[BUZZ] Como criar pastas virtuais visíveis via rede?

Alguém conhece algum truque, seja em Windows ou Linux, para criar pastas virtuais cujo conteúdo dependa de um critério (como uma busca) e que esse conteúdo apareça via rede como se fossem arquivos e pastas reais?

Talvez seja mais fácil de entender explicando o propósito.

Media Players como o DIYOMATE S9 ainda são incapazes de listar os filmes ou as músicas de acordo com o gênero. Separar por pastas reais pode até funcionar para música, mas não para filmes. Digamos que eu tenha uma animação de ficção científica como Ghost In The Shell. Eu vou colocar uma cópia na pasta Animação e outra na pasta Sci-Fi?

A idéia é contornar essa limitação com um servidor que gere compartilhamentos virtuais cujo conteúdo seja apenas links (embora o player não saiba disso) para arquivos ou pastas que podem estar em qualquer outro lugar no servidor. Isso me parece mais provável de funcionar sob Linux, mas nesse caso talvez nem seja preciso um servidor (bastaria configurar o Linux no próprio Media Player e certamente usar partições Linux).

Eu testei agorinha se as tais "saved searches" do Windows Seven serviriam. Não servem. Através da rede o que você vê é um punhado de arquivos com a extensão .ms.

Também pensei que usar upnp (media servers como o TVersity) poderia me dar essa opção. Mas pelo menos no Tversity eu não encontrei nada desse tipo. o Tversity tem suporte a "tags", mas parece algo dolorosamente difícil de usar. Talvez exista um Media Server que faça isso automaticamente.

Alguém sabe de um modo eficaz de conseguir isso?

8 comentários
  • No linux, através de links (simbólicos ou hards, mas pefiro os simbólicos)

    O comando é ln -s lugarreal [linkdestino opcional]

  • Jefferson - 6.553 Comentários

    Eu desconfiei que links simbólicos poderiam fazer isso. Falta um script que varra um mais diretórios lendo arquivos NFO (Ember Media Manager e XBMC) para coletar os gêneros e criar, dentro das pastas destinadas a cada gênero, os links simbólicos.

    Numa solução Windows eu poderia fazer tal programa, mas para Linux eu preciso de algo pronto.

  • Jefferson - 6.553 Comentários

    Eu esqueci que NTFS também tem links simbólicos:

    http://en.wikipedia.org/wiki/NTFS_symbolic_link

    Resta saber se eles se comportariam do jeito que eu quero. Vou estudar isso. Já está claro que eu precisaria de no mínimo um "servidor" baseado em Vista/Seven.

  • Jefferson - 6.553 Comentários

    Junction Points também podem servir, e podem ser criados e usados no Windows XP:

    http://en.wikipedia.org/wiki/NTFS_junction_point

    Eu preciso testar se o suporte a NTFS do DIYOMATE S9 (no ucLinux) consegue entender junction points, porque em caso positivo eu nem preciso de um servidor. Isso seria muito melhor porque junction points são bem perigosos e eu precisaria tomar uma enorme quantidade de cuidados em um servidor para impedir que alguém apague as junções achando que são duplicatas.

    O teste vai demorar, porque não estou com meu S9.

  • As tais "libraries" (bibliotecas) do seven não podem servir para isso? São pastas virtuais organizadas de acordo com critérios estabelecidos pelo usuário, não? Sei lá se estou falando bobagem, lí muito de leve sobre o assunto, mas me parece que é isso.

  • Jefferson - 6.553 Comentários

    Não sei, mas ser for como as "saved searches" (provavelmente são) essa organização só deve ser visível no Explorer do Seven.

  • Aparecem na rede também. Ou melhor, no Grupo Doméstico do Seven. Acho que não te serve mesmo.

  • Se precisar de uma ajuda para montar scripts no linux, pode contar comigo!
    Desconhecia esta maneira de funcionamento no NTFS. Só isto já me valeu o dia…

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »