A chuva deu uma trégua, mas os problemas em Recife continuam. Agora são os buracos que a água provocou no asfalto. E com o asfalto molhado fica difícil vê-los. Saí de casa com minha mãe hoje e na ida eu entrei em um buraco que tinha a largura do carro. Por sorte não aconteceu nada. Na volta à noite, na metade do caminho começamos a contar os carros quebrados à margem da rodovia: foram OITO.
E isso em apenas oito quilômetros.
Nós pagamos impostos para ter asfalto de primeiro mundo e ganhamos no "padrão-Brasil". Quando o carro quebra quem paga o conserto? Nós, idiotas, é claro.
Isto porque você anda por Recife, e não por Jaburacão dos Guararapes (região metropolitana)…
Ando pelos dois Amanhã mesmo tenho café da manhã marcado com um cliente em Prazeres.
Pois eu acabei ficando com fome. Perdi o café da manhã com o cliente.
O trajeto que seria normalmente de 20 minutos levou 80 minutos. Perdi uma hora em um engarrafamento de quilômetros, provocado pela cratera que se formou na rodovia perto do Cemitério Guararapes, sentido Coca-Cola. Na hora do rush o engarrafamento vai até o BCOMex.
E eu não tinha nem uma TV ou rádio no carro para me entreter
Essa cratera fiquei sabendo, não passo por ali, mas estou curioso.
Para entreter… Angry Birds no Quench
Ou qualquer joguinho Tower Defense….
Uso muito em médicos e dentistas….
Mas dirigindo não dá, né? Mesmo devagaaaaaaaaaaaaar, não dá para jogar.
Jefferson,
Que tal uma moto ?
Só quando moto tiver quatro rodas e porta malas ;D
Sem falar em um casulo de proteção! Falando sério, moto no Brasil é equipamento pré-hospital ou pré-caixão…
É perigoso mesmo.
Tem que estar com o coração em dia porque todo dia tem um susto.
A vantagem da moto é saber a hora que você vai chegar. Meu percurso é de 14/15 Km de ônibus em dias sem trânsito: 40 minutos; de moto em dias chuvosos e tudo engarrafado: 20 minutos.
Voltando aos buracos: Aí a prefeitura "conserta" o buraco enchendo de asfalto, só que em vez de deixar a rua lisa, eles deixam aquelas quelóides no asfalto.
O problema é que a maioria das prefeituras não consertam da forma correta. Eu já morei em Blumenau/SC e lá tive a oportunidade de assistir um reparo de asfalto impecável.
Eles chegam com uma máquina, limpam e retiram áreas ao redor do buraco que estão comprometidas, algo parecido com um dentista limpando uma cárie no dente antes de proceder a obturação. Depois eles aplicam um piche bem grosso no fundo, laterais e bordas. Esse piche sai quente de uma fornalha e é ele que vai servir de cola pro material que vai ser colocado no buraco.
Depois eles preenchem o buraco com o asfalto, que é piche misturado com pedra brita fina. Um rolo compressor passa o lado das rodas de borracha em cima do buraco, comprimindo o material, é aplicada nova camada de asfalto, o rolo compressor volta com a parte de borracha, os operários tiram os excesso e o rolo compressor passa finalmente com a parte de metal deixando o buraco alinhado com o resto do asfalto.
O resultado é um asfalto liso, sem rebaixamento ou ressalto em relação ao piso original e a única coisa que denuncia que ali havia um buraco é a cor mais escura que o original.
Alexandre, os políticos preferem "gastar" todo ano pra reparar o mesmo buraco.
Se o problema estiver resolvido não poderão fazer mais licitações.
Sem contar que provavelmente o valor pago é o bastante para pagar o serviço descrito por Alexandre.
Bruno,
Para eu dirigir de moto do jeito que eu dirijo de carro, só se fosse na Alemanha ou Japão. Eu não duro muito tempo de moto nas ruas de Recife, com esses buracos.
Alexandre, muito interessante isso que você falou sobre como é o reparo.
Saiu hoje (10/07/2011) no NE10 3 páginas falando sobre os buracos, inclusive mostrando uma tecnologia pioneira que está sendo utilizada aqui em Recife, é bem interessante, cheio de argumentos muitos bons, só que não funciona e aparentemente não presta. O vídeo é massa, vale ler e assistir.
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/07/10/nova-tecnologia-para-tapar-buracos-ainda-nao-convenceu-282101.php
A matéria completa "Faltam ruas nos buracos do Recife" (ótima frase!)
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/07/10/faltam-ruas-nos-buracos-do-recife-282094.php
Por falar em buracos, perdi dois pneus na rua benfica, ao lado do EXTRA, por causa de um grande buraco, cheio de água, que não deu pra desviar. Outra coisa, aqueles buracos cavados acho que pela compesa na Mascarenhas de Moraes, são tão grandes que sábado tinha uns 6 guris nadando dentro deles. o.0