Aparentemente a Google esqueceu de atualizar um certificado.
Não resetem seus aparelhos tentando consertar. Isso só vai complicar a solução, quando a Google arrumar uma.
Um aviso: isso está fadado a acontecer com muitos, se não todos, os aparelhos “conectados” (tudo que usa a maldita “nuvem”, pelo menos). Se o fabricante ainda estiver disposto a consertar, menos mal. Mas não conte com isso.
Parece que vão corrigir: https://tecnoblog.net/noticias/solucao-para-chromecast-pode-levar-ate-uma-semana-mostra-tese-na-web/
Eletrônicos que compramos atualmente na verdade estamos é alugando, o dia que o fabricante resolver que venceu o prazo matam tudo remotamente e pronto.
A matéria do Tecnoblog especula sobre as soluções, mas as duas propostas (em “Quais as possíveis soluções?”) são ruins:
– Forçar os clientes a confiar no certificado intermediário vencido: isso não é muito bom do ponto de vista de segurança, mas tolerável porque vc está “pinando” um único certificado. Mas é ruim, certificados expiram por um bom motivo
– Alterar o código dos clientes para ignorar a data de expiração do certificado específico: na prática é praticamente a mesma coisa que a solução anterior, com os mesmos problemas.
O que esquecem de comentar é que para qualquer uma dessas opções funcionarem é preciso que TODOS os clientes que fazem casting para um Chromecast sejam alterados da mesma forma. Isso quer dizer não só o Google Home, mas o Chrome (mobile e desktop), Netflix, Prime, Plex, VLC, etc… Imprático.
O que a Google precisa fazer (e provavelmente vai fazer) é preparar uma atualização de firmware com uma nova cadeia de certificado para o device, tornando o TLS do Chromecast confiável novamente. Isso naturalmente deve levar um tempo para desenvolver e testar, especialmente porque o Chromecast oficialmente é um produto abandonado, então não deve ter mais um time de desenvolvimento ativo. Mas isso deve funcionar porque os devices continuam ativos na rede normalmente, desde que não tenha sido feito um factory reset neles, então em tese eles podem “pingar” o servidor e baixar um novo firmware (essas atualizações costumam ser automáticas). Em último caso, o firmware pode ser atualizado via Google Home, depois desse ser atualizado para ignorar temporariamente o certificado expirado.
Um complicador: nesses casos de problema de conexão a primeira instrução de troubleshooting é justamente o factory reset. Quem executou esse procedimento agora tem um device sem informação de WiFi, esperando ser encontrado pelo Google Home para completar a configuração e “entrar” na rede. Só que o Google Home não vai encontrar o device por causa do certificado expirado(*), então para esses casos antes do update de firmware vai ser preciso uma versão do Google Home que termine a configuração de um device com o certificado expirado.
(*) tem um hack que pode ser feito para terminar a configuração em caso de factory reset: voltar a data do celular para antes de 9/Mar, assim o certificado ainda vai ser considerado como válido e o Google Home vai permitir terminar a configuração do dispositivo. Casting ainda não vai funcionar, mas pelo menos o device está de volta na rede, pronto (em tese) para o novo firmware.
Quem mancada do Google!
Cara.
Mais um item da série: “Compramos mas não somos dono”.
Consoles de Jogos ‘online’ correm o mesmo risco.
Estou voltando a consumir mídia física
Tenho um Chromecast áudio. Excelente dispositivo para transmissão de áudio com menores perdas. Melhor que bluetooth. Deve ter parado também. Vou testar.
Tenho 4 Chromecast Audio ao todo, espalhados em receiver, mini-system, etc. Poder mandar audio para cada um deles independentemente, ou para todos (via agrupamento) é muito legal. E não só streams como Spotify, tb uso com media local (MP3) via um Plex Server. Adoro o Chromecast Audio, vou ficar muito triste o dia que virar peso para papel
Nesse momento eles tb não estão funcionando: o Google Home não acha, e não é possível mandar um stream para eles. Porém estão na rede e respondem ao ping se você souber o IP, então é aguardar o fix para ver no que vai dar.
O fix vai ser mesmo a troca do certificado (ainda bem!) e deve ser distribuído gradualmente em breve. Aqui ainda não atualizaram.
Como o dispositivo precisa estar conectado
a rede para receber o update, quem fez o factory reset precisa reconectar ele. Mas isso é fácil, só configurar a data do celular para 8/mar antes de adicionar o Chromecast no aplicativo Google Home. Depois que o Chromecast terminar de configurar pode voltar o celular para data automática e deixar o Chromecast ligado
a energia para receber a atualizaçãohttps://www.theregister.com/AMP/2025/03/13/chromecast_gen_2_outage_continues/