players não suporta outra coisa.
Ederson, você nunca tinha visto porque não existia mesmo
Isso foi procurado exaustivamente por anos, durante o auge da popularidade dos DivX players. Só veio aparecer este ano (foi listado na DX no dia 28 de abril), quando a maioria das pessoas como eu já haviam desistido de procurar.
Lembre-se de que você precisa ter uma rede wi-fi já configurada (preferível) ou instalar uma placa wi-fi no seu PC e criar um link ad-hoc.
Outras limitações:
Você só pode criar um pendrive virtual de 32GB, mas como você pode mudar o conteúdo dele com alguns cliques isso é besteira.
Somente vídeos de até 720p – provavelmente devido à bitrate de 1080p ser demais para ele. Nenhum motivo para menosprezar o aparelho por isso, já que muitos media players com wireless "sofrem" também com conteúdo 1080p.
Você precisa rodar um software no PC que atuará como servidor. Não é possível simplesmente dizer ao dispositivo: "olhe nesse compartilhamento aqui". Então só poderá agir como servidor uma máquina que suporte o software. Por enquanto, só fucniona com o Windows de 32 bits. De novo, não creio que isso seja um real problema. Até mesmo porque muito provavelmente o software pode rodar dentro de uma máquina virtual. E se você usa um Windows de 64bits provavelmente tem condições de manter uma.
Ederson,
Foi você que apagou o seu comentário sobre o CinemaTube?
Primeiro, seu comentário sumiu. Agora, não estou vendo mais nem os dois que eu fiz antes de você.
Nahh… Meus comentários estão visíveis quando olho o Buzz fora do gmail. Mas os seus continuam desaparecidos. Não fui eu quem apagou.
A limitação de 720p provavelmente se deve mais ao Wireless-G do que a alguma limitação do dispositivo em si.
Fiz experiências com um PS3 e um PC rodando o PS3 Media Server em uma rede Wireless-G. Dependendo do "humor", até com 720p ele engasgava um pouco…
Gustavo,
Sim, era do link wireless que eu estava falando. Relendo meu texto agora vi que isso não ficou claro.
Isso é decepcionante