Com dar ao Windows 10 e Windows 8.1 o “menu F8”, para entrar no Modo de Segurança

Entre outras coisas.

Essa é uma informação velha que eu tenho há muito tempo mas nunca tive tempo ou saco para escrever sobre isso. A maioria de vocês já deve saber mas vou publicar assim mesmo porque “vai que…”.

Um dos maiores empecilhos para a manutenção de máquinas com versão do Windows da 8 em diante é a dificuldade imensa para entrar no menu de inicialização que no Windows XP e Windows 7 você acessaria teclando F8 no final do POST. Esse menu entre outras opções úteis te dá a oportunidade de entrar no Modo de Segurança e desabilitar o reinício automático para ver o que danado diz a mensagem do BSOD. Do Windows 8.1 em diante você só tem a oportunidade de acessar isso lá no final daquele modo do Windows de recuperação em que ele entra automaticamente depois de tentar dar boot três vezes sem sucesso. O problema é que além de ter que esperar por isso ser extremamente demorado, em muitos casos o Windows não percebe que houve problema algum e nunca entra nesse modo. Um “atalho” para forçar isso é sempre apertar o botão de reset um pouco depois de ver o logotipo do Windows até que o SO “aceite” que há algo errado e entre nesse modo.

Mas existe um jeito bem melhor.

Basta dar o seguinte comando em um prompt de Administrador:

bcdedit /set {bootmgr} displaybootmenu yes

Você pode fazer isso com o Windows funcionando, preventivamente, ou em um prompt do modo de recuperação quando se deparar com um problema. Após dar esse comando, toda vez que o Windows iniciar irá exibir a tela do gerenciador de boot com opções. Normalmente o computador vai fica parado nessa tela esperando uma decisão sua mas você pode rodar o msconfig e definir um tempo para iniciar automaticamente. Eu defino 5s porque existem monitores que demoram tanto a dar imagem ao mudar de modo de vídeo que se você der um tempo menor pode nem ver a tela antes de iniciar o Windows automaticamente.

Eu ainda não sei se isso afeta a hibernação de drivers do Windows (se deixa o boot mais lento). Até onde eu tenha notado, não.

Para desativar basta dar o seguinte comando:

bcdedit /set {bootmgr} displaybootmenu no

 

 

1 comentário
  • Jefferson - 6.231 Comentários

    Eu fui verificar se esse comando afeta o tempo de boot em uma máquina da bancada e a conclusão foi que não afeta, porque o menu só é exibido se o windows for reiniciado e não desligado. Ou seja: somente em situações onde os drivers já não estão mesmo em hibernação.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »