Em um post de ontem em seu blog um dos desenvolvedores da Mozilla confessa que tem 1691 abas no navegador (HA! Amador!) e explica como mudanças feitas no Firefox já disponíveis na versão 55 beta reduziram dramaticamente o “peso” dessas abas. O tempo para abrir a sessão cai para 15 segundos com um consumo de RAM de apenas 500MB.


O dia 8 de agosto, quando a versão 55 deixa de ser beta, já está na minha agenda. Se o desenvolvedor do Palemoon não incorporar essas melhorias é bem possível que eu volte a usar o Firefox!
Decidi testar a versão beta mesmo. Vejam só o que descobri:
Configuração base
Windows 8.1 x64
12GB de RAM
Core I3
Firefox 55 beta + Session Manager + All tabs Helper
Monitoramento de conexões com o URL Snooper
Usando uma conexão de 800kbps (yep! Telemar!)
Ao tentar carregar uma sessão de 2668 abas o Firefox se perde antes de abrir as primeiras abas. Fica tudo em branco. ATH também mostra todas as abas em branco. O problema se repete todas as vezes que fecho o Firefox, reabro e tento carregar a sessão.
Alternando para uma conexão de 4Mbps
A mesma sessão de 2668 abas carrega em 45 segundos, depois de disparar cerca de 1600 conexões e com um consumo de 630MB com o Gmail, Google Agenda e Google Keep carregados. Problema: quase 300 abas são perdidas, aparentemente todas no final. Ao salvar a sessão apenas 2374 abas são salvas
Voltando para a conexão de 800kps
A sessão de 2374 abas consegue ser aberta normalmente e ao salvar o mesmo número de abas é registrado.
Conclusão até agora: Em algum ponto entre 2374 e 2668 abas o FF 55 esbarra em algum bug. Vou editar minha sessão de 2668 abas no Palemoon 26.5 (sim, ele carrega e salva essa sessão normalmente na conexão de 800kbps) colocando uma parte das abas em outra janela para ver o que acontece.
Para efeito de comparação, Chrome 41 com apenas 91 abas abertas, na conexão de 4Mbps:
Em um minuto tinha aberto cerca de 4000 conexões e em dois minutos finalmente se aquietou depois de ter aberto 7700 conexões. Consumo de RAM: entre 2.3 e 2.9GB
Eu ainda continuo após todos estes anos
me perguntando qualé a vantagem de trocentas abas abertas a deixar os endereços salvos em uma pasta temporária no bookmarks… Eu quando fico com mais de 20 abertas aqui já começo ver as que estão abertas e desnecessárias, confiro se estão na pasta temporária do bookmarks, e fecho. 
A última vez que expliquei isso foi nos comentários deste post
Eu já tinha lido antes de comentar.
Mas como disse, ainda tento entender a vantagem
Se com uma simples pasta temporária as vezes eu faço uma faxina por achar que tem muita tralha parada, a cabecinha aqui dá nó com essa quantidade obscena de abas abertas. 
Isso me lembra a eterna discussão entre adeptos da mesa “arrumada” e os da mesa “bagunçada”. Um simplesmente não consegue entender como o outro consegue ser produtivo daquele jeito.
O problema era justamente na aba 2375. Apesar do endereço ser salvo e carregado sem qualquer problema no Palemoon 26.5 com Session Manager 0.8.1.7, o Firefox 55 com Session Manager 0.8.1.13 não consegue carregar nada depois dessa aba. Eu tentei usar outra versão do Session Manager mas o Firefox só aceita extensões assinadas e a 0.8.1.13, baixada do site de addons, é a única disponível.
Após eliminar a aba 2375 no Palemoon e salvar a sessão com 2667 abas, esta abriu sem problemas e rapidamente no Firefox 55 tanto na conexão de 800kbps quanto na de 4Mbps.
Já removi um dos módulos de memória RAM da máquina, caindo de 12GB para 8GB. Eu só estava usando 12GB por causa do consumo abusivo de RAM dos navegadores e só não baixo para 4GB para ver como fica porque de vez em quando eu quero abrir uma máquina virtual .
Por hora eu já abandonei o Palemoon e o Chrome. O Firefox 55 suporta todos os complementos de que preciso:
Session Manager
All Tabs Helper
Tab Control
Internotes
Pushbullet
Corretor ortográfico pré-reforma
Eita: 12 GB de RAM? Estou pensando em trocar meu PC e estou calculando um I5 de 8 GB (DDR4) como mais que suficiente para o W10 64 bits… estarei calculando errado?
Depende.
Parafraseando aquela célebre frase incorretamente atribuída a Bill Gates: “4GB são suficientes para todo mundo”
4GB de RAM e um SO de 32bits ainda são suficientes para a maioria esmagadora dos usuários.
8GB de RAM somente em usos profissionais específicos.
Mais que 8GB realmente são casos isolados.
Eu não me atrevo a dizer que conheço todas as situações, mas a minha experiência é essa. Eu atendo um monte de usuários que usam apenas 2GB de RAM, mesmo com Windows 8.1 de 64bits e o Windows é perfeitamente usável, embora em alguns casos não seja “rápido”. Eu tenho 15 caixas de supermercado rodando nessa situação e não vejo como colocar 4GB melhoraria alguma coisa de forma significativa.
Eu estava usando 12GB apenas porque os navegadores (Firefox, Chrome, Palemoon) rotineiramente chegavam perto de consumir 4GB de RAM. E como eu faço um uso do computador que surpreende a maioria das pessoas eu fui gradualmente obrigado a colocar mais RAM para acomodar as outras tarefas.
O que me faria precisar de muita RAM? Rodar várias máquinas virtuais ao mesmo tempo rotineiramente.
Acabei de ler uma notícia sobre o novo Firefox 64bits, já deu uma olhada?
Mude para o Firefox de 64 bits e tenha até 39% menos travamentos
https://tecnoblog.net/221214/firefox-64-bits-trava-menos-mais-ram/
Será que ajuda?
Você está vivo!
Você tem mais uns 220 comentários órfãos no Buzz. Posso acrescentar seu atual email a eles?
O uso de RAM do Firefox 55 parece sair do controle apenas quando visito sites de videos como o Youtube e Xvideos. Em uso normal o FF passa o dia inteiro consumindo por volta de 1.5GB de RAM mas toda vez que ele começa a se comportar mal, dando umas travadas, eu estou vendo vídeos (eu abro vários de uma vez em abas) e o consumo de RAM passou dos 2GB.