Ontem, manhã de uma segunda, um cliente empresarial me chamou reportando que quatro dos seus computadores, em três departamentos diferentes, estavam dando erro de tela azul e reiniciando o tempo todo. De cara eu achei a lista “curiosa” porque eram justamente todos os computadores que eu havia preparado com instalação completa, do zero, em uma mesma semana do mês passado. Todos eles com Windows 7 SP1 + Convenience Rollup. Meu melhor palpite era de que o próprio Windows tivesse reativado as atualizações automáticas (eu deixo desligado) e um novo driver instalado estivesse causando isso.
Mas chegando lá logo constatei que nenhuma máquina tinha a opção de atualizações automáticas ativa e nada havia sido atualizado pelo Windows recentemente. O erro era o STOP 0x0000000A (IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL), mas não havia indicação clara do que o provocava. Abri a Recuperação do Sistema, escolhi o penúltimo ponto de recuperação e olhei que programas seriam afetados se eu fizesse a restauração do sistema para aquele ponto. O que havia em comum entre todos esses computadores é que aparecia na lista o Avast 17.2.2288.
Experimentei desativar o Avast e o problema desapareceu.
Verifiquei se havia alguma atualização disponível para o programa e o próprio Avast reportou que era a versão mais recente disponível.
Eu fiquei com uma pulga atrás da orelha. Mais curioso que ser o antivírus provocando o problema (o que não é novidade) é o fato do problema ter ocorrido semanas depois de eu ter instalado o programa. Ou o Avast está atualizando drivers automaticamente, coisa que não fazia em versões anteriores, ou alguma outra coisa recém instalada está em conflito com o Avast. E essa coisa pode ser um malware.
Como eu precisava atender outra urgência em outra empresa deixei assim e hoje vou voltar lá para investigar melhor o problema.
Logo depois de publicar o texto eu lembrei de que desativara o Avast com a opção “até reiniciar o computador” e esqueci de explicar aos usuários como manter assim, o que significava que passando das 9h da manhã eu já deveria ter recebido um telefonema da empresa informando que o problema voltara. Intrigado, telefonei para os usuários, que disseram que o problema não tinha voltado a ocorrer. Mas a segunda usuária com quem falei, espantosamente, estava mais bem informada do que eu e disse que ontem à tarde havia lido em um grupo do facebook uma matéria do olhar Digital informando que o problema era mesmo no Avast.
Após desligar fiz uma busca e encontrei a matéria, que indica que a Avast reconheceu o problema e que este já foi resolvido.
Ou seja: o problema foi provocado por uma maldita atualização automática, só que desta vez do Avast, que agora está atualizando o programa sem permissão explicita do usuário.
Não é de hoje que o Avast faz essas “presepadas”. Essas instalações de drivers próprios a nível de kernel que ele faz bagunçam todo o sistema, precisa manter a atualização do software principal no manual e só atualizar de tempos em tempos. O nível neurótico de atualizações de versões e sub-versões parece um mecanismo para justificar o valor pago para usuários pagantes (os quais parecem não se conformar com software funcionando bem durante um ano sem mexer, precisam “haver atualizações” que justifiquem o pagamento).
Exato. Existe uma “mentalidade” de que o software só é bom se tiver atualizações freqüentes, quando é possível argumentar que é justamente o oposto!