Media Managers
O XBMC tem uma função embutida ("SET CONTENT") que baixa da internet posters, sinopse e fanart de todos os seus filmes. Mas eu a acho extremamente limitada, por variados motivos:
1) Demora bastante
2) A informação obtida só serve para o XBMC. Você não pode "lê-la" fora do XBMC
3) Você não pode editar nada
4) Se algum filme não tiver a informação baixada automaticamente, é uma complicação descobrir o motivo e resolver o problema;
5) Se algum filme for identificado incorretamente, consertar não é lá muito simples e rápido
Talvez os desenvolvedores tenham feito de propósito, porque a função SET CONTENT do XBMC dá prioridade às informações existente para cada filme no próprio HDD, só indo buscar alguma coisa na internet se algo estiver faltando. Daí você mesmo pode escolher poster, sinopse e fanart para cada um de seus filmes, colocá-los no formato certo dentro de cada diretório de filme, que o XBMC coletará as suas informações e não as da internet.
Você deve estar pensando: "Mas isso vai dar um trabalho do cacete!"
Porque é exatamente o que eu pensaria. Mas, como eu disse, os desenvolvedores devem ter feito de propósito. Eles deixaram o "scraper" embutido no XBMC bem simples, porque sabem que existem ferramentas externas mais capazes, os chamados "Media Managers"
Exemplos:
Ember Media Manager (EMM) <- meu preferido (requer .NET 3.5)
http://code.google.com/p/embermediamanager/
Media Companion (MC)
http://mediacompanion.codeplex.com/
Ambos requerem o maldito .NET para rodar.
MC não precisa ser instalado. EMM precisa, mas após a a instalação você pode mover o diretório para outro PC sem precisar instalar de novo.
Estou usando primariamente o EMM, até mesmo porque o MC parece ter mais bugs. Por exemplo, eu configurei o EMM para salvar os arquivos NFO de duas maneiras nas pastas dos filmes para garantir compatibilidade, mas aí o burro do MC lê AMBOS e mostra na lista todos os filmes em duplicata.
Ambos fazem o scrap das informações na internet e colocam no diretório de cada filme, seguindo o padrão esperado pelo XBMC. Por exemplo:
+Sinopse e toda a informação textual sobre o filme em um arquivo xml com extensão .nfo
+poster em um arquivo .jpg
+fanart em um arquivo .fanart.jpg
Isso permite a portabilidade, filme a filme, da sua coleção. Porque cada filme está com toda informação dentro de sua própria pasta e não consolidada em um banco de dados indivisível em algum outro lugar.
Também ajuda na compatibilidade. Como isso se tornou mais ou menos um padrão, outros Media Centers e até Media Players (de hardware) como o Xtreamer aproveitam essa informação.
NOTA: Apesar de toda a informação estar contida na pasta de cada filme, o XBMC ainda assim irá criar um banco de dados com ela. Isso porque o acesso a informação em um banco de dados é muito mais rápido que em um sistema de arquivos. Um exemplo simples de entender é a função do XBMC de filtrar os filmes por gênero. Seria absurdamente demorado querer ver apenas uma lista de filmes de Ação se o XBMC tivesse que ir em cada diretório verificar que filme está com a tag "Ação". Além disso, o XBMC cria thumbnails adequados para cada uma das imagens encontradas, para não ter que fazer o "resize on-the-fly", o que poderia ser também muito lento.
Então, para corrigir uma informação incorreta ou indesejada no XBMC, basta usar um Media Manager ou fazer manualmente no diretório do filme e depois usar a função SET CONTENT do XBCM. Ele vai varrer todo o diretório "source" especificado, refazendo o banco de dados, mas será muito mais rápido do que ir buscar na internet.
Eu estava há mais de uma semana esperando para falar sobre esse assunto, porque o site do EMM, com fórum e tudo, saiu do ar:
http://www.embermm.com/
Como isso já aconteceu há um tempão e não tem data para conserto, decidi começar a discutir o assunto assim mesmo. É possível que vocês não consigam baixar o EMM, pois no Google Code só existe um programa de SETUP que depois baixa o resto da internet, possivelmente do site que está suspenso. Mas eu pretendo colocar minha cópia completa do EMM no ar.
Atenção:
A versão mais recente do EMM é a 1.2 revision 2385
O Baixaqui tem uma versão disponível, completa, mas é a r1105 BETA x64
Além de ser antiga, a versão x64 não funciona no Windows de 32 bits
Acabo de confirmar que o instalador do EMM não funciona mais (acusa erro no documento XML). Deve ser porque o site está suspenso mesmo.
Jefferson, o antigo desenvolvimento do EMM morreu, não entendi bem o porquê, mas parece que os antigos desenvolvedores abandonaram o projeto e sumiram. No entanto, ele está sendo mantido vivo por Tuscani, um membro do fórum XBMC. Atualmente a versão do EMM é a 2395, e pode se encontrada no link abaixo. Não precisa de instalador, é só rodar o arquivo .exe, de qualquer máquina que você desejar.
http://forum.xbmc.org/showthread.php?t=90682
E apesar de todos estes percalços e de alguns bugs, o Ember realmente é o melhor programa do gênero.
Obrigado!
Eu ia ficar esperando indefinidamente o site voltar ao ar!
Isso foi uma grande coincidência, Jefferson. Parece que a saída do site do ar é recente, e aconteceu justamente quando eu e você voltamos a usar o XBMC (outra grande coincidência). Mas na semana retrasada o Tuscani começou a se mexer para tentar juntar pedaços de diversos releases do EMM para montar um que funcionasse, até ter acesso ao fonte que outro usuário disponibilizou. Ele se entusiasmou, graças ao bom Deus, e está fazendo de tudo para manter o projeto em pé, inclusive corrigindo alguns bugs.
Eu estou acompanhando essa novela lá no fórum XBMC desde a semana passada. Se eles colocarem um novo site do Ember no ar, pretendo contribuir da única forma que posso no momento, que é com doações.
Ainda não tive tempo de testar a nova versão (acho que saiu ontem ou antes de ontem), mas espero que tenha resolvido o problema do cadastramento de media off-line, que não consegui fazer funcionar de forma alguma.
Oxycad,
O site saiu do ar um dia depois de eu baixar o programa pela primeira vez. Realmente as coincidências são muitas.
"o problema do cadastramento de media off-line"
O que é isso?
Pelo que pude entender, "media off-line" são os dvds físicos de uma coleção. Teoricamente o EMM também seria usado para cadastrá-los, criando uma pasta para cada DVD na sua máquina, com todos os arquivos necessários (nfo, fanart, poster, etc). Não sei se ele criaria também um .avi com 0k apenas para nomear o filme, já que não consegui fazer funcionar.
O módulo está ativo, mas quando tento usar o utilitário (tools > offline media manager), ele não me dá opção de selecionar o drive de DVD, em "add to source". Não sei se é um problema do módulo ou alguma limitação do Windows 7 e o maldito DRM dele.
É claro que eu posso criar uma pasta com o nome do filme e um arquivo .avi de 0k no meu hd na mão, apenas para efeito de cadastro. Mas se for possível fazer isso inserindo os DVDs do drive, fica muito mais fácil. Depois é só editar o campo spot do EMM, e informar que o DVD faz parte da sua coleção física e está na prateleira (eu não numero, mantenho em rigorosa ordem alfabética).
Aí, usando a skin Aeon MQ do HTfórum, é possível criar uma playlist e uma nova categoria no menu para a coleção de DVDs físicos. Dá um certo trabalho, mas acho que ficaria bem bacana (e impressionaria as visitas, hehehehehe).
Oxycad,
O programa não detecta o DVD no drive. Realmente você fica pensando que detecta, enquanto não entende como a coisa funciona.
Eu cadastrei um filme offline fazendo o seguinte:
Add to source
É o nome da pasta principal onde a pasta do "placeholder" vai ser criada
Place Holder Foder
É o nome que você quer que a pasta tenha. Você deve dar o nome ORIGINAL do filme e clicar em Search IMDB. O programa vai achar o filme e baixar as informações.
Place Holder Video Tagline
É ISSO que confunde, porque o default é "Insert DVD", fazendo você pensar que ele está esperando o DVD agora. Não é isso. Essa é a mensagem que será exibida pelo "placeholder".
Após estar tudo certo, Clique em Create. O programa vai criar um vídeo de 1MB (o placeholder) exibindo a mensagem "Insert DVD". Você poderia exibir a mensagem: "Insira o disco 214".
Valeu Jefferson. Vou testar depois, estou fazendo alguns ajustes no meu HTPC agora, e daqui a pouco a PPM vai querer usá-lo.
Mas se ele fizesse todo o processo automativado, apenas com a inserção do DVD no drive, seria uma mão na roda. De toda forma, já está bom.
Jefferson, só uma dúvida. Você definiu o "source" dentro do módulo Media Offline? Eu tinha tentado isso antes e mesmo assim não aparecia nada quando eu acionava o utilitário.
Não. O "source" que aparece na lista é o mesmo "source" que criei para media online.
Pois é, para mim não aparece nada, nenhuma opção. Nem se eu criar no módulo, nem o source da media online.
Comigo, se eu adicionar um source "online", espero o EMM indexar e entro no Offline Media Manager que o novo source já está na lista drop dowm
Outro Media Manager
ThumbGen
http://thumbgen.org/
Este parece ser mais indicado para quem tem Media Players de hardware, como o Xtreamer. Ainda não entendi como funciona, mas não gastei muito tempo com ele.
Gostei do ThumbGen!
Vou usar com o Egreat.
Ele gera arquivos JPG para ser deixado junto com o arquivo do filme, com o poster, sinopse, info e detalhes do arquivo.
Tem um template Default ThumbGen Thumbnails Template que eu estou usando, bom para séries, que já cria um thumbnail com info da temporada (editável) na pasta da temporada e um outro na pasta da série.
A busca de informações é feita na seleção de uma lista (via net) ou no HDD. Tem a opção de buscar informações no catálogo do ANT mas não consegui usar (ainda).
Deixa ver se eu entendi. Embora não exiba arquivos texto o egreat é capaz de exibir arquivos JPG que estejam na mesma pasta que o filme, então o thumbgen aproveita isso de um modo engenhoso, criando uma imagem que além do poster tem informação textual. É isso?
Exatamente!
Eu já vinha colocando uma imagem de poster do filme na mesma pasta para visualizar (aquela que os postadores usam).
Agora, ficou muuuito melhor, porque no JPG já vem embutidas as informações do arquivo e do filme.
Exemplos de Templates: http://www.wdtvlive.net/forumdisplay.php?10-Moviesheets
Edit: Para quem tem o Egreat… Antes de começar a pesquisar os filmes no HDD, na parte de cima do menu, precisa estar selecionado all para que se possa enxergar o arquivo JPG no diretório. Se estiver em movie, só vão aparecer os filmes.