Essa não é a primeira vez que acontece, mas parece que desta vez está afetando mais computadores. Desde ontem eu estou recebendo telefonemas de usuários do Windows 7 que ficaram sem acesso ao Windows após a atualização automática ocorrida na terça, dia 9.
É bom lembrar que isso tanto pode ter ocorrido por erro da MS quanto pelo fato destas máquinas estarem infectadas por algum vírus que está “brigando” com a atualização. Isso já aconteceu antes. Quando tiver mais informações eu postarei aqui.
Ryan,
é uma falha da Microsoft.
Veja, por exemplo, aqui:
http://meiobit.com/120478/bug-atualizacao-windows-7-inicializacao-como-evitar-resolver/
Abraço
Obrigado pela dica!
Isto pode estar relacionado e/ou ser útil: http://forum.clubedohardware.com.br/announcement.php?f=274
Li como solucionar aqui
http://meiobit.com/120478/bug-atualizacao-windows-7-inicializacao-como-evitar-resolver/
Não testei porque não passei por isso.
Eu tenho o costume de antes de entregar um notebook ou desktop pra um cliente, eu desabilito as atualizações automáticas e informo pro cliente que “se” aparecer alguma coisa sobre atualização do Office ou Windows, ele não faça.
Claro, isso quando o cliente possui o sistema operacional “genérico”, que é o caso de 90% dos meus clientes.
Meu procedimento é o mesmo. E por isso até agora só dois clientes reportaram o problema. Um porque é teimoso, pois foi o mesmo cliente que ficou sem computador pelo mesmo motivo em 2009. O outro, porque provavelmente teve o Windows 7 instalado por outra pessoa.
Eu reconheço que todos os meus clientes tem o direito a ter uma opinião diferente da minha, inclusive sobre atualizações automáticas, mas é evidente que os que teimam em não seguir minhas recomendações não tem minha simpatia quando isso acontece.
Recebi a primeira máquina com o problema. Resolvido usando o Prompt de Comando entrando pelo DVD de instalação para executar o comando:
dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions
Tentar usar o prompt próprio da máquina não adianta porque dá erro antes de cair no prompt. É preciso usar o prompt criado pelo DVD.
Antes disso eu desativei a “reinicialização automática” pelo menu de inicialização F8 e constatei que o erro que provoca o loop é:
STOP: c000021a
The Session Manager failed to create protected prefixes system process terminated unexpectedely with a status of 0xc000003a (0x00000000 0x00000000).
Não é necessário usar DVD. Fiz o procedimento em duas máquinas pela opção “Reparar o Computador” que aparece no menu F8.
E é muito comum o comando dar erro de “imagem não encontrada” porque apesar do Windows estar instalado em C:, no prompt de comando da reparação a ordem das unidades é outra. É preciso olhar cada unidade (C:, D:, E:…) até achar a que tem os diretórios do Windows 7. Em um computador com dual boot você pode acabar enganado, achando que a restauração não é possível, se escolher justamente a unidade que tem outra instalação do Windows. Em caso de erro, tenha certeza de estar se referindo à unidade certa.
Microsoft mostrou como corrigir a falha em diversos casos
http://support.microsoft.com/kb/2839011/pt-br
Não sei a veracidade disto, mas o blog abaixo afirma que a culpa é do “Guardião”:
http://rodrigoi.org.br/o-verdadeiro-problema-por-tras-da-atualizacao-do-w7-kb2823324/
Um blog oficial da Microsoft é um pouco mais cuidadoso na acusações mas fala que também em problemas com “third-party software”
http://blogs.technet.com/b/msrc/archive/2013/04/11/kb2839011-released-to-address-security-bulletin-update-issue.aspx
Sobre as atualizações automáticas, eu configuro para apenas avisar. Eu decido o que e quando deve ser baixado e instalado. Normalmente espero pelo menos alguns dias para ter certeza que não tem nenhum efeito colateral indesejado. Não lembro de ter tido nenhum problema sério causado por atualização.
Jefferson,
você vai ficar contente em saber (só que não) que o responsável pelo problema, com 99% de certeza é um antigo desafeto seu: GBPlugin
Acho que só em ler esse nome sua pressão deve ter aumentado.
http://gizmodo.uol.com.br/bug-windows-7-solucao-e-causa/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gizmodobr+%28Gizmodo+Brasil%29
testei aqui e em mais de vinte máquinas com o problemas, TODAS tinham o famigerado plugin instalado.
Abraço,
Silmar
Essa praga deve ser antigo desafeto de todo técnico em informática!
E com o comportamento de vírus que ele tem creio que nem a comunidade de Segurança morre de amores por ele.
Ou melhor: de todo usuário avançado, porque na verdade os técnicos em informática até gostam. Resolver os problemas criados pelo GPPlugin garante dinheiro no bolso!
Faz sentido, porque eu atualizei em 4 máquinas da empresa. 3 deram “pau” e 1 não. Detalhe: a que foi normal era a ÚNICA que NÃO acessava o Banco do Brasil (nem nenhum outro – as outras acessavam BB, Caixa, Banrisul, Bradesco…). Mas parece-me que agora a MS já retirou essa atualização defeituosa do WU. Alguém já tentou de novo?
Li agora, http://meiobit.com/120695/microsoft-publica-pagina-com-solucao-para-o-bug-de-inicializacao/
não testei, já que minhas maquinas não foram afetadas pelo problema.
A Microsoft disponibilizou uma imagem de disco bootável (para gravação em DVD e pendrive) para retirar a atualização problemática.
http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=38435
Atenção para as limitações (Known issues)