Desde janeiro de 2010 eu estive impossibilitado de fazer qualquer recuperação de firmware de DivX player. Nessa época me deparei com um problema que resistiu a todas as minhas tentativas de identificar a causa: todos os meus cabos de recuperação pararam de funcionar.
Passei dias testando e retestando. Não consegui encontrar defeito nos circuitos, mas ainda assim eu não conseguia extrair nenhum firmware. Construí um cabo novo, com placa nova e componentes novos, e obtive o mesmo fracasso.
Depois de perder tempo demais com isso, tive que desistir. Tive que recusar serviços, e até perdi dinheiro porque tive que devolver uma placa sem consertar, pagando o frete de retorno. Como o interesse por divxplayers havia esfriado muito, eu não vi necessidade de perder muito mais tempo com isso. Mas o problema dos cabos contribuiu para que eu não voltasse a mexer com firmwares MT13x9, nem com qualquer outra coisa que requeresse um cabo desse tipo.
Esta semana, com a necessidade de ter meus cabos funcionando para trabalhar no projeto de firmware para o DIYOMATE S9, voltei a investigar o problema. E descobri a razão:
Algumas portas seriais embutidas simplesmente não servem para a tarefa
Eu tenho certeza de que na época eu testei com mais de um computador, sem sucesso. Nessa época eu tinha trocado de placa mãe e os dois computadores onde eu elaborava firmwares MT13x9 haviam sido desmontados há bastante tempo. Eu estava usando computadores novos. Nenhum funcionou.
Pensando nisso, a primeira coisa que testei nessa rodada foi um computador completamente diferente, velho, baseado em Sempron (assim como o computador que eu usava antes). Funcionou na primeira tentativa.
Acabei descobrindo que era também por isso que ultimamente eu estava sendo incapaz de fazer capturas Lirc.
Não funciona:
ECS GF8200A
Funciona:
Asrock K7S41GX
Eu não pretendo mais criar hacks para firmwares MT13x9, mas vou me divertir com outras coisas. E vocês vão se beneficiar com isso também
Partindo deste princípio, aqueles conversores USB -> SERIAL não te serviriam?
Nunca funcionaram direito comigo.
Mas qual o motivo dessa incompatibilidade ?
Tenho um problema que lembra esse.
Para carregar programas em CLPs preciso utilizar a porta serial RS232 do PC. No meu PC funciona, sem problemas. O meu notebook não tem serial, para executar essa tarefa eu precisei comprar um adaptor USB/RS-232. Um adaptador? Não, já comprei 4 deles, nenhum funcionou.
Meu problema será resolvido em 2 semanas, um amigo vai para o EUA e trará para mim um conversor USB-RS232 da keyspan ( http://www.amazon.com/Keyspan-Speed-Serial-Adapter-USA-19HS/dp/B0000VYJRY/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=electronics&qid=1299929077&sr=8-1 ). Já está comprado e pago, ele vai retirar com outra pessoa.
Todos os adaptadores USB-RS232 que comprei até agora são baseados no chipset da Prolific, que não são compatíveis com o protocolo DF1 utilizado nos CLPs, o conversor da Keyspan é garantidamente funcional (é o que os especialistas dizem) pois é fabricado com outro chipset, e é largamente utilizado por profissionais da área.
Se não funcionar (mas vai) tenho uma carta na manga, essa carta (que vai chegar em alguns dias) pode esclarecer por que algumas portas seriais de desktops funcionam e outras não, deduzi isso por causa desse anuncio do e-bay, http://cgi.ebay.com/1-port-RS-232-ExpressCard-PCI-e-base-Oxford-OxPCIe952-/270714807885?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f07dc264d#ht_4480wt_1140 , veja que o vendedor diz que a placa pcexpress dele da ao notebook um saída serial física verdadeira enquanto a placa dos concorrentes não funcionam direito. Ele diz que as placas comuns são apenas conversores USB adaptados para RS232, provavelmente os fabricantes dessas placas utilizam o chipset da Prolific, a placa dele utiliza um chipset Oxford OXPCIe952 que é a basicamente um controlador Serial RS-232 para placas PCI.
Provavelmente algumas placas mãe de hoje em dia possuem dentro delas apenas um conversor USB Serial ao invés de uma saída serial verdadeira.
Partindo deste outro princípio, placas serial pcis funcionariam, se não for do mesmo chipset, certo?
Partindo da minha teoria sim, deveriam funcionar. Bem, espero que minha teoria esteja correta, pois investi U$ 26,00 nessa placa PCexpress para o meu notebook.
Devo ter essa placa em cerca de 25 dias.
Marcel,
"placas serial pcis funcionariam, se não for do mesmo chipset, "
Como na época do primeiro teste eu havia descartado problema na porta serial, depois de testar em dois computadores, não cheguei a testar uma placa PCI.
Modelos das motherboards que eu usava quando trabalhei ativamente na criação de firmwares alternativos MT13x9:
ASUS P4B533-E Socket 478
MSI KT6V
Mais uma motherboard que comprovadamente funciona: AsRock K8M800
Jefferson, possuo um DVD Philips DVP5100 que travou durante uma atualização de firmware e não liga mais, não liga sequer o led de standby. Você ainda faz o serviço de recuperação para esse aparelho?
Sim, faço. Custa R$30 + fretes.
Sou de Recife também, podes entrar em contato?
Eu ainda estou curioso para saber qual a relação da Porta Serial do PC versus os problemas do cabo. Pra mim parece mais problema de "software", do que hardware incompatível.
… Sua contribuição com os MT13x9 foi muito além do "basico". Para algo não remunerado então.
Como a "scene" dos mediateks já não anda com o mesmo movimento, depois dos HDD Players, então vamos ser beneficiados com isso, tenho certeza.
"Pra mim parece mais problema de "software", do que hardware incompatível. "
Muito pouco provável. De todos os sinais da RS232, apenas TX e RX são usados pela UART do MT13x9. Depois de serem configurados os parâmetros da porta, o software tem pouquíssimo (se é que tem algum) controle sobre o comportamento desses dois sinais.
E se o mesmo software funciona em várias outras placas…
Não afirmo que o software tem algum tipo de controle, mas tecnicamente me parece um erro do comportamento do "software", ou do sistema operacional que gerencia a comunicação, ou mesmo do driver. Do que o simples fato de uma porta serial física ser incompativel sendo que elas seguem um padrão certo.
Em todo o caso, já que você já achou alternativas melhor, não vamos brigar por isso não é
Voltando a discussão a respeito das portas RS232, fiquei de falar dos resultados que obtive com os adaptadores RS232 que comprei para estabelecer a comunicação serial entre meu notebook e meu PLC.
Depois de comprar uma infinidade de adaptadores USB baseados no chipset Prolific, e que nenhum deles funcionou direito, finalmente consegui um que funcionou, o chipset não é Prolific.
O adaptador USB-RS232 Keyspan modelo USA-19HS funcionou perfeitamente, recomendo esse produto para quem deseja um adaptador que garantidamente funcione.
Comprei também um adaptador ExpressCard-RS232 do fabricante Shentek de Taiwan, o adaptador fez o que prometeu, funcionou perfeitamente.
Agora tenho duas alternativas de porta RS232 no meu note, para quem não tinha nenhuma há algum tempo atrás estou muito bem servido agora.
Milton, estou exatamente com esse problema na última semana…tenho dois adaptadores aqui com chip da Prolific, que uso para atualização de GPS´s antigos em computadores novos, e não estão funcionando ( no seven, impossível a identificação dos drivers, no xp, instalam corretamente mas não funcionam..). Poderia dar mais detalhes sobre o modelo USA-19HS ou o ExpressCard-RS232? Onde foram comprados? Muito obrigado.
Perfeitamente Roberto.
O ExpressCard-RS232 comprei no e-bay e entregaram diretamente aqui em casa (São Paulo), passou pela aduana sem taxação, a chegada no produto no Brasil levou apenas 3 dias, a liberação demorou mais de 20 dias, não lembro exatamente o tempo.
Comprei deste usuário http://cgi.ebay.com/1-port-RS-232-ExpressCard-PCI-e-base-Oxford-OxPCIe952-/280685876067?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item415a2e9363#ht_4480wt_1139 , maiores informações do produto no site do fabricante http://www.shentek.com.tw/item?pro_key=agtzaGVudGVrMjAxMHIPCxIHUHJvZHVjdBj50gEM&start=0 .
O adaptador USB-RS232 comprei no e-bay, porém de quem eu comprei não entrega no Brasil, pedi para entregar na empresa dos EUA que representamos, e um colega de trabalho em viagem para lá trouxe na bagagem.
Os dados destes adaptador estão aqui http://www.tripplite.com/shared/product-pages/en/USA19HS.pdf
Instalei os dois dispositivos no meu notebook HP Pavilion DV6500 com Windows 7 e funcionaram de primeira.
Me recomendaram para comunicação serial com CLP um adaptador USB-RS232 da Trendnet modelo TU-S9, fique longe, é lixo, paguei caro e não funciona, chipset Prolific.
Pela praticidade achei melhor o adaptador USB, o ExpressCard funciona perfeitamente bem, porém a conexão RS232 fica muito grande ao lado do notebook, acho que com um impacto pode acabar quebrando.
Outro problema do ExpressCard é que nem todos os notebooks possuem slot para esses cartões.
Veja o que no site da Shentek eles dizem que o chipset deles é específico para cartões PCI, ao passo que outros fabricantes utilizam chipsets USB-RS232.
Milton, muito obrigado pela atenção e cortesia. As informações, com certeza, serão bem úteis.