Ruminações diversas – julho 2021

1)Se o whatsapp para Windows tem uma opção para cadastrar novos números não faz questão de deixar isso claro, porque nunca vi. E eu acho um saco ter que cadastrar um número antes no celular para poder começar a conversa no PC. Mas recentemente eu descobri (dâaaaaa…) que posso colocar um bookmark para https://api.whatsapp.com/send?phone=55811111-1111 no Chome, clicar nele e editar com o número que eu quero começar uma conversa no whatsapp para Windows. O Chrome manda uma mensagem para o Whataspp, que inicia um chat com o número. Por que eu não posso simplesmente colar o número no Whatsapp é um mistério para mim.

2)Se um dia você for vender seu carro é bom ter em mente que muitas (todas?) seguradoras não cobrem furto mediante fraude, o que faz bastante sentido. Você não pode simplesmente entregar a chave a qualquer estranho só porque “está no seguro”.

3)Se você prefere não atualizar o Windows à toa e não ficou sabendo ainda do PrintNightmare é melhor procurar se informar e aplicar o patch o quanto antes, porque é tão grave que saiu patch até para o Windows 7. Eu já adicionei ao “kit de patches” que sempre aplico logo após instalar o Windows.

9 comentários
  • Wagner de Castro - 14 Comentários

    Não que faça muita diferença, mas essa url pode ser encurtada para https://wa.me/5511999999999

  • Snow_man - 310 Comentários

    Só fico sabendo de novidades aqui.
    Jefferson, ainda instalo win7. Tem como compartilhar esse “kit de patches” ?

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      São apenas três. Os poucos que conheço que são “catastróficos”. PrintNightmare, Eternalblue (MS17-010) e Bad Tunnel. E meu kit é só para Windows 8.1 e 2012.

      Note que podem existir mais vulnerabilidades extremamente perigosas que essas três. Eu não sou 100% atualizado sobre novidades nessa área. E que vulnerabilidades que eu não considero perigosas podem ser para outras pessoas.

  • Luciano - 493 Comentários

    Uma pergunta a principo boba, se eu instalar um windows 7 do zero, novo, atualizar tudo de cara antes de instalar qualquer coisa nele, esses patchs mais catastróficos já vem no pacote?

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    atualizar tudo de cara

    Como? Pelo Windows Update? Esses patches mais importantes deveriam ser aplicados antes de conectar a qualquer rede.

    esses patchs mais catastróficos já vem no pacote

    Supondo que você esteja falando do Windows Update, em teoria a MS deveria priorizar os patches de severidade mais alta. Esses patches estão na categoria “críticos” mas mesmo dentro dessa categoria essas vulnerabilidades tem uma severidade mais alta. Quero crer que a MS baixe e aplique esses no primeiro contato com a internet, para depois se ocupar com baixar e aplicar os de menor severidade, mas eu não posso apostar nisso. Por isso eu aplico manualmente meu kit antes mesmo de plugar o cabo de rede.

    Quanto ao Windows 7, se você quiser dar prioridade à segurança sobre a agilidade/footprint, o melhor é instalar o SP1 (se sua mídia já não tiver), depois o Convenience Update Rollup (chamado popularmente de “Windows 7 SP2”) e depois os patches restantes.

  • Marcel - 71 Comentários

    Quanto ao WhatsApp, eu gosto da facilidade de ter o App no windows, mas não é a melhor forma de rodá-lo.
    Primeiro porque quando você precisa fazer uma pesquisa de imagem que alguém te manda, no Chrome basta clicar com o botão direito, coisa que no app não faz. Segundo, que ao abrir um arquivo PDF, por exemplo, ele já baixa nos downloads e abre em outra janela, no app não. Terceiro e mais importante: não dá para habilitar extensões.
    Quanto às extensões, tem a WA Web Plus, com algumas funções pagas, mas que eu não uso. Já as gratuitas são fantásticas…
    https://chrome.google.com/webstore/detail/wa-web-plus-for-whatsapp/ekcgkejcjdcmonfpmnljobemcbpnkamh?hl=pt-BR

    Entre elas o botão de + para entrar em contato com número que não está na agenda, lista de contatos por ordem dos que não estão respondidos primeiro, e o melhor na minha opinião, a leitura (e oitiva inclusive) de mensagens e áudio sem marcar como lida (modo privado). Além das opções de privacidade para quem trabalha com um monte de gente na sala, como borrar mensagens, fotos, contatos, etc…

    • Jefferson - 6.606 Comentários

      Caramba… e eu aqui achando que o app era mesmo o melhor jeito de usar o whatsapp no Windows! O_o

      Obrigado pelas dicas! Vou começar a experimentar o whatsapp numa aba no chrome!

  • Jefferson - 6.606 Comentários

    Existe um outro patch para vulnerabilidade que considero “catastrófica” do qual havia esquecido completamente, o MS12-027, que afeta entre outras coisas todas as versões do Office até o 2010 SP1.

    A vulnerabilidade permite execução remota de código pela simples abertura de um documento. Você recebeu um arquivo .doc em anexo e pensa: “ahhh.. é inofensivo. vamos ver do que se trata…” e acaba ferrado.

    Eu não consigo encontrar um patch para a vulnerabilidade nos meus arquivos e nem no site da MS. Aparentemente você é obrigado a baixar todas as atualizações do Office. Segundo este artigo essa vulnerabilidade ainda está sendo ativamente explorada.

    Mas uma maneira de verificar se você está vulnerável é olhar a data do arquivo mscomctl.ocx no seu sistema. Se for 2012 ou posterior você está seguro.

    Tenha em mente que um arquivo .ocx é um tipo especial de biblioteca .dll e as regras de execução são as mesmas. Ele não precisa estar dentro do diretório Windows para ser executado.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">

  

  

  

:) :( ;) O_o B) :lol: :huh: :S :D :-P 8-O :yahoo: :rtfm: :dashhead1: :clapping: more »