Somente no Brasil: Site de vendas que “fecha” às 15h “por causa da pandemia”

Será que o algoritmo que processa os pedidos é tão velho que está no grupo de risco?

Esbarrei nesse problema por volta das 15h40. Estava fazendo a compra de um computador na lognet (uma empresa de Recife que vende há mais de uma década pela internet) para um cliente e estranhei a ausência do botão “Finalizar Compra” no carrinho. Entrei em contato com o SAC e responderam:

“O site fecha ás 15:00 hs.”

Eu queria ter visto a minha cara quando eu li isso.

A favor deles, isto está escrito com letras bem grandes no carrinho. Eu que achei que era uma mensagem genérica sobre a COVID-19 e só li o destaque em vermelho.

O que torna esse comportamento da Lognet ainda mas desagradável é que os itens colocados no carrinho desaparecem após alguns minutos. Você chega em casa depois de um dia no trabalho, senta para fazer as compras online e descobre, após escolher cuidadosamente os itens, que a loja está aberta a noite toda mas os caixas não. Aí você volta no dia seguinte e depois de fazer login descobre que o staff da loja esvaziou seu carrinho. É adicionar insulto à injúria. E é bom lembrar que não é a primeira vez que reclamo dos “processos” da Lognet aqui.

Eu já havia sido “mordido na bunda” por esse problema do desaparecimento do botão “Finalizar Compra” semanas atrás mas na ocasião achei que fosse um bug do site.

Alguém aí conhece uma boa razão para isso? Outro site de vendas com comportamento similar?

4 comentários
  • Marcos Vezzani - 1 Comentário

    Então a piada da internet fechar no final de semana é real! Hehe.

    Olhando um pouco o código-fonte, observei que existe uma quantidade surreal de gambiarras e código antigo, além de muitos arquivos javascripts sendo chamados (será que funcionam?) e um espalhamento de códigos aleatórios em JS e CSS para “consertar” alguns aspectos do site. Pelos cabeçalhos eu arriscaria a dizer que o site foi feito em 2008, e desde então foram só empilhando mais e mais código, sem atualizar como manda o figurino.

    Em um dos javascripts consta o nome do desenvolvedor, seu email e o ano (2008).

    A área de compras possivelmente seja da mesma época, implantaram uma solução customizada em vez de algum OpenCart/Magento, e o dono deve achar “impossível” migrar a essas alturas. Eu chuto que existe um bug exótico no código-fonte ou no banco de dados do sistema, o qual obriga eles a zerarem os carrinhos todos os dias, ou alguma coisa quebra do lado deles. Como é um código antigo, os desenvolvedores provavelmente nem existem mais (ou nem querem saber). Arrisco a dizer também que provavelmente existam vulnerabilidades que permitam vazamentos de dados (se é que não aconteceu ainda). Em resumo: Eu não confiaria meus dados a esse site, lamentavelmente.

    Mas fica aí a chance de negócio para o dono comprar e migrar para uma plataforma mais moderna :-P

  • Paulo - 46 Comentários

    O_o :D É a primeira vez que vejo isso. Se não tivesse sido publicado aqui, eu pensaria que é piada.

  • Saulo Benigno - 279 Comentários

    Perdendo dinheiro, né possível… a loja conheço, tem uns preços bem legais em Recife (acho que é uma das poucas lojas físicas de computadores em Recife)

    Certeza que é um sistema antigo. Acho que eles não mudam o sistema ou ampliam a venda online por que não vão conseguir dar conta da entrega, só pode ser isso.

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