[BUZZ] 4 Ports ON OFF Digital Wireless Remote Power Switch $9.34

4 Ports ON OFF Digital Wireless Remote Power Switch $9.34
http://www.buyincoins.com/details/4-ports-on-off-digital-wireless-remote-power-switch-product-1788.html

Comprei 04/05
Recebi 31/05

Transmissor com suporte: 50.7g
Receptor:

O receptor esquenta bastante só por estar ligado na tomada. Se você encostar o dedo nos terminais metálicos logo após desligar o aparelho da tomada, pode ganhar uma queimadura.

Eu abri o receptor e a fonte do aquecimento deve ser a fonte trasformerless (capacitor + resistor). Uma coisa que me intrigou é que os contatos dos relés internos são especificados para 120V, o que me faz desconfiar que esse aparelho não seja realmente feito para 220V.

Mas outro motivo do aquecimento é o fato de que o aparelho é especificado para 50Hz e nossa rede é 60Hz. Usando uma matemática bem grosseira eu diria que isso não poderia causar mais que 20% de aquecimento extra.

Medi o consumo e dá 4W com todos os relês desligados e, curiosamente, 3W com todos ligados. Isso dá um consumo de 2.9kwh em um mês (R$1,50 em Recife) só por estar lá.

O LED no receptor fica aceso o tempo todo. Nem mesmo pisca ao receber sinal do transmissor.

O transmissor usa uma bateria de 12V igual à usada em transmissores de campainha sem fio.

O alcance parece razoável. Começa a falhar depois de 8 metros, mas para muitas aplicações isso não é problema.

Tirando os problemas de aquecimento e consumo o produto parece bom.

   

20 comentários
  • Jefferson - 6.465 Comentários

    O fabricante tem um site mas o conteúdo é exclusivamente institucional:
    http://www.artslon.com/

  • 8 metros, visada, sem paredes?

  • Tem um la de apenas 1 canal, custa praticamente o mesmo, mas ficaria bacana pra colocar no lugar do interruptor do quarto e usar o controle para apagar a luz depois que estiver deitado (preguiça mode on).

  • Se fosse IR seria melhor ainda, pois dava pra usar o controle universal learning. RF faria o Home ganhar mais um controle…

  • Julio, tá na mão:

    http://www.dealextreme.com/p/ir-remote-controlled-ac-outlet-for-appliances-220v-12902

    Funciona bem, com um controle vagabundo funcionou a uns 4 metros. Não testei com mais distancia, mas acho que com um controle bom… !!!!

  • Eu tenho um desse ai, que comprei depois de ler um review do Jefferson, mas até hoje ainda não tive paciencia pra fazer ele virar um interruptor paralelo, para acionar junto do interruptor de parede. E tenho um certo receio dele ser daqueles que volte ao estado "desligado" apos uma queda de energia (isso faria a lampada acender, caso o interruptor esteja na posição com o rele desligado)

  • Qualquer controle RF serve pra ativar o interruptor, ou preciso obrigatoriamente do controle RF que vem no kit?

  • Jefferson - 6.465 Comentários

    Carlos,

    Como regra geral, controles remotos (seja IR ou RF) não são intercambiáveis. São diversas variáveis envolvidas na geração do sinal e não existe um padrão. Pelo contrário: é preciso que exista a diferença pois do contrário o seu vizinho iria interferir com toda a sua casa e vice versa.

    Apenas dispositivos explicitamente do tipo "learning" podem usar outros remotos. E não existe "learning" para RF.

  • Jefferson - 6.465 Comentários

    Rodrigo,

    Sem visada e com uma parede no caminho. Porém com janela e porta abertas.

  • Legal jefferson, minha ideia
    colocar num ponto que ficaria no final de um
    corredor em L.

    Vou comprar um para testar.

    enviado do meu R2D2

  • Jefferson, vou botar tua afirmação em cheque, veja se encontra algo errado no meu raciocínio: pelo menos em IR, sei que existem sim controles intercambiáveis, pelo menos entre aparelhos de mesma marca. Já fiz isso com televisores e receptores de TV a cabo, sem o menor problema. Mas com RF, capaz que você tenha mesmo razão, não parei pra pensar nisso. Eu admito que sou muito leigo em eletrônica. Vou ler sobre RF e entender um pouco melhor o assunto.

  • Data venia,

    Para RF há os controles do tipo code learning muito usados em portões eletrônicos, a maioria é baseado no chip HT6P20B que pode enviar até 4 códigos diferentes. Controles baseados no chip HT6P20B podem enviar até 16 códigos diferentes. Mas é claro que o dispositivo controlado tem de ser compatível.

  • Carlos, os IRs que você comentou são intercambiaveis pois são da mesma marca, o IR é padrão, ou seja, ao pressionar o controle da TV, o controle envia uma sequencia de "sinal" (1´s e 0´'s) e todos os aparelhos IR que estão no caminho irão receber o "sinal", porem só o que entender o sinal que irá atuar.

    No RF tem um porem, porque existe a frequência portadora do "sinal", e é bem dificil 2 controles terem a mesma frequência, que dira ainda o "sinal" que é enviado.

    Espero ter sido claro.

  • Jefferson - 6.465 Comentários

    Complementando o que Rodrigo disse, em RF temos três variáveis básicas:

    Frequência portadora
    Método de modulação
    Códigos enviados

    Já os controles IR usados em aparelhos domésticos como TV, DVD e rádio são mais ou menos padronizados de forma que só a terceira variável costuma ser problema.

  • Em IR não tem frequencia portadora. Não exatamente.

  • Jefferson - 6.465 Comentários

    Tiago,

    "Para RF há os controles do tipo code learning muito usados em portões eletrônicos,"

    Esse é um caso diferente, como você mesmo apontou. O alarme do meu carro também é capaz de "learning". Mas não adianta eu tentar usar um transmissor de outro sistema com learning, porque ele não vai aceitar.

  • Jefferson - 6.465 Comentários

    Rodrigo,

    "Em IR não tem frequencia portadora. Não exatamente."

    Sempre entendi que controles IR usavam uma portadora. E o artigo na wikipedia sobre o protocolo RC-5 também menciona portadora.

    http://en.wikipedia.org/wiki/RC-5

    The command data is a Manchester coded bitstream modulating a 36 kHz carrier.

  • Jefferson, Eu entendo portadora como na descrição da wikipedia:

    "A portadora é um sinal analógico em forma de onda (tipicamente senoidal) que será modulado (alterado) para representar a informação a ser transmitida."

    Como o IR é digital, entendo portadora como a velocidade de comunicação, ou "Baud rate", então esta ok. Foi só um conflito de conceitos.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »