[BUZZ] Eu não consigo me adpatar a “music players” de nenhum tipo

Uma conversa que tive agora há pouco com o amigo José "Neto" Carneiro me fez lembrar de comentar uma coisa.

Eu não consigo me adaptar a "music players" de nenhum tipo. Para mim, iPod, Zune ou qualquer coisa similar são desperdício de dinheiro.

O que ocorre é que eu simplesmente não "escuto" a música. Estando como estou agora na frente do computador digitando (ou lendo), qualquer música tocando em background passará despercebida. Ás vezes eu ainda noto um ou outro trecho, principalmente quando eu dou pausas para o café ou banheiro. Mas o normal mesmo é eu ficar tão concentrado no que estou fazendo que o álbum inteiro termina e eu não consigo lembrar de nada do que tocou.

Meu cérebro parece filtrar tudo como "ruído".

Algo parecido acontece se eu estiver simplesmente caminhando na rua com fones de ouvido. Mesmo quando eu não estou fazendo algo que requeira minha atenção, minha mente fica ocupada com algo. Eu raramente páro para, simplesmente, apreciar a música.

Única exceção notável: quando estou querendo dormir. Meu cérebro, "só para contrariar", "sintoniza" na música. Na verdade, na letra. Quanto mais eu for capaz de entender o que está sendo dito, mais difícil fica dormir.

Isso era um problema no quartel, onde eu tinha que dormir toda noite que estava de serviço em um recinto pequeno com mais uma dezena de outros soldados. E frequentemente havia um que tinha o problema inverso ao meu e levava o rádio com ele.

16 comentários
  • Eu lembro de na minha adolescência estudar matemática escutando no meu walkman Iron Maiden, minha mãe fica muito brava e acho que ela tinha razão, andei me ferrando em algumas provas. Mas o certo é que eu também geralmente não escuto a música, já li em um livro que isso é coisa de nós homens mesmo, quando damos atenção a uma coisa, pronto só temos cerebro para ela, fazer várias coisas ao mesmo tempo, de acordo com o livro, é coisa mesmo para mulheres!

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Jesusleno,

    Eu li esse livro ;)

    Já aconteceu com você de estar dirigindo e, ao procurar um endereço, baixar o volume do rádio?

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Pois é. É algo automático. E depois você fica se perguntando para quê você precisa de ouvidos para "ver" :)

  • Acho que deve ser coisa de homem mesmo… eu ia comentar dizendo que eu era como você, Ryan, mas já vi que todo mundo é meio assim… e quando estou dirigindo, até gosto de alguma coisa tocando, mas não consigo prestar atenção. E não durmo com barulho de rádio ligado…

  • O meu ouvido realmente fica cego quando tento prestar a atenção em algo e o som está alto, mas ao contrário de alguns aqui, eu consigo dormir perfeitamente com som ligado, desde claro, que esteja beeemmm baixinho! Eu lembro que antes da Rádio Sociedade da Bahia ser vendida aos evangélicos eu só dormia escutando ela, tinha estórias incriveis nos programas da madrugada, casos de "cornagens" e tudo mais, era engraçado!

  • José Carneiro - 198 Comentários

    Viajar com ipod é muito bom, sempre me preparo pra levar ele carregado, a bateria do "menino" dura 8 a 10 horas de música direto. A viagem de avião passa num piscar de olhos.

    No trabalho também uso exaustivamente, pois sou lotado numa sala movimentada e tenho que me "concentrar" na leitura dos processos. Pra mim, esse é um investimento de primeira!! :D

  • bom eu já não funciono sem música, no trabalho o som é ligado direto, e mesmo quando estou bem atarefado estou atento a musica, se não me agrada muito ja troco a radio.

    E apesar disso quando procuro um endereço também abaixo o som, vai intender..

    Eu costumava dormir somente com o som ligado, depois de casar as primeiras noites foram longas até acostumar a dormir no silencio total, pois a mulé já não conseguia dormir com barulho….

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Daniel, no silêncio total eu também não durmo. Eu preciso do ruído indefinido e constante do ventilador para abafar qualquer barulhinho que possa colocar meu cérebro em alerta.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Antonio Neri,

    Eu gosto de ter algo tocando (no mínimo qualidade de CD) quando estou em viagem, na estrada, principalmente se eu tiver passageirAS.

  • Eu já tinha ouvido esta estória de que homens não conseguem prestar atenção em duas tarefas ao mesmo tempo, e mulheres sim. Bom, pra mim isso é balela, a não ser que eu seja meio viado e não saiba, hehehehe.

    Eu não consegui trabalhar sem algum tipo de audio ligado. Normalmente, ao longo do dia, ouço a CBN (mas anda tão ruim que vou acabar mudando de estação), e consigo prestar atenção tanto no trabalho como nas notícias. Lá pelas 17h, eu começo a ouvir música, e vou assim até a hora de dormir. Para dormir, eu prefiro o silêncio, mas durmo numa boa se houver alguma fonte sonora, desde que não muito alto. Pra falar a verdade, se eu estiver MUITO cansado, durmo até com um terremoto acontecendo, herança dos anos que trabalhei como gerente de um bar de rock com música ao vivo, alto, MUITO alto.

    Agora mesmo eu estou ouvindo a quebradeira do Mahavishnu Orquestra, trabalhando e criando numa boa.

    Para não dizer que não existem exceções, quando eu preciso me concentrar em uma nova criação, aí eu não consigo ouvir rádio, nem ao menos falar com outra pessoa ou ouvir alguém conversando, me incomoda e perco a concentração. Mas TENHO que estar ouvindo música, senão a arte não sai. Outro momento que me exige concentração quase exclusiva é quando estou ao telefone. E quando eu tinha carro, eu também abaixava o som para procurar um endereço. :P

  • Eu sou tão viciado em música (de qualidade obviamente, esqueçam o rebolation e que eu sou da Bahia) que um MP4 made in china (ou seja, todos os vendidos no país) dura em minhas mãos 6 meses. Os fones, com sorte, duram 2 meses. Por conta disso acabei gastando 600 reais em um Nokia N70 music edition e um fone que aguentasse pelo menos 6 meses. Valeu a pena. Eu geralmente ouço música de acordo com o que tenho que fazer. Se vou meditar ou aplicar reiki uso new age, se vou fazer uma caminhada ouço hardstyle, para ler um livro ouço MPB e por aí vai. Adoro dormir ouvindo canto gregoriano. Música é assim, basta você abrir uma porta e ver como ela passa a fazer parte de sua vida em todos os momentos!

  • Engraçado, eu, que já rodei muita fita K7 com caneta bic (FF ou REW na pilha era luxo), hoje em dia concordo com a opinião do Jefferson.

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Não é bem uma opinião. Eu vejo mais como uma limitação minha :)

    Eu realmente gostaria de poder apreciar um iPod. Ou mesmo as capacidades mais limitadas (mas que ainda batem muito player novo por aí) do meu TREO650

    Edit: E, sim, FF ou REW na pilha era luxo para mim também =D

  • lembrei da minha mãe, quando ela não entende o que a gente fala ele diz que tem que colocar os óculos pra ouvir melhor.

  • A minha também. Se estiver dormindo e o telefone toca, ela tem de achar os óculos primeiro pra só depois atender… :-D

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »