Me preparando para importar 930 posts do Buzz

Graças à ajuda de Saulo Benigno, que fez o grosso do trabalho de conversão em março, eu finalmente estou na fase final do processo para importar o primeiro e maior grupo de posts. Contando com os comentários o blog vai crescer 70%.

Existem ajustes que precisam ser feitos mas eu concluí que é melhor fazê-los depois da importação. O mais sério deles foi provocado por um bug no exportador da Google que limitou todos os posts a um máximo de 20 comentários e por causa disso eu tenho cerca de 110 posts cujos comentários precisam ser conferidos com os emails do buzz no gmail.

Eu estou avisando porque apesar de estar fazendo simulações em um blog de teste algo sempre pode dar errado que me obrigue a tirar este blog do ar para consertar. Outro problema pouco provável mas possível é que vocês que estão lendo através de feeds de repente tenham 930 posts não lidos no leitor.  A única precaução que pude tomar foi datar corretamente os posts no passado. A reação que cada leitor de feed vai ter eu não posso antecipar.

 

5 comentários
  • Jefferson - 6.464 Comentários

    Eu esbarrei em um problema besta mas ainda assim preocupante que está ocorrendo na simulação que me fez parar para avaliar melhor.

  • Luciano - 464 Comentários

    Diga qual o problema besta, vai que a gente do lado de cá não tem uma daquelas sacadas geniais pra ajudar? B)

    • Jefferson - 6.464 Comentários

      Eu faço todo o trabalho de edição dos posts e comentários em uma máquina virtual Linux, exporto para arquivo .xml e importo em uma instalação de testes no meu domínio.

      Ao importar o arquivo .xml umas duas dezenas de tags corrompidas (são 112 tags legítimas) eram geradas. Todo o resto parecia normal. Apagar todos os posts, tags e categorias não surtia efeito. Ao importar novamente as tags corrompidas reapareciam. Uma busca textual no arquivo .xml indicava que as tags não estão lá o que fazia supor que eram produzidas no processo de importação.

      Tags corrompidas não são o problema. Todas estão com zero posts e é só ordenar e apagar. Em segundos você se livra delas. Mas se está corrompendo tags que outros problemas sutis não estão sendo inseridos?

      As versões do WordPress da instalação local e da instalação online eram praticamente as mesmas (4.7.x).

      Eu aparentemente resolvi o problema deletando toda a instalação de teste online e criando uma nova com o wordpress mais recente.

      • Jefferson - 6.464 Comentários

        Nota: eu não lembrei de olhar se as tags corrompidas eram subtraídas do total (indica corrupção de dados) ou acrescentadas ao total (indica outra doideira) de tags legítimas.

        • Jefferson - 6.464 Comentários

          Me ocorreu agora que como eu apenas renomeei o banco de dados da instalação problemática eu poderia usar o PhpMyadmin para checar. Encontrei as tags na tabela “wp_terms” e ao ordenar as tags por nome em vez de “contagem” como eu estava fazendo finalmente “caiu a ficha” para a possível causa do problema: todas as tags corrompidas eram múltiplas duplicatas de tags que criei com acentuação.

          O que torna mais bizarro o problema é que a numeração sugere que as duplicatas só começam a ser criadas depois que todas as originais estão no banco. Os IDs das duplicatas não sucedem os IDs das originais. É como se as duplicações ocorressem depois da importação, o que por sua vez sugere que eu tivesse algum plugin na instalação antiga fazendo isso.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »