Teste do adaptador para fonte ATX modelo HU-M28

Em teoria não há muito o que possa ser dito sobre um adaptador desses, mas ainda assim os projetistas acabam deixando algo a desejar que merece uma menção.

Prós

  • Os conectores parafusáveis são razoáveis. Consegui fixar condutores de 1,5mm2 sem qualquer problema aparente. E se eu precisar de algo de bitola maior sempre posso soldar por baixo;
  • Tem uma conveniente chave liga-desliga e LED (ligado em 12V);
  • É compacto;
  • Os dois conectores USB são convenientes;
  • Apesar de não vir numa caixa isolante, pelo menos tem uma furação para você adaptar a sua.

Mas o que deveria ser um dos pontos altos do adaptador acaba sendo um ponto fraco: os fusíveis. Em teoria eles nem são necessários porque fontes ATX tem uma robusta proteção contra curto-circuitos. Se você é técnico de hardware já deve ter cansado de ver placas-mãe com a alimentação do processador em curto e o único efeito visível na fonte ser esta desligar automaticamente uma fração de segundo após ligar.

Isso torna os fusíveis desnecessários mas não custa nada uma proteção extra não é?

Não nesse caso.

O problema é que as tensões envolvidas são baixas e as correntes elevadas. Qualquer mau contato gera uma queda de tensão que além de criar um ponto de calor e desperdiçar energia afeta o funcionamento do que você está tentando alimentar. Isso já é um problema em 12V, mas em 5V é praticamente intolerável. Nos meus primeiros testes uma mera corrente de 2.5A em 5V já estava criando uma queda de tensão de mais de 0.2V no adaptador. Identifiquei que era no suporte de fusível, reapertei e a queda desapareceu, mas ao elevar a corrente para 5A a queda voltou. O fusível estava ficando bem quente. Para resolver eu fui obrigado a remover o fusível (que já era de apenas 5A) e soldar um fio bem fino entre os contatos. Isso me permitiu chegar a 6.3A, o limite do meu experimento, com queda zero no conector do fusível.

Nesse  ponto é bom lembrar que fontes ATX vagabundas tem suas próprias limitações. A fonte dos meus testes tem um limite nominal de 12A em 5V, mas os fios são tão finos que com apenas 50% disso, 6.3A, você já pode sentir que eles estão esquentando (se esquenta, há queda) e a tensão no conector ATX antes do fusível já cai para 4.7V. Quando somava com a queda no mau contato no fusível a tensão na saída do adaptador nunca era maior que 4.5V. Aí você soma com outras quedas de tensão no que você está alimentando (no meu caso, uma fita de LED WS2812B de 5V com 5M) e havia situações onde a tensão que chegava na fita já tinha caído para apenas 3.8V.

Também é bom ter em mente que ao usar uma fonte ATX você usualmente precisa ter uma carga em 5V mesmo que só vá usar outras tensões.

Mas o produto é interessante se você encontrar por um preço bom.

 

5 comentários
  • Ricardo Menzer - 143 Comentários

    Pela foto parece que o conector de 20/24 pinos não usa todas as conexões disponíveis.
    Se for o caso, então também tem o problema de a corrente que era pra ser dividida em várias vias (fios) estar passando por apenas um (ou alguns). Ao meu ver, esse é outro contra do produto.

    • Jefferson - 6.549 Comentários

      Caramba! Obrigado pelo heads up!

      Por uma bizarra coincidência eu só conferi os condutores de +12V, que são os únicos na quantidade correta!

      O problema mais grave está na linha de 0V. Uma fonte ATX tem oito condutores e eles só colocaram dois contatos!

      Se você for usar apenas para 12V está mais ou menos OK, mas qualquer outra combinação e o adaptador nunca vai permitir você usar a capacidade máxima da fonte.

    • Jefferson - 6.549 Comentários

      Agora vou ter que ver se consigo extrair os contatos do conector ATX de uma placa-mãe velha para fazer o transplante e repetir meus ensaios. A fita de LED que tenho aqui consome teoricamente 18A mas a fonte topou em 6.3A. Eu concluí que por ser vagabunda. Mas como você me fez perceber que o adaptador apenas me permite usar dois dos cinco condutores de +5V, há uma grande chance de que eu possa extrair mais corrente dessa fonte.

  • Luciano - 482 Comentários

    Cuidado! Fontes de PC já tem um tempo e você já percebeu isso, a maior corrente está no 12V, então a fonte faz a referencia da tensão por este ramo. Nesse caso se ignorar os 12V e carregar apenas o 5V, a fonte pode desarmar!

    Nas fontes ATX antigas (da época dos K6) a corrente maior estava realmente no 5V e a fonte fazia a referencia de tensão por esse ramo.

    Sendo um pouco mais detalhista, todas tensões (3,3V 5V 12V) saem todas do mesmo transformador, a exceção é o +5VSB que usa uma pequena fonte a parte. Como as 3 tensões principais saem do mesmo transformador, em geral a referencia é feita por apenas uma das tensões, em geral a de maior corrente. Pode alguma fonte melhor fazer uma referencia cruzada entre as 3, mas em qualquer abordagem acontece o seguinte.

    Imagine que você carrega o de 5V com alta corrente, quedas de tensão interna na fonte acontecem, e a fonte se compensa pra corrigir a tensão pra próximo de 5V, mas com isso as outras duas tensões também sobe, e essa subida pode se tal que atinja o limitador de sobre tensão da fonte, causando o desarme.

    • Jefferson - 6.549 Comentários

      Cuidado! Fontes de PC já tem um tempo e você já percebeu isso, a maior corrente está no 12V, então a fonte faz a referencia da tensão por este ramo. Nesse caso se ignorar os 12V e carregar apenas o 5V, a fonte pode desarmar!

      Cara, eu não sabia que a referência tinha mudado.

      Você me deu um alívio agora. Eu achei que tinha matado uma fonte EVGA 450BT (R$250) porque no mesmo teste em que uma fonte vagabunda C3Tech (R$60) forneceu 6.3A a EVGA “morreu” instantaneamente. Eu achei que tinha queimado a fonte porque desliguei e liguei de novo mas não voltou.

      Baseado na sua informação testei a fonte de novo e ela está OK. Foi só a segurança que demorou a rearmar. :yahoo:

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »