Computador Core i5 com SSD demorando muito para dar boot no Windows 7

Pedido de ajuda de Luciano Sturaro feito em outro post:

“Meu PC está lento pra carregar o windows, e bota lento. E isso porque está com SSD, desconfio que tem alguma coisa prendendo a inicialização do Widnows. Tem como verificar, analisar isso? Windows 7 64bits.”

No final, como poderão ver nos comentários, ele conseguiu resolver sozinho. E a causa é interessante.

12 comentários
  • Jefferson - 6.465 Comentários

    A primeira coisa que me vem à mente quando me deparo com esse tipo de problema é procurar por setores ruins no disco com o HDD Regenerator porque nos últimos anos essa tem sido a causa mais comum, mas não tenho experiência com esse tipo de problema em SSDs.

    Informações úteis para diagnóstico:

    1)Durante essa demora, a luz do disco mostra uma atividade frenética, ou fica a maior parte do tempo apagada, como se o Windows esperasse por algo? Atividade frenética sugere que o disco não seja rápido o bastante ou esteja com defeito.

    2)Quanto tempo leva de (a) aparecer a imagem na tela até começar a exibir o logotipo do Windows (b) de "a" até aparecer a tela de login e (c) da tela de login até o Windows se aquietar no desktop? Demora em "a" nada tem a ver com o Windows, em "b" provavelmente drivers ou hardware e "c" são programas se comportando mal.

    Você pode

    1)Usar o msconfig para desabilitar seletivamente programas e serviços (oculte os serviços da Microsoft para não mexer neles).
    2)O Autoruns tem o mesmo objetivo do msconfig, mas mostra mais itens.
    3)Usar o menu F8 do boot do Windows para ativar o Log de inicialização e tentar determinar pela leitura dele onde está o delay (difícil).

    No passado, outro grande culpado por demoras excessivas no boot era o software das impressoras HP. Mas é preciso olhar também os malditos softwares de segurança bancária. Depois desta presepada eu não confio mais nem no software do Bradesco.

    • Jefferson - 6.465 Comentários

      Nota: se você me der acesso remoto à máquina eu posso ver se encontro algo.

    • Luciano - 464 Comentários

      O que já fiz hoje a tarde, desliguei TODOS discos e deixei somente o SSD. Ainda continua com problema, então não é nenhum disco morrendo.

      Pelo Hirens boot cd, passei o MHDD, nenhum enrosco no SSD. Todo setores lendo com menos de 1ms.

      No log de inicialização destaco os seguintes “problemas” que achei estranho:

      Did not load driver \SystemRoot\system32\DRIVERS\cdrom.sys
      Loaded driver \??\C:\Program Files (x86)\UltraISO\drivers\ISODrv64.sys
      Did not load driver \SystemRoot\System32\drivers\vga.sys
      Did not load driver \SystemRoot\System32\Drivers\NDProxy.SYS
      Did not load driver \SystemRoot\System32\Drivers\NDProxy.SYS
      Did not load driver \SystemRoot\System32\Drivers\NDProxy.SYS
      Did not load driver \SystemRoot\System32\Drivers\NDProxy.SYS
      Did not load driver \SystemRoot\SysWow64\Drivers\COMMSB96.SYS
      Did not load driver \SystemRoot\SysWow64\Drivers\COMMSBEP.SYS
      Did not load driver \SystemRoot\System32\DRIVERS\srv.sys

      No caso do ISODrv64.sys é o driver virtual do UltraISO, mas já o removi, sumiu dali e continua o problema, os demais arquivos estou pesquisando o que são e pra que servem.

      A demora é no ponto B e notadamente em C, a ponto de algumas coisas não mostrarem seu ícone na área de notificação, tipo não coloca o ícone de controle de volume. Fazer um logoff e login novamente, tudo aparece normalmente.

      Não acesso mais bancos no PC, uso somente o celular.

      Ah.. passei o Kasperskay rescue disk (atualizado) e fiz uma varredura atrás de qualquer coisa suspeita, tudo limpo.

      • Jefferson - 6.465 Comentários

        Você tem um antivirus instalado na máquina? Se tiver desinstale só para ver se algo muda.

        Já que você tem um problema na fase 3, assim que aparecer o desktop tente abrir o Gerenciador de Tarefas ou, melhor ainda, o Process Explorer. Isso ajuda a ver se a demora é porque a CPU está no limite e qual a aplicação culpada. Se o culpado for “Interrupts” o problema provavelmente é no hardware e seus drivers.

      • Jefferson - 6.465 Comentários

        Outra coisa que não custa nada checar é a temperatura do processador. O meu Core i5 de 2a Geração não passa de 50 graus em idle. Processadores mais modernos e melhor ventilação garantem 40 graus ou menos. 60 graus ou mais é certamente motivo de preocupação. Você pode usar o Realtemp para isso. Se está havendo thermal throttling, talvez por causa de um cooler mal assentado, você deveria notar o problema durante toda a operação e não apenas na inicialização mas, quem sabe? Checar a temperatura deve sempre fazer parte da rotina de manutenção.

        • Luciano - 464 Comentários

          Respondendo tudo aqui neste comentário.

          Não tenho antivírus instalado. Quando baixo algum arquivo executável, a primeira providência é enviar ao VirusTotal. Mas como falei, passei o Kasperskay rescue disk e não achou nada (atualizei a base de dados dele antes).

          Mas resolvi o problema aqui, usando algumas de suas dicas. O que fiz:

          Usando o Autoruns, encontrei algumas entradas estranhas na aba ImageHijacks, no caso procurei todos os arquivos que estavam apontados ali e nenhum existia, então limpei todas aquelas entradas.

          Na aba Everything, procurei os drivers cdrom.sys, vga.sys e srv.sys e desativei. Os COMMSB96.SYS e COMMSBEP.SYS os arquivos também não existiam (pelo que consultei era alguma coisa da Morotola que eu devo ter instalado, usei e desinstalei). Removi as entradas desses dois drivers também.

          Limpei algumas coisas desnecessárias em HKLM\SOFTWARE\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run que não devem ser inicializadas automaticamente.

          E o que realmente fez muita diferença, o serviço Superfetch estava desligado. Reativei ele pelo SERVICES.MSC e me certifiquei que as chaves de registro EnablePrefetcher e EnableSuperfetch estavam com valor 3.

          Feito isso reiniciei e deixei o Superfetch fazer a indexação e reinicie novamente. Resultado, ok! Boot a partir do POST do BIOS concluído até entrega do desktop com atividade zero no disco, em 28 segundos. :yahoo:

          • Matuto - 1 Comentário

            Particularmente eu não tenho paciência pra fazer todos esses processos. Eu já tenho 2 SSD’s somente para testes, daí num caso desse eu já restauraria uma imagem limpa do Windows 7 pra ver se o problema continua. Se continuar, é alguma coisa de hardware. Se o problema for resolvido, eu já passo orçamento pro cliente da nova instalação do sistema operacional e “se” precisa de backup ou não.

            Isso principalmente se o Windows do cliente não foi instalado por mim.

        • Luciano - 464 Comentários

          Ah! A temperatura do processador está em 36~38 graus em idle com algum uso (youtube por exemplo) chega a no maximo 40 graus.

          O processador é um Core I5-2400 de 2ª geração e está com 4GB de ram (em breve vou aumentar pra 8GB) e usando placa de video dedicada.

  • André Vargas - 1 Comentário

    Eu costumo rodar Autoruns (https://docs.microsoft.com/en-us/sysinternals/downloads/autoruns) para detectar todos os programas que inicializam com o Windows, e SSD-Z para ver os parâmetros do SSD, caso esteja morrendo.

  • Luciano - 464 Comentários

    Finalizando o conserto, fiz mais algumas coisas.

    Limpeza no registro.

    Limpeza nos arquivos temporários em C:\Users\XXXXX\AppData\Local\Temp e em C:\Windows\Temp

    Apaguei os arquivos pagefile.sys e hiberfil.sys e deixei o Widnows criar novos.

    Estranhamente dentro da lixeira (olhando pelo explorer) havia alguns arquivos velhos (da época do Windows XP) que não eram exibidos pelo ícone lixeira do desktop. Limpei esses arquivos manualmente.

    Tempo de carga do Windows 7 64bits a partir da splashscreen até o desktop pronto e parar a atividade no disco, 21 segundos! B)

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